sexta-feira, 25 de maio de 2012

Série D está parada

O Ceilândia ganhou mais uma semana para entrosar a equipe e recuperar os jogadores lesionados. O início da Série D, previsto para este final de semana, não vai acontecer. Há diversos problemas jurídicos envolvendo o Treze da Paraíba, Rio Branco do Acre, Santo André de São Paulo e Brasil da cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul.

Os problemas que levaram às pendengas judiciais entre Rio Branco e Treze diferem das registradas entre Brasil e Santo André. Durante o campeonato de 2010, a Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Rio Branco, Acre, vetou jogos no estádio do Rio Branco que recorreu à Justiça Comum.

O Treze foi o quinto colocado da Série D 2011 e quer a vaga do Rio Branco. O Treze argumenta que o Rio Branco deveria ter percorrido todas as instâncias da Justiça Desportiva antes de entrar na Justiça Comum. De certa forma a argumentação do Treze tem algum sentido de ser, mas o Rio Branco teve o Estádio vetado por um órgão alheio a estrutura da Justiça Desportiva, de modo que não soa absurdo que tenha recorrido à Justiça Comum.

Na verdade a questão é a seguinte: o Rio Branco foi punido durante a competição e reverteu a situação. Com a reversão o Araguaína foi rebaixado. Parece evidente que se o Rio Branco não tiver direito à vaga essa vaga pertence ao Araguaína e não ao Treze que foi o quinto colocado da Série D 2011.


Dois pesos e duas medidas

A situação do Santo André e do Brasil de Pelotas faz lembrar a do Duque de Caxias e Brasiliense. Em 17 de julho de 2010, portanto há quase um ano, o Brasil escalou o lateral-direito Claudio irregularmente. O atleta deveria cumprir suspensão automática na partida de estreia da Série C, contra o próprio Santo André, mas acabou entrando em campo.

O Brasil perdeu os pontos da partida e foi rebaixado. Recorreu agora à Justiça Comum para se manter na Série C.


Porém já há notícias de que a Fifa puniu os times com suspensão (Brasil de Pelotas-RS e Treze-PB).

Engraçado é que, em caso muito parecido, o Brasiliense recorreu à Justiça Desportiva para ver o Duque de Caxias-RJ punido e o STJD deu ganho de causa ao Duque de Caxias! Ao menos do que se tem conhecimento, parece que há dois pesos e duas medidas


Reforços

Os reforços já treinaram. Niedson, Allan, Nelisson, Kabrine e Perivaldo (a maioria do Luziânia-GO) fizeram trabalhos físicos. A corrida contra o tempo é para regularizar os jogadores a tempo de disputarem a partida contra o Aparecidense-GO.

Enquanto isso o CEC treina. Os novos jogadores vão sendo apresentados aos poucos e Zé Carlos, aquele do Botafogo-RJ, já desembarcou no time também.

Fonte: Ceilândia Esporte Clube aqui, aqui e aqui

Nenhum comentário: