sexta-feira, 25 de maio de 2012

Ceilândia sem árvores

Com cerca de um terço dos domicílios em áreas arborizadas, Brasília ficou na 12ª posição no ranking de cidades brasileiras com mais de um milhão de habitantes que têm mais árvores no entorno das casas, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada nesta sexta-feira (25/5). Apesar de a cidade ter sido concebida com parques e jardins entre as quadras do plano piloto, as condições de infraestrutura das demais cidades (como Ceilândia, Samambaia e Recanto das Emas) puxam para baixo o índice de arborização de Brasília, segundo a presidenta do IBGE, Wasmália Bivar.

Goiânia e Campinas são as cidades brasileiras mais arborizadas. Sede da conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre desenvolvimento sustentável, a Rio+20, o Rio de Janeiro está na nona posição entre as 15 cidades pesquisadas.

De acordo com o IBGE, os domicílios mais arborizados, com árvores em volta dos quarteirões, em calçadas ou canteiros, com exceção de Goiânia (89,5%), estão nas regiões Sul e Sudeste. Já nas regiões Norte e Nordeste, estão as casas em áreas menos arborizadas. As capitais Belém, com 22,4%, e Manaus, no meio da floresta amazônica, com 25,1%, têm os menores percentuais de arborização.


Toda e qualquer pesquisa nacional, os Correios e o IBGE consideram Brasília como sendo a região metropolitana (um município), ou simplesmente o Distrito Federal.


Fonte: Agência Brasil e Correio Braziliense

Nenhum comentário: