quarta-feira, 26 de maio de 2010

Vai começar as Olimpíadas da Cidade 2010

Tudo pronto para o início das Olimpíadas da Cidade. Depois de bater o recorde de inscrições de todas as edições — neste ano 5.000 atletas amadores e profissionais participarão da competição — foram sorteadas ontem, na Tribuna de Honra do Ginásio Nilson Nelson, as chaves masculina e feminina de basquete, futsal e vôlei. Os organizadores do evento também explicaram as regras de cada categoria.

Para a 4ª edição do evento, os três primeiros colocados de cada modalidade no ano passado foram considerados cabeças de chave. Segundo Francisco Xavier, diretor técnico das Olimpíadas da Cidade, essa é uma maneira de valorizar os resultados conquistados por essas equipes. “Isso torna a competição mais justa para quem se organizou e jogou bem. Evitamos, também, que os primeiros colocados do ano passado se encontrem prematuramente”, afirma. As equipes se enfrentam em sistema de eliminatórias simples, ou seja, quem perder está fora.

Para o armador do time de basquete de Ceilândia que estava acompanhando o sorteio das chaves, Juliano Kléber da Silva, o mata-mata exige atenção redobrada em cada jogo. “No ano passado, perdemos logo no primeiro confronto para o time de Brazlândia e saímos da competição. Para este ano, ainda não sei o que esperar, tem muitos atletas novos que não conhecemos e que pode nos surpreender”, comenta.

Os jogos começam no sábado (29) em dois locais: as equipes de futsal se enfrentarão no Ginásio do Cruzeiro e os times de vôlei jogam no Ginásio de Esportes do Núcleo Bandeirantes. O horário do início é o mesmo: às 9h. Já os primeiros confrontos de basquete estão marcados só para quinta (dia3). Na semana que vem, quarta-feira (dia 2), serão sorteados os encontros das modalidades individuais — atletismo, natação, judô — e da categoria adaptada.




Para Francisco Xavier, a participação expressiva dos atletas da cidade reflete a consolidação da competição como um evento importante do DF. “Como já estamos no quarto ano, as Olimpíadas da Cidade já ganharam fama. A tendência é que a cada ano tenhamos mais atletas competindo”, espera.

“Acho que a certeza de que seremos sede de uma olimpíadas em 2016 faz com que atletas amadores e profissionais sintam-se mais estimulados a praticar esportes. Grandes talentos podem nascer de competições como essa que organizamos”, comenta Arthur Fish, superintendente de Assuntos Promocionais do Correio.



Locais dos jogos
Centro Interescolar de Educação Física (CIEF), Conjunto Aquático Cláudio Coutinho (DEFER), Ginásio da Candangolândia, Ginásio de Esportes do Núcleo Bandeirante, Ginásio do Cruzeiro e Ginásio do Cave (Guará)



Modalidades

» Vôlei*
» Basquete*
» Basquete em cadeira de rodas*
» Futsal*
» Atletismo* (100m, 800m, 5000m, revezamento 4x400, salto em
distância e arremesso de peso)
» Natação* (50m livre, 50 costas,
50 peito, 50 borboleta e
revezamento 4x50)
» Judô* (pluma, pena, superligeiro, ligeiro, meio leve, leve,
meio médio, médio, meio pesado
e peso pesado)




Programe-se:

» 28/5
cerimônia de abertura no Ginásio do Cruzeiro

*Programação sujeita a alterações



Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário: