quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Programa Capital Digital

Durante reunião na última quarta-feira (23/02), o governador Agnelo Queiroz discutiu com o Ministro das Comunicações Paulo Bernardo o projeto pioneiro de implantação da banda larga em todo o Distrito Federal, como facilitador da inclusão digital.

A previsão é que o projeto se torne realidade em dois anos, fortalecendo a estrutura disponível para a Copa do Mundo de 2014, que terá Brasília como uma das sedes. O governador revelou que o Distrito Federal dispõe de R$ 27 milhões no Orçamento do Governo Federal para utilizar em projetos de banda larga. Além disso, o governo estuda a redução do ICMS para baratear os custos de implementação da rede de banda larga.

Agnelo Queiroz explicou a importância do plano: “Pensamos na internet como um fator de cidadania, facilitando o acesso aos sistemas públicos, acesso ao Detran, informações, marcações de consultas e matrículas na rede pública de ensino”.

O projeto será realizado por meio de uma parceria entre o Governo Federal e o Governo do Distrito Federal (GDF), com ações coordenadas pela Secretaria Executiva do Ministério das Comunicações e pela Secretaria de Ciência e Tecnologia do GDF. A parceria contará também com os Ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação. O secretário de Ciência e Tecnologia Gastão Ramos completou: “Nosso objetivo é oferecer internet banda larga a todo o DF e tornar real a verdadeira inclusão digital.”

Na primeira fase, a área localizada entre Ceilândia, Samambaia e Taguatinga receberá o projeto piloto da nova tecnologia. Com o objetivo de democratizar o acesso à rede, a segunda fase levará a internet banda larga a todo o Distrito Federal. Uma das possibilidades é garantir à população o acesso gratuito à rede sem fio em espaços públicos como praças e parques da cidade.

Para tanto, serão utilizadas a infraestrutura e a tecnologia já existentes em Brasília, a partir da interligação da rede de fibras ópticas do Governo Federal com os cabos da Companhia Energética de Brasília (CEB), do Metrô e da Universidade de Brasília (UnB), por exemplo. “O Distrito Federal tem tecnologia, infraestrutura e condições necessárias para sediar esse projeto de custo pequeno e alcance extraordinário”, destacou o ministro Paulo Bernardo.



Fonte: ClicaBrasília

Nenhum comentário: