sábado, 24 de outubro de 2009

Copa Petrobrás de Handebol

Num clima de otimismo e com a confiança em alta, o time masculino de handebol do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 13 de Ceilândia, formado por meninos entre 12 e 14 anos, embarca quarta-feira para Primavera do Leste, no interior de Mato Grosso. Lá, entre 29 de outubro e 2 de novembro, a equipe disputa a fase regional da Copa Petrobras, organizada pela Confederação Brasileira de Handebol (CBHB). A competição reunirá sete adversários do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Tocantins. O DF estará representado por dois times. Além do CEF 13 de Ceilândia, a equipe do Marista também tentará brilhar.

Os meninos de Ceilândia conseguiram a vaga no começo de outubro, quando disputaram e venceram a fase estadual, que contou com oito equipes masculinas e nove femininas. O time feminino do CEF 13 ficou com o terceiro lugar e não se classificou para a próxima fase. “Apesar de ter sido a única escola pública do DF a participar das eliminatórias, hoje não tem nenhum outro time do nível deles aqui”, elogiou o treinador Valdeci Morais Santos.

Segundo o armador Anderson Silva, a final, disputada com a equipe do colégio Marista, foi fácil. “Pegamos alguns jogos difíceis. Mas, no último, ganhamos com cinco gols de vantagem”, detalhou o estudante da 7ª série.

Em Mato Grosso, contudo, a parada promete ser bem mais acirrada, já que apenas as equipes campeãs e vice-campeãs de cada estado estarão competindo. “Conheço alguns atletas que vão jogar com a gente. Conversamos pelo Orkut e MSN. Tem gente que fica tentando colocar medo dizendo que tem um time mais experiente, mas isso só faz com que a gente fique com mais coragem. Estamos confiantes. Muito confiantes”, ressaltou Marcelo Henrique Silva dos Santos, de 14 anos. O primeiro desafio do CEF 13 será na quinta-feira, contra o Vinícius de Moraes, de Tocantins.

Para passar por mais essa etapa e garantir vaga nas finais, que ocorrerão em Brasília, em novembro, os atletas da Ceilândia precisam ser novamente campeões ou, no mínimo, vice. Isso porque, das cinco regionais que acontecem em todo o país (Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste) apenas dez equipes (duas de cada região) se classificam para a decisão nacional.

“Se jogarmos bem e mostrarmos o bom desempenho que temos nos treinos, temos condições de ficar em primeiro. Vamos precisar de muita raça, força e disposição para conseguirmos o primeiro lugar na regional”, avaliou Anderson Silva. “Vamos jogar forte. Queremos ser campeões nacionais e dar esta alegria para o técnico”, emendeu Marcelo Henrique.




A equipe do CEF 13 de Ceilândia nasceu a partir de um projeto social desenvolvido naquela cidade pelo professor Valdeci Morais Santos. Desde 1999, ele trabalha com meninos e meninas até 18 anos e tentar formar atletas de handebol. Os treinos acontecem às segundas, quartas e sextas, em uma quadra comunitária na QNP 14,
de Ceilândia.



Copa Petrobras Handebol

Data: de 29 de outubro a 2 de novembro
Local: Primavera do Leste (MT)

Chave A
» C.E. Vinícius de Moraes (MT)
» Marista/Palmas (TO)
» Marista/Brasília (DF)
» C.E. Ruy Barbosa (GO)

Chave B
» CEF 13 de Ceilândia (DF)
» C.E. Ary Ribeiro Valadão Filho (GO)
» Colégio CAD (MT)
» E.M. Vinícius de Moraes (TO)


O time do CEF 13 de Ceilândia

» Goleiros: Andryw, Gabriel e Vitor Hugo Azevedo
» Armadores: Chrystopher, Anderson, Marcelo e Vitor Hugo Lima
» Pivôs: Júlio e Lucas
» Pontas: Luan, Cleiton e Vitinho



Fonte: Correio Braziliense de 23/10/09

Nenhum comentário: