domingo, 30 de maio de 2010

Casa Brasil

Casa Brasil é um projeto do governo federal que envolve os ministérios de Ciência e Tecnologia (MCT); Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG); Educação (MEC); e Cultura (MINC). A unidade inaugurada no núcleo da UnB em Ceilândia é a terceira do Distrito Federal (num total de quatro) e a 46ª do país. A parceria com instituições públicas – como é o caso da UnB – e do terceiro setor é fundamental para a continuidade do projeto. Este projeto foi criado para reduzir a desigualdade social em regiões de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O programa leva a esses locais um espaço de formação e capacitação em tecnologia aliada à cultura, à arte, ao entretenimento e à participação popular.


Além de computadores e conectividade, a iniciativa permite que a comunidade transforme a Casa em espelho da cultura local. As atividades são dirigidas às seguintes linhas de ação: comunicação comunitária, governo eletrônico, educação ambiental, economia solidária, software livre, cultura local, direitos humanos, conhecimento livre, alfabetização e leitura.





Apesar de atrair a população, primeiramente, pelo uso gratuito de internet, o projeto tem alcance maior. As ações estendem-se à promoção do conhecimento e da cultura em relação aos cursos oferecidos e à forma de gestão do projeto, que é aberto a propostas da comunidade e dirigido por Conselho Comunitário.


No Núcleo de Extensão da UnB em Ceilândia foram instalados 18 computadores, equipamento de rádio e multimídia, conforme os seis módulos base da Casa Brasil. As ações são coordenadas por 12 bolsistas da UnB e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que também orientam a população nas atividades.



Local: CNN 01, bloco "E", 2º piso - Ceilândia Centro (ao lado do Supermercado Tatico)


Fonte: blog Aprender Vivendo

Nenhum comentário: