domingo, 31 de outubro de 2010

Campeonatos em 2011 devem mudar

O Campeonato Candango da Segunda Divisão está se aproximando do seu final. CFZ e Bosque de Formosa já garantiram sua vaga na elite candanga em 2011. Nesse meio tempo o presidente da FBF Paulinho Araújo convocou assembléia geral para definir a disputa dos campeonatos de 2011 e 2012. Com o fim da Terceira Divisão ainda neste ano, vários clubes ficaram de braços cruzados: Sobradinho, Planaltina/GO, Bandeirante (remanescentes de 2009) Guará, Santa Maria, Brazlândia, Samambaia e Brazsat (rebaixados e desistentes) foram os clubes penalizados com a decisão.

Em reunião com os 24 representantes dos clubes do DF, ficou definido que em 2011 a primeira divisão ainda contará com oito clubes: Ceilândia, Brasiliense, Ceilandense, Botafogo, Gama, Brasília, CFZ e Bosque. Porém a segunda divisão reunirá além dos rebaixados da primeira divisão, os desclassificados da segunda divisão de 2010 e os remanescentes da terceira divisão, podendo chegando ao número máximo de 16 clubes.

A Segunda Divisão promoverá então quatro clubes para a Primeira Divisão em 2012, deixando a elite candanga com dez clubes. Sem terceira divisão, não haverá rebaixamento na segundona. Com isso a Super-Segunda Divisão de 2011 seria composta pelos seguintes clubes: Luziânia/GO, Dom Pedro, Legião, Cruzeiro, Capital, Paranoá, Unaí/MG, Bolamense, Sobradinho, Planaltina/GO, Bandeirante, Guará, Santa Maria, Samambaia, Brazsat e Brazlândia. Com um número maior de clubes na segunda divisão, o prazo de disputa tende a aumentar. Ainda deve ser definido em Arbitral a fórmula de disputa: chaves, pontos corridos, fases e etc.

ESTÁDIOS PRECISAM DE REFORMAS
Restando pouco mais de dois meses para o início do Candangão, um velho problema volta a afligir o futebol candango. Várias praças esportivas do DF encontram-se com sérios problemas estruturais e o velho jogo de empurra entre Clubes-Federação-Administrações Regionais devem prejudicar o campeonato.

Com a reforma do principal estádio da cidade para a Copa de 2014 (o Mané Garrincha que passará a se chamar Estádio Nacional de Brasília), restaram apenas quatro estádio com laudos da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros e em condições de receber público: Abadião, Serejão, Bezerrão e Diogão em Formosa. A segunda opção dos clubes de Brasília seria o CAVE que abrigou os jogos de Botafogo e Brasília, mas devido à queda de um alambrado o estádio não foi liberado para os jogos da segunda divisão.

O estádio da Metropolitana é um dos que mais requerem cuidados e sempre precisa de uma reforma tampão para ser liberado. O Dom Pedro manda seus jogos lá. Mas há estádios onde a liberação tende a ser mais difícil como o estádio do Cruzeiro e o JK em Paranoá. No caso do primeiro pesam a qualidade e a dimensão do gramado além das instalações sanitárias, arquibancadas e vestiários (que são de lata). No segundo a falta de urbanização das arquibancadas não permite a entrada de torcedores.

Há também os estádios Augustinho Lima em Sobradinho, Rorizão em Samambaia e Chapadinha em Brazlândia, que não se sabe como estão as condições. Em compensação o Adonir Guimarães em Planaltina, Serra do Lago em Luziânia e Urbano Adjuto em Unaí contam com boas condições de uso e devem estar aptos até a data de início da competição.

Confira como devem ficar a situação dos mandantes em 2011:
1ª divisão
- Ceilândia (Abadião, OK)
- Brasiliense (Serejão, OK)
- Ceilandense (Abadião, OK)
- Botafogo (CAVE, sem condições)
- Gama (Bezerrão, OK)
- Brasília (CAVE, sem condições)
- CFZ (CAVE ou JK, sem condições)
- Bosque (Diogão, OK)

2ª divisão
- Luziânia (Serra do Lago, OK)
- Dom Pedro (Metropolitana, ignorado)
- Legião (Abadião, OK)
- Cruzeiro (Cruzeiro, ignorado)
- Capital (CAVE, sem condições)
- Paranoá (JK, sem condições)
- Unaí/MG (Urbano Adjuto, OK)
- Bolamense (Rorizão, OK)
- Sobradinho (Augustinho Lima, ignorado)
- Planaltina/GO (Esportivo Municipal, ignorado)
- Bandeirante (Metropolitana, ignorado)
- Guará (CAVE, sem condições)
- Santa Maria (Rorizão, OK)
- Samambaia (Rorizão, OK)
- Brazsat (Não definiu ainda sua participação, mandava jogos no Mané Garrincha)
- Brazlândia (Chapadinha, ignorado)


Fonte: BloGama

Nenhum comentário: