quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Greve no metrô

Após adiar a decisão por 48h, os metroviários optaram na noite desta terça-feira (19) pela greve. A decisão foi tomada após assembleia na Praça do Relógio, em Taguatinga. Apenas 30% da frota atenderá a população por tempo indeterminado. Contudo ainda será discutido de que forma estes 30% irá funcionar.

Os funcionários discutem a possível greve desde março. No entanto, nenhuma decisão foi tomada para evitar a paralisação do serviço. Antes disso, duas tentativas de negociação com a empresa foram feitas, mas, nenhuma delas foi aceitas pelos funcionários do Metrô-DF. Não há data para o término da greve.

Com o quadro de funcionários defasado, passam pelas estações do Metrô do Distrito Federal cerca de 150 mil usuários diariamente. A expectativa é para que o número dobre no ano que vem. Os metroviários além de pedir a contratação dos aprovados no concurso de 2009, pedem um novo concurso para suprir a necessidade da população. Outra reivindicação dos metroviários é a redução da jornada de trabalho dos pilotos de 40 horas para 30 horas semanais.





Pensando nisso, os rodoviários disponibilizaram aproximadamente 200 ônibus para não deixar a população prejudicada. Para atender os moradores de Ceilândia, Taguatinga e Águas Claras cerca de 100 ônibus da Planalto estarão disponíveis, além dos que já circulam nos locais. Já a população do Guará e Samambaia, receberão aproximadamente 90 ônibus da Viplan.


Fonte: ClicaBrasília

Nenhum comentário: