quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Horário de verão retorna neste domingo

Começa neste domingo (17/10) o horário brasileiro de verão para a população de dez estados brasileiros e para o Distrito Federal. À meia-noite os relógios deverão ser adiantados em uma hora, e deverá permanecer assim até o dia 20 de fevereiro de 2011, ou seja, pelos próximos 126 dias. De acordo com a Companhia Energética de Brasília (CEB), a expectativa para o período 2010/2011 é de redução da demanda de energia em horário de ponta - entre 18h e 21h - de até 4% e economia total de 0,3% de energia na capital do país.

Segundo informa a CEB, a economia gerada traz um alívio no carregamento do sistema correspondente à carga que abastece uma cidade como o Guará, por exemplo, no horário de ponta. O Superintendente de Operação do Sistema Elétrico da CEB, Marcelo Meloni, explica a vantagem de tal alívio no carregamento. "Isso acarreta uma maior disponibilidade para se operar o sistema elétrico, aumentando a qualidade e a confiabilidade do fornecimento, o que se reverte em benefício para o consumidor final" explica.

O horário de verão não é bem visto por muitas pessoas, principalmente por aquelas que precisam acordar cedo. Mas existe quem goste. "Parece que consigo aproveitar melhor o dia. Acordo com o céu ainda escuro e depois anoitece mais tarde, ou seja, o dia fica muito mais proveitoso", explica a dona de casa Maria das Graças Anchieta. Ela explica como economiza dentro de casa. "É simples, uma via de duas mãos. O sol fica alto por mais tempo, e as luzes apagadas por pelo menos uma hora a mais", diz a dona de casa.

Os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul também aderem ao horário de verão 2010/2011.



Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário: