terça-feira, 18 de janeiro de 2011

O cerol ataca e ninguém é punido

O período de férias escolares requer atenção redobrada dos pais. As crianças se divertem nas ruas, parquinhos e praças da cidade, e existe uma brincadeira que encanta os adultos e crianças: a pipa. Não precisa de muito material para confeccionar uma. O brinquedo é feito com papel de seda, plástico, náilon, varetas e cola. Muito simples. O perigo é quando a brincadeira é colocada em prática. Na manhã de domingo (16), uma criança sofreu um corte no pescoço ao ser atingida por uma linha de pipa com cerol na Praça do Bicalho, em Taguatinga. Sofia Iasmim de Paula tem apenas um ano e três meses de idade.

Ela foi levada a dois hospitais públicos, mas não conseguiu atendimento. Depois de quase nove horas, a menina foi atendida em um hospital particular. O dono da pipa ainda não foi identificado. A família da menina registrou ocorrência na 17ª Delegacia de Polícia, que investiga o caso. A criança levou nove pontos e passará por exames no Instituto Médico Legal (IML). A 17ª DP informou que até o momento ninguém foi preso e o suspeito ainda não foi identificado. Quando for encontrada, a pessoa será acusada de lesão corporal culposa, quando não há intenção de machucar.

Uma amiga da família conta que Sofia estava com as tias na Praça do Bicalho quando a linha da pipa se enroscou no pescoço dela. “A linha da pipa caiu sobre a menina e começou a cortar. Tentamos tirar, mas o rapaz puxava e ia cortando”, disse.

De acordo com a Central Integrada de Atendimento e Despacho (Ciade) do Corpo de Bombeiros, o número de casos como este aumenta em 30% nesta época de férias. Os bombeiros pedem prudência às crianças e aos pais para não usarem cerol nas linhas.
O cerol é uma mistura de pó de vidro com cola, e sua venda é proibida por lei. A Defesa Civil alerta que se o produto cair num fio de alta tensão, pode causar descarga elétrica. Vários casos de morte já foram registrados por cortes da linha. Dados da Associação Brasileira de Motociclistas relatam que são mais de 100 acidentes por ano, e 25% deles são fatais.

Não são apenas as crianças que se machucam com a brincadeira. Os motociclistas são as principais vítimas do cerol. Se o ferimento for muito profundo, dependendo do local onde a pessoa for atingida, pode até matar. Os animais também correm o risco de serem pegos de surpresa, especialmente aqueles que voam mais alto, como as corujas, gaviões e urubus. Já as aves de porte médio, como passarinhos e pombas, ao sofrerem lesão, raramente sobrevivem. Conforme dados do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), somente 10% dos animais feridos são levados à instituição.




Motoqueira é atingida

Uma linha de pipa com cerol feriu uma mulher em Ceilândia, na noite desta terça-feira (18/1). A motoqueira Rosa Maria Patriota, de 34 anos, teve cortes no rosto, no braço e na perna esquerda enquanto passava pela QNN 26, em Ceilândia Norte, por volta das 19h.

Duas viaturas do Corpo de Bombeiros socorreram a vítima no local e a encaminharam para o Hospital Regional da Ceilândia.



Fonte: Tribuna do Brasil e Correio Braziliense

Nenhum comentário: