segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Educação integral é suspensa

Pais e estudantes acordaram cedo nesta segunda-feira (24) para tentar fazer a matrícula em uma das vagas remanescentes da rede pública. “Estou aqui desde as 5h30 e até agora não chegou ninguém. Estou esperando a boa vontade do pessoal”, conta Antônio Aires Ribeiro, pai de aluno

Mais do que atraso na abertura da escola, quem esperava para ser atendido na 209 Sul foi surpreendido com uma notícia nada agradável: o fim do ensino em tempo integral. A publicitária Maria Eliene não sabe o que vai fazer. Ela tentou por dois anos matricular o filho na 209 Sul. Só conseguiu agora, mas o que seria a solução, virou dor de cabeça. “Agora que não tem mais o período integral, eu não sei mais o que fazer depois que ele sair da escola, porque eu não tenho onde deixar”, afirma.

A assessoria da Secretaria de Educação não sabe ao certo quantas escolas vão ter o ensino em tempo integral neste ano, mas informou que o programa não é prioridade para o primeiro semestre. A garantia é de que um novo modelo de escola em dois turnos está sendo elaborado e vai ser implantado no futuro.

As escolas da rede pública começaram a funcionar em tempo integral em 2008. Até o início do ano passado, 290 centros de ensino ofereciam a educação em dois turnos, com direito a almoço e lanches. Em um dos períodos os alunos tinham aulas de disciplinas regulares. No outro, aulas de artes, esportes, língua estrangeira e informática. O projeto era feito em parceria com instituições sociais e empresas.

“Nós não temos ainda um levantamento completo de quais escolas poderão fazer o atendimento em tempo integral”, afirma a gerente de planejamento escolar, Elizangela Figueiredo.

O governador Agnelo Queiroz confirmou que o ensino integral só será oferecido novamente em 2012.



Fonte: Rede Globo

Nenhum comentário: