quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Regiões com renda satisfatória terão internet gratuita

A Secretaria de Ciência e Tecnologia (SECT) lança mais um programa que visa beneficiar todo o Distrito Federal. Em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), a ideia é disponibilizar internet sem fio (wireless) para todos, gratuitamente. A SECT prevê que a novidade chegue ao brasiliense em 2010. O Plano Piloto será a primeira região contemplada.

Conforme o secretário de Ciência e Tecnologia, Izalci Lucas, o projeto foi elaborado em 2007 e já está em fase de assinatura com o governo federal. Por questões de infraestrutura já existente, a primeira fase do programa começará pelo Plano Piloto. “Essa fase vai englobar todas as cidades no caminho do Plano Piloto a Taguatinga, como Guará, Vicente Pires e Águas Claras”, disse o secretário.

Essas cidades já possuem cabos ópticos, o que facilita o projeto. A secretaria irá complementar o sistema implementando as torres para o sinal em todo o DF. Acredita-se que a implementação total da rede deve ficar pronta em um ano. “A expectativa é celebrar o convênio até o fim do ano, pois o projeto já está pronto e se tivermos os recursos necessários disponíveis, dentro de seis meses a um ano todo o DF estará coberto pela rede”, calcula Izalci.

Além das facilidades para a população, o principal objetivo do projeto é fazer a integração dos órgãos governo, como: Educação, com a implementação da Escola Digital na rede pública do DF; Segurança, com instalação de vídeo-câmara e identificação online do cidadão pelas rondas da PM; Transporte, com a identificação de carros; Saúde, com o Cartão-Saúde, monitoramento de creches e telemedicina; Agricultura, por meio de inclusão digital rural; e comércio eletrônico, dentre outros.

O secretário estima que para pagar a manutenção, investimentos e ferramentas durante cinco anos serão gastos cerca de R$ 200 milhões.



Fonte: Tribuna do Brasil

Nenhum comentário: