quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Falta de árvores = Aumento de temperatura

Águas Claras, Taguatinga, Ceilândia e Samambaia foram as regiões que apresentaram, no ano passado, os índices mais elevados da temperatura de superfície no Distrito Federal. Essas cidades registraram uma média entre 20°C e 24°C em julho de 2011, período mais frio do ano. Pontos mais quentes em Taguatinga e Samambaia chegaram a atingir 26°C a 28°C na mesma época. Em Brasília, a sensação térmica média considerada agradável, em julho, costuma ser próxima dos 18°C. Portanto, as temperaturas nas outras cidades representam um aumento considerável para os padrões do DF.
Os dados foram fornecidos pelo Projeto de Monitoramento do Campo Térmico do Distrito Federal (Proterm-DF), elaborado pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram). As quatro cidades continuam a se manter como as regiões administrativas mais quentes do DF, pois apresentaram, nos últimos dez anos, os mais elevados índices de temperatura.
Áreas verdes restritas, crescimento populacional, redução da ventilação cruzada e a construção de edifícios estreitos e acima do número ideal de andares foram alguns dos principais fatores apontados como intensificadores do aumento da temperatura. Em comparação com áreas mais arborizadas, como Lago Sul e Park Way, há uma diferença de pelo menos 6°C na sensação térmica.
Segundo o coordenador do Proterm-DF, Leandro Gregório, o monitoramento feito pelo projeto pretende melhorar a qualidade de vida da população, levantando dados que futuramente podem ser usados para reverter essa realidade.

Leandro Cipriano


A grande culpa para que isto aconteça é a falta de árvores nas quadras residenciais. A maioria dos moradores retira as árvores plantadas para, segundo eles, ampliar calçadas ou auxiliar na limpeza (folhas e galhos) das ruas. O que é que custa fazer a devida poda de árvores e limpeza em suas redondezas??? Agora, aguenta o calor... 


Fonte: ClicaBrasília

Nenhum comentário: