sábado, 15 de maio de 2010

SIA 50 anos

Nascido durante a construção de Brasília para armazenar máquinas e material utilizado na obra, o Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) completa 50 anos em julho consolidado como uma das áreas economicamente mais importantes da capital. O bairro, inicialmente subordinado ao Guará e que em 2005 tornou-se região administrativa independente, abriga 5 mil empresas que oferecem cerca de 80 mil empregos diretos. Por lá circulam, diariamente, cerca de 150 mil pessoas.O setor é ainda responsável por aproximadamente 56% da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS) do Distrito Federal.

Mesmo que os números impressionem, o SIA não esgotou sua capacidade de expansão e crescerá mais nos próximos anos. O Trecho 17, que teve a criação autorizada em 2007 sob a forma de polo do Programa de Apoio ao Empreendimento Produtivo do DF (Pró-DF), tem empresas de portas abertas e em construção. Deve ter 80% de sua área ocupada até 2012 e criar 10 mil empregos quando funcionar com capacidade plena, segundo estimativa da Administração Regional. A nova quadra tem 200 lotes. Atualmente, há 40 alvarás concedidos para construção de novos empreendimentos neles, e sete empresas em operação.

O adensamento e a criação de espaços de ocupação no Setor de Transportes Rodoviários e Cargas (STRC), área sob a administração do SIA que ainda tem lotes vagos, é outro projeto de expansão para a região, e pode alçar o setor a um crescimento maior. O STRC, que comporta aproximadamente 100 garagens e galpões de transportadoras, tem espaço físico para ganhar pelo menos mais 100 empresas. A questão é uma reivindicação antiga do empresariado do DF, e ainda em estudo pelo governo local. Para que as terras disponíveis possam ser ocupadas, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Seduma) precisa criar os lotes.



Para ler na íntegra, visite o site da fonte.


Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário: