sábado, 31 de julho de 2010

Museu deverá passar por reforma

O Museu de Limpeza Urbana do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), localizado em Ceilândia, receberá algumas melhorias. A decisão foi tomada após visita de uma equipe multidisciplinar da Secretaria de Cultura do DF.

O museu, que funciona junto à usina de tratamento de lixo da cidade, foi desenvolvido com o intuito de mostrar à sociedade que o lixo reciclado e separado pode virar arte. Porém, de acordo com Eliana Fortis, superintendente de manutenção de monumentos públicos do SLU, o local precisa ter mais visibilidade. Para isso, ela acredita que o material exposto tem que ser organizado, classificado e cadastrado.

Depois dessas adequações, o local poderá abrigar exposições permanentes e temporárias. "Poderemos agendar as visitas de escolas, instituições de pesquisa", explica Eliana.

A superintendente também informou quem, buscando uma adequação e organização para o museu, a intenção é colocá-lo na rota de visitações dos museus de Brasília. Outro objetivo é valorizar o servidor da limpeza urbana. "Eles que começaram com o museu", conta Eliana.

No museu existem vários modelos de televisões antigas, os primeiros modelos de celulares, diversos tipos de relógios, computadores pioneiros, com revestimento de madeira, telex e um piano. O trabalho começou a partir da garimpagem que os servidores do SLU fizeram no lixo recolhido pela cidade.

A superintendente Eliana Fortis vai encaminhar a planta do museu à Secretaria de Cultura, com a intenção de avaliar a arquitetura original para depois propor alterações.



Fonte: Correio Braziliense, Tribuna do Brasil e Jornal Alô Brasília

Nenhum comentário: