sábado, 17 de outubro de 2009

Horário de verão 2009/2010

O horário de verão começará a zero hora deste domingo, quando os relógios devem ser adiantados em uma hora. O horário de verão vale para as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul, e só terminará em 20 de fevereiro de 2010. O objetivo da iniciativa é economizar energia elétrica, embora essa economia seja irrisória em detrimento da violência que recrudesce na periferia com as pessoas tendo que ir para o trabalho ou a escola no escuro.

Por se adiantar o horário em uma hora, a luz solar, que, no verão, no Hemisfério Sul, entra pela noite, é aproveitada até mais tarde. Assim, a necessidade de abastecimento de energia elétrica por volta das 18 horas diminui. Dessa forma, o pico de energia fica menos intenso, deixando o sistema de distribuição elétrica menos sobrecarregado nesse horário.

O professor do Departamento de Geografia da Universidade de Brasília (UnB), Juan José Verdesio, explica que as regiões mais ao sul da Linha do Equador, por causa da posição em relação ao sol, sofrem variações bruscas de luz solar durante o dia. “Então, quando se adianta uma hora nessas regiões, dá para aproveitar muito a luz natural”, explica Verdesio.

Já no Nordeste e no Norte do país, a situação é diferente. Por estar perto da Linha do Equador, a quantidade de luz solar não se altera muito no final da tarde. Assim, o consumo de energia elétrica não é tão intenso nos horários de pico. “Não compensa adotar o horário de verão nessas localidades”, conclui o professor. Ele explicou que a iniciativa é adotada nessa época do ano porque no verão os dias são mais longos.



Fonte: Tribuna do Brasil

Nenhum comentário: