sexta-feira, 13 de maio de 2011

Parte de arquibancada será implodida neste domingo

O Mané Garrincha vai perder um dos símbolos mais característicos de seu formato antigo. Para dar lugar ao novo anel totalmente fechado do Estádio Nacional de Brasília, as velhas arquibancadas serão implodidas por volta das 17h deste domingo (15/5). A medida está dentro do cronograma oficial e visa alcançar os 70 mil lugares necessários para sediar a abertura da Copa do Mundo em 2014.

Já a partir desta sexta-feira (13/5), o canteiro de obras está fechado. No dia da implosão, a Defesa Civil vai isolar uma área de 350m ao redor do estádio por motivos de segurança. Numa tenda afastada, autoridades estarão presentes no local onde se encontrará o botão que aciona os explosivos.

No entanto, detalhes técnicos como o tempo de duração do procedimento e a quantidade de explosivos só serão revelados à imprensa no dia da implosão, de acordo com a assessoria da Secretaria de Obras do DF.





O antigo Mané Garrincha teve sua inauguração no dia 10 de março de 1974, sediando uma partida entre Ceub x Corinthians, quando os alvinegros paulistas ganharam por 2 a 1. Desde então, testemunhou vários jogos importantes, incluindo partidas da Seleção Brasileira (a última em 2005, Brasil 5 x 0 Chile, pelas Eliminatórias da Copa 2006). Também foi palco de shows musicais emblemáticos, com bandas como Legião Urbana, Mamonas Assassinas e Iron Maiden.

O recorde de público no estádio foi em 1998, na vitória por 3 a 0 do Gama sobre o Londrina que garantiu o acesso do Periquito à Série A no ano seguinte, com mais de 51 mil pagantes. Bem diferente do último campeonato que o Mané Garrincha recebeu: a segunda divisão do Candangão em 2009, quando o estádio só tinha um bom número de torcedores em partidas de Túlio Maravilha pelo Botafogo-DF.



Agnelo recebe visita de Kaká

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, se encontrou na noite desta quinta-feira (12/5) com o jogador de futebol do Real Madrid, Kaká. No encontro em Madri, durante viagem oficial à Europa, o governador aproveitou para comemorar a confirmação, apesar de que ainda não oficial, de Brasília como sede da Copa das Confederações. Agnelo também reforçou o compromisso de entregar o Estádio Nacional de Brasília em dezembro de 2012.

De acordo com o governador, “a Copa das Confederações mostra quais as cidades estão preparadas para receber a Copa de 2014 e Brasília vai mostrar já nesse evento, que tem todas as condições para sediar a abertura do mundial”. A confirmação da notícia está prevista para acontecer dia 29 de julho, pela Fifa e pelo Comitê Organizador Local (COL). Juntamente com a capital federal, Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre e Belo Horizonte também serão sede.

O jogador brasiliense Kaká elogiou o estágio das obras do estágio de Brasília e demonstrou interesse sobre as propostas do DF para realização da abertura da Copa de 2014. Além disso, o jogador presenteou Agnelo com uma camisa do time Real Madrid e uma bola de futebol oficial, autografada.

A assessoria de imprensa do GDF afirma que as obras do estádio estão 15% concluídas. Hoje, 34% do volume de concretagem estão prontos. Da parte de escavação, já estão finalizados 70%. Dos 288 pilares que serão instalados, 184 estão sendo concretados e, dos 96 blocos, 87 estão prontos.

Na manhã desta sexta-feira (13/5), o governador visitou as instalações do Estádio Santiado Bernabéu, do Real Madrid. Durante a visita, Agnelo reforçou o compromisso de fazer em Brasília uma arena multiuso, onde a população possa assistir diversos eventos culturais.

Agnelo Queiroz retorna à Brasília dia 19 de maio, depois de passar ainda pela Espanha, Alemanha, França e Inglaterra. De acordo com a assessoria de imprensa do GDF, a viagem faz parte dos preparativos para a Copa do Mundo de 2014, pois Brasília é uma das cidades-sede e candidata à abertura do evento.

O intuito da viagem é visitar estádios famosos e modernos, por onde já passaram outras edições do mundial. O governador também irá conhecer projetos de transporte público e gestão de resíduos sólidos, que pretende instalar na capital federal.

Além de visitar estádios famosos e modernos, que já abrigaram jogos de outras edições do mundial, Agnelo Queiroz irá conhecer projetos de transporte público e de gestão de resíduos sólidos, a exemplo do que pretende instalar na capital federal. O governador passou por Buenos Aires, na Argentina, recentemente. Na capital argentina, o governador visitou o Estádio Único de La Plata, que irá sediar os jogos da Copa América, em julho deste ano.


Fonte: Correio Braziliense aqui e aqui

Nenhum comentário: