segunda-feira, 26 de abril de 2010

Buscando a história, do lixo

Equipamentos antigos, cédulas que não têm mais valor e uma coleção de bichinhos de pelúcia. Tudo podia ter se perdido em meio ao lixo, mas virou arte, com direito a um espaço especial. O acervo do Museu da Limpeza Urbana, localizado na Usina de Tratamento de Lixo de Ceilândia, é composto por peças encontradas em lugares pouco comuns — os lixões. Recolhidos, objetos considerados sem valor ganham significado e servem até como instrumentos de ensino para crianças e adultos.

Uma das atrações mais antigas da casa, um boneco feito de restos de metal, recepciona os visitantes. O trabalho é coordenado por funcionários do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), que criaram o espaço em 1996. A ideia surgiu do chefe da usina na época, Cícero Carlos Gomes de Lacerda, que hoje é o responsável pelo tratamento do lixo no Plano Piloto. “Eu vi na televisão um ambientalista dizendo que o lixo podia se transformar em arte e foi isso que eu resolvi fazer”, lembra. O funcionário do SLU começou, então, a juntar objetos encontrados no lixão em um pequeno escritório. A quantidade ia aumentando dia a dia até ser criado o acervo. “É uma pena que o museu não esteja mais na trilha de visitação de Brasília. Precisamos de apoio”, relata Cícero.


São cerca de 300 peças, entre elas máquinas fotográficas velhas, câmeras filmadoras, aparelhos de televisão, computadores e até um equipamento de telex. Tudo retirado do lixo. Outras aquisições foram conseguidas por meio de doações. O novo xodó do espaço cultural é um piano antigo, original do Rio de Janeiro. O instrumento foi buscado pelos próprios funcionários do SLU e ganhou lugar de destaque, já estando prevista uma reforma para ele. Nas teclas amareladas pelo tempo, o registro de uma época remota e o orgulho de quem valoriza o lixo. “Tem gente que entra aqui para visitar a usina e nem imagina que um lugar assim existe”, orgulha-se Alzira Alexandre da Silva, funcionária que já foi uma das responsáveis pelo museu e que hoje se ocupa com serviços administrativos. “Mas sempre que tenho uma folguinha dou um pulo aqui. Eu gosto.”






Por meio dos objetos expostos, várias histórias são contadas. Uma delas é da limpeza urbana no Distrito Federal. Uniformes antigos utilizados pelos servidores nas usinas, bem como capacetes, podem ser observados em uma parte especial do espaço. Quadros na entrada do acervo mostram, nas imagens em preto e branco, como o sistema evoluiu nos 50 anos de criação da cidade. Ao lado, um pequeno quadro relembra a história do ex-presidente Juscelino Kubitschek.

Os grandes bonecos Garibanda e Garibaldo também fazem parte dessa história. Eles eram expostos em um grupo musical de garis que já não existe mais. Outra atração é o Gabolixo, um boneco montado, também, por funcionários da casa, com diferentes tipos de material reciclável. “Estamos sempre recebendo alguma coisa nova, mas não conseguimos ter um controle de todas as peças ainda. Boa parte do que está aqui, eu mesma trouxe”, relembra Alzira.


A evolução tecnológica no Brasil também é contada por meio das peças do museu. Entre as lembranças históricas, estão televisões em preto e branco e uma série dos primeiros modelos de celulares que chegaram ao país nos anos 90. Popularmente conhecidos como “tijolões”, os diferentes aparelhos ocupam três pequenas prateleiras e estão entre as atrações preferidas das crianças que visitam o museu em passeios escolares. Com eles podem ser vistos telefones movidos a ficha e outros modelos um tanto inusitados. “Eles adoram, querem logo pegar, ficam comparando com os de hoje. É bom para saberem como as coisas eram”, considera Alzira.

A cada semana, o museu recebe cerca de dois grupos de crianças em idade escolar. O passeio é gratuito, só precisa ser pré-agendado. Na viagem ao tempo, os pequenos aprendem também a importância da reciclagem e conhecem peças feitas a partir do reaproveitamento do lixo. Mas não são só as crianças que aprendem. O museu também recebe uma quantidade considerável de visitantes adultos. “Muitos vêm aqui porque estão fazendo trabalhos de faculdade na área de reciclagem, ou também porque se interessam pelo assunto”, informa o assistente da Gerência de Usinas do SLU, Luis Carlos de Jesus.







Máquinas de escrever e uma mesa com máquina de costura embutida que ainda funciona completam a viagem ao tempo. Ao lado, o primeiro dispositivo de colocar preço em mercadorias, vários tipos de relógios antigos e um computador da década de 1970, todo revestido em madeira. “É a evolução contada pelo lixo. Nós ainda nos lembramos das história, mas as crianças não sabem que isso existiu”, destaca o orientador do SLU, Luiz Alves da Silva.

A diversidade das peças expostas no Museu da Limpeza Urbana já ocasionou situações curiosas para quem trabalha ali. Há cerca de um ano, o espaço foi cercado pelo Corpo de Bombeiros. Tudo porque duas granadas achadas no lixo e que estavam expostas ainda apresentavam risco de explosão. “A partir daí, a gente passou a ter mais atenção. Foi um susto!”, lembra Alzira.

Algumas peças também já desapareceram da exposição. Foi o caso de uma bicicleta antiga, única do mostruário. “Um belo dia, ela não estava mais aqui”, conta. Agora, o idealizador do museu, Cícero Carlos, pretende abrir um outro espaço para mostra de objetos resgatados do lixo, dessa vez na Usina de Tratamento da L4 Sul. “Já temos o projeto, falta executar. Eu queria fazer uma trilha ecológica até chegar ao museu”, planeja.



Fonte: Correio Braziliense

domingo, 25 de abril de 2010

70KM de Ceilândia 2010

A 7a Edição do 70km de Ceilândia de Mountain Bike, ocorrerá no dia 02/05/2010 com pórtico de largada e chegada na Orla do Lago da cidade de Brazlândia-DF. A maratona contará com 17 categorias e está sob a organização da JC Ciclistas, Gomão e Miro Bikes, com apoio de mídia Sport Time (http://www.sportime.cjb.net/ ). Serão R$ 30.000,00 em prêmios, meta de montanha, prêmio extra pra bicampeão, além de brindes, troféus e medalhas!!! O número de inscrições é limitado e estas serão feitas através do portal http://www.sistime.com.br/ .

Premiação: Serão mais de R$30.000,00 em prêmios! Meta de montanha, prêmio extra pra bicampeão. Dinheiro e troféus para os sete (07) primeiros de cada categoria do percurso oficial (70km), Brindes e troféus para os sete (07) primeiros de cada categoria do percurso reduzido (30km), medalhas de fishiner para os 500 primeiros a completarem a prova.


Maiorers informações:
CGM Eventos Esportivos
Tel: (61) 3375-2176
E-mail: contatos@ciclistajc.com.br


Fonte: blog Lapa Bike

sábado, 24 de abril de 2010

O Ceilândia se mantém vivo na final

O Ceilândia venceu a primeira batalha por 3 x 1. Foi um resultado épico e que pode deixar os guerreiros com um lugar cativo na história. Não é todo dia que se chega a uma final contra um gigante, hexacampeão do Distrito Federal. Não é todo dia qu se consegue um resultado, humilde é verdade, que lhe permita chegar a última partida com reais chances de ser campeão. Sonhar não custa nada, mas os sonhos somente se conquistam com trabalho, suor e lágrimas.

Foi um jogo atípico, como é todo jogo de decisão. Os primeiros movimentos demonstravam que o Brasiliense iria impor o seu volume de jogo. A sorte desta vez estava do lado do Ceilândia num dia em que tudo parecia que daria errado. Logo aos seis minutos, o lateral Edinho do Brasiliense errou a saída de bola. Allan Delon, que prometera ser decisivo, roubou a bola, saiu cara a cara com o goleiro Guto e abriu o marcador para a festa da torcida do Gato.

Após o gol o Brasiliense assumiu o comando da partida. Apesar do domínio, o time amarelo não foi capaz de criar situações claras de gol. Na verdade o árbitro Rodrigo Raposo apitava todas as jogadas em que o jogador do Brasiliense desistia da jogada e chamava a falta. Esse tipo de jogo facilitava para a defesa do Ceilândia porque a bola não corria. Aos 40, o Ceilândia mostrou como se faz. Allan Delon cobrou falta na lateral esquerda e Dimba, de nuca, ampliou para o Gato: 2 x 0.

Até aquele momento o Ceilândia desperdiçara as melhores chances de gol. O placar poderia ser maior. Aí veio a lição de sempre: não se deve cutucar os gigantes com vara curta. O Brasiliense diminuiu com Thiaguinho.

Já no segundo tempo, o panorama da partida foi o mesmo. O Brasiliense tinha o domínio da bola e o Ceilândia contra-atacava com perigo. Foi tudo tão igual que Allan Delon, aos 6, fez o terceiro gol do Gato em lance muito parecido com o primeiro: saiu cara a cara com o goleiro e tocou no canto: Ceilândia 3 x 1.


O que se viu até o final do jogo foi o Brasiliense insistindo nas mesmas jogadas de sempre e a defesa do Ceilândia ganhando todas pelo alto. O Ceilândia poderia ter ampliado, mas o Brasiliense também desperdiçou oportunidades para diminuir.

No final das contas ficou a sensação de que o Ceilândia poderia ter matado o campeonato hoje. Ninguém esperava por isso. O resultado é que o Ceilândia reverteu a vantagem, mas engana-se quem acreditar que o Brasiliense fará duas partidas seguidas como a de hoje. Em suma: os alvinegros estão contentes, mas sabem que o gigante pode se reerguer a qualquer hora.

Não importa. Há que se manter os pés no chão e o sonho vivo.



Placar final:
Ceilândia 3 x 1 Brasiliense


Fonte: Ceilândia Esporte Clube, Correio Braziliense e Esporte Candango

Confrontos da 3ª rodada do Candangão Feminino 2010

O Apollo 4 vai a Planaltina enfrentar o River Playt e o Guarany encara o Santa Maria. O Apollo tem apenas uma vitória na competição e o Guarany ainda não pontuou.


Guarany x Santa Maria - 25/04/10 - domingo - 10h00 - estádio Abadião (Guariroba)

River Playt x Apollo 4 - 25/04/10 - domingo - 15h00 - estádio Adonir Guimarães (Planaltina)


Fonte: Federação Brasiliense de Futebol

A final do Ceilândia é hoje!

Neste sábado, a partir das 16 horas, começam as disputas das finais do Candangão 2010. O Ceilândia recebe a equipe do Brasiliense, no Estádio Abadião, na cidade de Ceilândia.

O Gato Ceilândia ainda não levantou a taça de campeão candango. Foi vice-campeão em 2005. O Brasiliense detém a hegemonia do futebol da Capital da República, desde 2004, sendo o atual hexacampeão candango. O time de Roberto Fernandes joga com a vantagem de dois resultados iguais, em função da melhor campanha na primeira fase.


O técnico Adelson de Almeida é o único que permaneceu em todo o campeonato à frente do Ceilândia. As outras sete equipes trocaram seus comandos.

O treinador do Gato Ceilândia tem os desfalques do zagueiro Panda, o lateral esquerdo William, expulsos diante do Ceilandense, além do volante Daniel, com o terceiro cartão amarelo, desfalcam o time do Gato Ceilândia.

Adelson de Almeida, falando à Rádio Redentor, afirmou o seguinte:
“Na zaga, Edmar retorna de suspensão e estará ao lado de Badhiuga e Celso, no trio de zagueiros. Na lateral-esquerda, entra o Augusto. Liel estará ao lado de Vieira, na dupla de volantes. Temos de ter tranqüilidade, manter a mesma postura e buscar um bom resultado”, declarou o técnico do Ceilândia. O Gato Ceilândia busca a vitória, para tirar a vantagem do Brasiliense no jogo final, no Serejão.




A Equipe Show de Bola dos 1.110 AM da Rádio Redentor estará acompanhando e trazendo todas a emoções de Ceilandia x Brasiliense. Acompanhe também o Timaço Show de Bola através do site da Rádio Redentor.


Ceilândia x Brasiliense - 24/04/10 - sábado - 16h00 - estádio Abadião (Guariroba)


Fonte: Futebol Interior, Correio Braziliense e Jornal de Brasília

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Último dia do basquete - Liibra 2010

O Circuito Distrito Federal do maior Campeonato de Basquete de Rua do país (Liibra) foi realizado aos sábados no mês de abril – dias 3, 10 e 17.

Neste sábado, dia 24/04/10 - será o último dia das disputas do basquete de rua no DF


Fique esperto:
Apartir das 9h00 na Praça do Cidadão, em Ceilândia Norte.

Para maiores informações visite o site: http://www.cufadf.org/liibra/

Clodoaldo dá instruções para a vitória

Desbancando as equipes favoritas, o Cruzeiro e o Gran Cursos, a Maranata conquistou o título de campeã da 4ª Maratona Brasília de Revezamento, na quarta-feira, em uma disputa emocionante. Comandado pelo atleta de Ceilândia Clodoaldo Gomes da Silva, o time, que conta também com Luiz Fernando Almeida de Paula (SP), Edmílson dos Reis Santana (MG), Domingos Nonato da Silva (DF), Gilmar Silvestre Lopes (MG), Solonei Rocha da Silva, Francisco Barbosa dos Santos (MG) e Gilberto Silvestre Lopes (MG), levantou o troféu de primeiro lugar. O grupo atribuiu a vitória à estratégia montada por Clodoaldo. Na tarde de ontem, momentos antes de o maratonista voltar aos treinos, ele conversou com o Correio por telefone e falou sobre a emoção de ser campeão.

Como foi formada a equipe da Maranata que correu na Maratona Brasília de Revezamento?
A ideia era montar um grupo competitivo, que disputasse diretamente com as outras duas equipes favoritas, o Cruzeiro e o Gran Cursos. Conheço muita gente do atletismo e passei a fazer contato com o pessoal. Comecei a selecionar os atletas, de olho nos resultados que eles vinham apresentando. Até que cheguei a esse grupo. A premiação, que oferecia um carro à equipe vencedora, foi um atrativo maior para reunir todos.

Como foi a preparação de vocês? A equipe treinou alguma vez junta?
O Domingos Nonato é de Ceilândia e nós costumamos treinar juntos. Como o grupo era formado por atletas que estão sempre participando de corridas, não havia necessidade de treinarmos em conjunto. Mas na segunda e na terça-feira, nos reunimos para conversar e ver como cada um do grupo estava se sentindo. Isso foi fundamental para montar a estratégia que usaríamos.

O que determinou a vitória inédita de Ceilândia?
Eu já conhecia a característica de cada um e a nossa meta era traçar uma estratégia para vencer. Pela nossa conversa, fui descobrindo qual devia ser a nossa tática. Optei por uma escalação que favorecesse as qualidades e as preferências de cada um. Aí foi só ajustar e, no fim, conseguimos o que queríamos: a vitória.

Na quarta-feira, você dedicou o título a Ceilândia, sua cidade natal. Como você foi recebido pelos moradores de lá?
Tenho orgulho de ser atleta de Ceilândia. Aqui, temos duas pistas de atletismo, e me orgulho muito de fazer parte disso. Toda a minha recepção aqui é sempre maravilhosa. Quando eu fui vice e quando fui oitavo lugar na Maratona de São Silvestre me receberam da mesma forma, sempre muito bem.



Para ler na íntegra, visite o site da fonte.


Fonte: Correio Braziliense

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Brasília faz 50

CONFRONTO

A suntuosa Brasília, a esquálida Ceilândia
contemplam-se.
Qual delas falará primeiro?
Que tem a dizer ou a esconder uma em face da outra?
Que mágoas, que ressentimentos prestes a saltar
da goela coletiva e não se exprimem?
Por que Ceilândia fere o majestoso orgulho da flórea Capital?
Por que Brasília resplandece
ante a pobreza exposta dos casebres de Ceilândia,
filhos da majestade de Brasília?
E pensam-se, remiram-se em silêncio
as gêmeas criações do gênio brasileiro.


Carlos Drummond de Andrade



Hoje, o que Ceilândia falaria a Brasília? Nós sabemos:

Parabéns, Brasília!!!
Face-a-face nós somos a mesma face!

O crescimento desordenado de Ceilândia

A maior região administrativa do Distrito Federal, Ceilândia sofre com o crescimento desordenado. Atualmente com 40 anos, a RA IX tem sete bairros legalizados, além de condomínios e expansões irregulares. Com aproximadamente 550 mil habitantes, a RA tem a maior população do DF.

Segundo o arquiteto e gerente de planejamento territorial da Administração Regional da cidade, Manoel Alves Furtado, a história de Ceilândia começou com as primeiras invasões na divisa com Taguatinga, hoje conhecidas como Setor Sul e Norte. “Ceilândia veio de uma invasão. Era para fazer parte de Taguatinga e ter sido uma cidade dormitório, mas acabou tendo que se desvincular devido ao crescimento. A cidade foi aumentando à revelia, sem ordenamento territorial”, explica Furtado.
O arquiteto lembra ainda que, no início, não era permitido a construção de casas com dois pavimentos nem o comércio, pois o local seria uma cidade dormitório. “Somente em 1995, com o plano diretor, é que foi permitido à cidade se desenvolver legalmente, assim também como foi permitido a construção do comércio e grandes empreendimentos”, diz Furtado.

Apesar de muitos moradores pioneiros de Ceilândia serem nordestinos, que vieram tentar uma vida melhor na cidade, de acordo com Manoel, a maioria deles são os que possuíam moradias em fundos de quintais nas redondezas de Brasília. “Muitos moravam em fundos de quintais e ocuparam lotes para não perdê-los; outros, porém, eram grileiros, que se aproveitavam e vendiam lotes por meio de documentos informais de concessão de uso, sem valor legal”, explica o gerente da administração.

Atualmente, algumas áreas de Ceilândia ainda estão em processo de regularização, tais como os condomínios Sol Nascente, Privê, Por do Sol e Boa Vista. Contudo, a RA se tornou um grande atrativo no que se refere à moradia, principalmente por ser localizada perto da área central de Brasília. “A região é privilegiada por ser de fácil acesso a duas BRs – a 060 e a 070. As novas obras de ligação vão valorizar ainda mais a cidade, que já é muito procurada, principalmente para investimentos habitacionais. O comércio também cresceu muito. Prédios, indústrias e grandes empreendimentos estão surgindo. Não se compra mais um lote regularizado por menos de R$ 6 mil”, revela Furtado.

No entanto, o gerente analisa que o maior problema da região é que a evolução da cidade não acompanhou o crescimento populacional. “Falta muito para o governo atender toda a população. Falta estrutura. Temos somente um hospital, que já está saturado. Falta segurança. Já a educação está sendo bem atendida. Temos mais de 91 escolas públicas – uma média de uma escola para cada quadra”, afirma Furtado.



Fonte: Tribuna do Brasil

Times do feminino perderam

A segunda rodada do Candangão feminino não foi bom para a cidade. Ambas as equipes, Apollo 4 e Guarany, sairam derrotadas dos estádios nos jogos do último domingo.


Placar final:

Apollo 4 1 x 2 Cresspom - estádio Abadião

Católica/Capital 2 x 0 Guarany - campo da Católica


Fonte: Federação Brasiliense de Futebol

Retirada de moradores de rua

A Administração Regional de Ceilândia iniciou, na manhã desta segunda-feira (19/04), uma operação para retirar moradores de rua de alguns pontos da cidade. Equipes da Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis), da Polícia Militar, da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedest) e do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) passaram em oito lugares. A ação continuará nas próximas semanas em mais de 30 endereços, durante o dia e à noite. Ontem, foram apreendidas 20 pessoas, além de roupas, facas e cachimbos — utilizados por usuários de crack. Parte das intervenções aconteceram em lugares onde moram famílias que passam a semana nas ruas em busca de dinheiro. Mas a maioria das pessoas revistadas era de consumidores de drogas.

As primeiras abordagens ocorreram no viaduto do metrô, na QNN 26. De lá, a equipe seguiu para a QNN 40, na Avenida Elmo Serejo. Algumas famílias avistaram a operação e fugiram. Deixaram para trás pertences e lixo. Maria*, 13 anos, esperava o retorno da mãe, que havia saído em busca de frete para levar os materiais para casa. Mas, durante toda a manhã, a mulher não apareceu. Maria, então, resistiu. “Tem que esperar minha mãe. Ninguém aqui vai levar nada do que é meu”, gritava. Ela chorou, segurou as sacolas com força e enfrentou os policiais. Sem a presença do responsável de Maria, a administração solicitou apoio do Conselho Tutelar, que, depois de muita conversa, convenceu a menina a ir para casa em um carro do governo.

Em frente à Feira Permanente da Guariroba, ao Estádio Abadião e ao Supermercado Tatico, a situação se repete. Mas, nesses casos, a maioria das pessoas encontradas utilizavam os barracos para consumir drogas. Em frente ao Abadião, três homens — de 21, 24 e 33 anos — foram flagrados mantendo relações sexuais em uma cabana improvisada. Dois portavam isqueiros e cachimbos para utilizar drogas. Perto dali, cerca de 15 pessoas se escondiam em uma barraca de papelão. Todos foram revistados, mas acabaram fugindo. “Todos aqui consomem drogas há algum tempo. Não usamos no meio da rua para ninguém se expor. Por isso a gente se esconde”, disse um homem que se identificou como José, 44 anos.

Segundo o tenente Giuliando Enok, um dos responsáveis pela operação, alguns pontos são difíceis de serem alcançados, principalmente aqueles próximos ao metrô. “Quando nos veem chegando, jogam a droga nos trilhos do trem”, disse. O administrador de Ceilândia, Renato Santana, disse que repetirá a operação. Os moradores de rua são levados à delegacia e, então, encaminhados aos Centros de Referência em Assistência Social (Creas).



Administração fez mais


Além da retirada de moradores de rua, é visível mudanças na cidade. As árvores da região estão sendo podadas e a polícia tem feito rondas ostensivas contra os vendedores ilegais que atuam na conhecida "Feirinha do Rolo" no centro da cidade.


Fonte: Correio Braziliense

Juizado Especial de Trânsito

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios inaugurou, nesta terça-feira (20/4), mais uma base de atendimento do Juizado Especial de Trânsito no Fórum Desembargador José Manoel Coelho, em Ceilândia.

O objetivo é levar justiça aos chamados relacionados a acidentes no trânsito, ocorridos na cidade. O Juizado atenderá o público em duas viaturas, cada uma levará um conciliador, um policial e o motorista diretamente ao local onde ocorreu o acidente.

O Juizado Especial de Trânsito também atende os chamados das circunscrições de Brasília e de Taguatinga, e distribui os processos para os Juizados Especiais das respectivas regiões.





O Juizado de Trânsito é um serviço instalado pelo TJDFT, desde 1999, para atender à população no momento do acidente de trânsito. Uma vez acionada, a van vai ao acidente, onde no mesmo local já é feita a tentativa de acordo entre as partes, mas se não for possível o processo dará seguimento e será destinado a um dos juizados especiais.

O serviço é gratuito a todo e qualquer motorista que esteja envolvido em acidente, exceto quando envolvam viaturas oficiais e casos com vítimas. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, de 8h às 19.

O Juizado não atua em casos de acidentes que resultarem em lesões corporais de qualquer natureza, envolvendo viaturas oficiais, que causem danos ao patrimônio público, ou cujo autor seja pessoa jurídica (salvo microempresas). A fuga de uma das partes não impede o atendimento pelo Juizado de Trânsito, desde que o solicitante anote a placa do outro veículo envolvido.




Para chamar a unidade móvel do Juizado Especial de Trânsito ao local do acidente é só ligar para o 0800-644.2020.



Fonte: Correio Braziliense

domingo, 18 de abril de 2010

Suposto maníaco de Luziânia é encontrado morto

Ademar Jesus da Silva, 40 anos, o pedreiro suspeito de matar seis jovens em Luziânia, Goiás, foi encontrado morto neste domingo, por volta das 13h. Segundo um agente do Denarc, ele fez uma corda com algumas roupas e se enforcou.

Na última sexta-feira a Polícia Civil descobriu que ele, que assumiu ter cometido os seis assassinatos entre os dias 30 de dezembro e 22 de janeiro, usava três identidades. Ademar trocou de nome quando se mudou de Serra Dourada (BA) para Brasília (DF), pois era procurando pela polícia baiana por uma tentativa de assassinato em sua terra natal. Havia um mandato de prisão expedido pela Justiça contra ele. Ao chegar em Brasília, o pedreiro mudou o nome para Adimar.

A polícia também encontrou uma outra identidade, com os mesmos dados da segunda, mas expedida na Bahia. Para a Secretaria Estadual de Segurança Pública de Goiás (Sesp/GO), os documentos eram uma tentativa do suspeito de enganar a Justiça e talvez por isso ele não tivesse sido preso anteriormente, já que o pedido de prisão data de 2000.





Entre os dias 30 de dezembro de 2009 e 22 de janeiro deste ano, seis jovens com idades entre 14 e 19 anos desapareceram em Luziânia, a 196 km da capital Goiânia (DF), no entorno do Distrito Federal. O caso ganhou repercussão nacional e foi investigada, além da polícia, pela CPI do Desaparecimento de Crianças e Adolescentes, da Câmara dos Deputados.

O paradeiro dos jovens só foi solucionado na manhã de sábado, 10 de abril, quando o pedreiro Ademar de Jesus Silva, 40 anos, foi preso acusado de estuprar e matar os rapazes. Ele mostrou à polícia o local onde estavam os corpos dos garotos e, em entrevista, se disse arrependido e afirmou que pensava no sofrimento dos familiares dos jovens mortos. O pedreiro também declarou que foi vítima de abusos sexuais no passado e disse que cogitou o suicídio após a repercussão das mortes.



Fonte: Terra, ClicaBrasília e Correio Braziliense

sábado, 17 de abril de 2010

Ceilândia vai à final do Candangão 2010

De uma só vez, o Botafogo -DF perdeu a disputa por uma vaga na final do Candangão-2010, espaço na Copa do Brasil e o direito de disputar a Série D do Campeonato Brasileiro. Ao empatar com o Brasiliense em 2 x 2, a filial do time carioca viu o Ceilândia vencer o Ceilandense por 2 x 1 e assumir a segunda posição no quadrangular final da competição.

O Ceilândia chegou aos oito pontos, mesma pontuação do Botafogo-DF, mas o Gato terminou com um saldo melhor que o time de Túlio. Os dois fizeram sete gols na fase final, mas a filial do Fogão tomou 12, contra sete do alvinegro do DF.



No Serejão, pelo Botafogo-DF, Carlos Alberto marcou aos nove minutos e Michel empatou aos 13. O Brasiliense virou ainda no primeiro tempo, aos 38 minutos. No segundo tempo, Thompson deixou tudo igual aos 28 minutos, mas não foi o suficiente para garantir a classificação. Já no Abadião, Willian abriu para o Ceilândia, que ampliou com Rodrigo Melo. A Ceilandense só diminui com com Maninho, logo em seguida.




A Ceilandense fez um bom campeonato

A Ceilandense não tem do que reclamar do Candangão 2010. Apesar de ficar em 4º lugar no quadrangular final, a equipe ceilandense esteve liderando a primeira fase por um bom tempo e, por pouco, não se classificou para as finais. Tida como uma zebra pela mídia em geral, a equipe de Ceilândia pode provar que a parceria com o Atlético Goianiense-GO foi um sucesso, inclusive eliminando o ex-parceiro Gama da competição. Agora é esperar o ano que vem para tentar fazer uma final inédita com o time de Ceilândia.

Valeu!


Fonte: Correio Braziliense e Esporte Candango

Ex-administrador de Ceilândia é eleito governador do DF

Rogério Rosso é o novo governador do Distrito Federal. Ele foi eleito na tarde deste sábado (17/4), em sessão extraordinária da Câmara Legislativa com 13 votos a favor, número mínimo necessário para que não houvesse segundo turno.

Votaram no candidato peemedebista os deputados Aguinaldo de Jesus, Alírio Neto, Ailton Gomes, Batista das Coopertativas, Benedito Domingos, Benício Tavares, Cristiano Araújo, Dr. Charles, Eurides Brito, Geraldo Naves, Pedro do Ovo, Rogério Ulysses e Roney Nemer.

Wilson Lima, inicialmente cotado como favorito a vencer o pleito, recebeu apenas quatro votos, dos distritais Jaqueline Roriz, Milton Barbosa, Paulo Roriz e Raimundo Ribeiro. O candidato petista teve a preferência de seis dos parlamentares: Chico Leite, Eliana Pedrosa, Érika Kokay, Paulo Tadeu, Reguffe e Cabo Patrício.

O deputado Raad Massouh absteve-se na votação.

Rogério Rosso passa a ser o chefe do executivo local até o dia 31 de dezembro. A nova vice-governadora é Ivelise Longhi. Na próxima segunda-feira (19/4), haverá sessão solene na Câmara Legislativa, às 10h, para a tomada de possedo novo governador.



Fonte: Correio Braziliense, ClicaBrasília e Rede Globo

"Guerra" no Abadião

De olho na sorte do Botafogo-DF diante do Brasiliense, Ceilandense e Ceilândia fazem mais um derby, às 16h deste sábado, no estádio Abadião, pela rodada de encerramento da segunda fase do Candangão. Com os ânimos renovados após vencerem seus confrontos no último domingo, os times se enfrentam em busca da última vaga na final, mas não dependem apenas de suas próprias forças para chegar. Se houver um time vencedor do duelo, ainda precisa torcer para uma vitória do Jacaré, no estádio Serejão. Em caso de empate os dois morrem abraçados.

Os dois times são da mesma cidade, treinam lado a lado no mesmo Centro de treinamento, e nos três jogos que disputaram até o momento foi uma vitória para cada lado e um empate.



Ceilandense

O técnico Mozair Barbosa jura: “treinamos lado a lado, mas não tem essa de dar uma espiadinha não, cada um faz o seu”, revela o treinador sobre o fato das duas equipes treinarem em campos lado a lado.

Curiosidades a parte, só a vitória interessa ao rubro negro para conseguir uma vaga na decisão. A boa noticia é que o zagueiro Rizo, poupado de alguns treinamentos durante a semana, devido a um problema na coxa direita está liberado e vai para o jogo.

Desfalque certo só mesmo o meio campo Esquerdinha. O experiente atleta, que sofreu com lesões durante todo campeonato, continua machucado e vai ser baixa entre os titulares. No ataque, depois de marcar três gols contra o Botafogo-DF, Douglas ganha uma chance no time principal.

“Estamos crescendo de produção, fizemos dois bons jogos contra o Brasiliense, apesar das derrotas, e uma grande partida diante do Botafogo-DF, é importante estar em ascensão nessa fase decisiva” opinou o treinador Mozair Barbosa




Ceilândia

“No caso de Ceilândia e Ceilandense é: o amigo mora ao lado. Nos respeitamos muito e quem ganha com isso é a cidade de Ceilândia", opinou o treinador do Gato Preto, Adelson Almeida, também sobre o fato dos dois times treinarem lado a lado.

Se no vizinho os desfalques são poucos, no Ceilândia além de serem muitos, eles são importantes. O meio campo Allan Delon e o artilheiro do time, Dimba, treinaram separados durante toda semana e são dúvidas. O caso de Allan Delon é mais complicado e se o atleta for para o jogo deve começar no banco de reservas.

Já Dimba, em a situação mais branda, tem grandes chances de começar entre os titulares. O outro desfalque é o defensor Edimar, que vai cumprir suspensão pelo terceiro cartão amarelo. Celso está confirmado na vaga.



Ceilandense x Ceilândia - 17/04/10 - sábado - 16h00 - estádio Abadião (Guariroba)


Fonte: Esporte Candango

Apollo 4 foi melhor

O Apollo 4 mostrou sua força diante do Guarany no clássico local realizado no último domingo no Abadião. Foi a 1ª rodada do Candangão feminino 2010.

Placar final:

Guarany 0 x 2 Apollo 4



O jogo agora é outro


Para este domingo, o Apollo 4 enfrenta a forte equipe do Cresspom no Abadião e o Guarany vai ao campo da Católica jogar contra o combinado do Capital/Católica.


Apollo 4 x Cresspom - 18/04/10 - domingo - 14h00 - estádio Abadião (Guariroba)
Capital/Católica x Guarany - 18/04/10 - domingo - 10h00 - campo da Católica (Taguatinga)


Fonte: Federação Brasiliense de Futebol

Imagem: Pôr do Sol em Ceilândia




Fonte: blog Ceilândia City

domingo, 11 de abril de 2010

Ainda há uma chama...

Os times da cidade que disputam o Candangão masculino conseguiram vitórias importantes neste domingo. O Ceilândia venceu o Brasiliense jogando em casa, já a Ceilandense devolveu as derrotas que vinha sofrendo para o Botafogo-DF com uma goleada.

Com o resultado o Ceilândia vai a 5 pontos e encosta no Botafogo-DF, que vai enfrentar o Brasiliense no próximo domingo no Serejão. Já a Ceilandense, com 4 pontos, faz um clássico daqueles com o Ceilândia - quem vencer pode se classificar para a final do Candangão 2010 (tudo de olho no jogo do Botafogo-DF - caso o fogo-DF vença, está classificado).


Placar Final:

Ceilândia 2 x 1 Brasiliense (estádio Abadião)
Botafogo-DF 1 x 4 Ceilandense (estádio do Cave)


Fonte: Esporte Candango

Vídeo: Laura - Em Memória dos Anônimos

Espetáculo teatral da Cia Imaginária de Teatro, de 13 de abril a 02 de maio no Centro Cultural de Ceilândia - próximo a estação do metrô (estação Ceilândia Norte), a caminho do supermercado Tatico.

sábado, 10 de abril de 2010

Caso de Luziânia pode ter sido solucionado

A Polícia Civil de Goías confirmou no final da tarde deste sábado o desfecho do caso dos jovens desaparecidos em Luziânia. O pedreiro Admar de Jesus, 40, confessou que matou os seis meninos e escondeu os corpos.

Segundo o diretor da Polícia Civil do estado, Aredes Correia, após a confissão, o suspeito teria indicado aos policiais o local em que estariam os seis corpos. Até o começo da noite, os peritos já haviam desenterrado dois dos corpos, que já estavam em estado avançado de decomposição. Neste domingo pela manhã, serão retomados os trabalhos.

As vítimas foram enterradas em uma área deserta de mato entre as cidades de Luziânia e Cristalina, ambas em Goiás. O suspeito passará esta noite preso na delegacia pública de luziânia.

Segundo a PC, Admar é um um ex-presidiário, psicopata, com histórico de vários crimes sexuais e de pedofilia. Ele teria sido solto em 23 de dezembro com o benéficio da progressão de pena e uma semana depois foi registrado o primeiro de uma série de sumiços na cidade.



Fonte: ClicaBrasília, Rede Record, Band Cidade e Rede Globo

Fórum terá atividades suspensas

Em razão da substituição de mobiliário e seguindo o calendário abaixo especificado, o expediente de serviços administrativos e de varas do Fórum de Ceilândia será suspenso a partir da próxima segunda-feira, 12/4. Os novos móveis respeitam todas as atuais normas de ergonomia. A mudança faz parte do Projeto de Modernização do Mobiliário e dos Ambientes de Trabalho (PROMOB) do Tribunal, desenvolvido por meio da Secretaria de Patrimônio. A iniciativa também está prevista no Projeto Reviver do TJDFT.

O Reviver é um projeto da Administração do TJDFT que consiste em recuperar as edificações do Tribunal, desgastadas pela ação do tempo. O projeto prevê ações de engenharia, arquitetura e paisagismo e outros serviços menores, como a troca de mobiliários e computadores. O objetivo é proporcionar mais conforto aos magistrados e servidores e, dessa forma, melhorar o atendimento aos usuários da Justiça.

A determinação de suspensão do expediente para a instalação e montagem de novo mobiliário no Fórum de Ceilândia está na Portaria Conjunto Nº 17, de 5 de abril de 2010. Os prazos judiciais que se iniciem ou completem nos dias em que o expediente estiver suspenso, serão prorrogados para o primeiro dia útil subsequente.

Confira as datas em que cada Vara terá o expediente suspenso:

12/4
1ª Vara Criminal
1ª Vara de Família
3ª Vara de Família
3ª Vara do Juizado Especial Cível

13/4
1ª Vara Criminal
1ª Vara de Família
3ª Vara de Família
3ª Vara do Juizado Especial Cível
2ª Vara do Juizado Especial Criminal
Núcleo de Segurança e Transporte
Seção de Comunicação
Centro de Processamento de Dados
Posto de Redução a Termo

14/4
2ª Vara do Juizado Especial Criminal
2ª Vara Cível
Núcleo de Segurança e Transporte
Seção de Comunicação
Centro de Processamento de Dados
Posto de Redução a Termo
Diretoria do Fórum
Serviço de Reprografia
SERAV/Psicossocial

15/4
1ª Vara Cível
2ª Vara Cível
1ª Vara do Juizado Especial Cível
2ª Vara do Juizado Especial Cível
1ª Vara do Juizado Especial Criminal
Diretoria do Fórum
Serviço de Reprografia
SERAV/Psicossocial
Setor de Informações

16/4
1ª Vara do Juizado Especial Cível
2ª Vara do Juizado Especial Cível
1ª Vara do Juizado Especial Criminal
1ª Vara Cível
2ª Vara de Família
2ª Vara Criminal
3ª Vara Criminal
Tribunal do Júri
Setor de Informações
Posto de Serviço Predial
Sala dos Oficiais
Posto de Distribuição de Mandados
Contadoria-Partidoria
Distribuição
Protocolo Integrado
Arquivo
Depósito Público
Posto de Apoio Judiciário - PAJ
Posto de Análise, Classificação e Cadastro de Processos
Posto de Serviço de Saúde

19/4
Arquivo
Depósito Público
Posto de Apoio Judiciário - PAJ
Posto de Análise, Classificação e Cadastro de Processos
Posto de Serviço de Saúde



Fonte: Jornal Alô Brasília e Correio Braziliense

Crianças não tem locais para diversão

QNP 14 - O mato alto tomou conta do local que um dia foi um parquinho para diversão. As duas gangorras estão quebradas. Uma delas foi parar no chão. Nos balanços, o único que sobrou foi emendado com pedaços de arame. Mas, logo embaixo, a água da chuva misturada com barro formou uma poça de lama.

Perto do parque, na QNP 10, mais abandono. No parquinho, muito mato e ferrugem no que restou dos brinquedos. Fábio passeia com a filha no carrinho. É o jeito, né? “Já denunciei várias vezes, na administração, mas eles nunca limpam. Tem que ficar insistindo”, conta o vigilante Fábio Reis.

Na QNR 4, os cincos brinquedos do parque estão destruídos. Não tem mato, mas sobra ferrugem. Um risco para as crianças. A gangorra está sem o banquinho e dos balanços só restaram as correntes, enferrujadas.

“Eu não deixo vir porque pode se machucar. Você pode ver que a praça também está toda quebrada”, mostra o policial militar Juarez Ferreira.

Perto da 15ª Delegacia de Polícia fica a Praça dos Eucaliptos. Uma área de lazer que virou ponto de tráfico e consumo de drogas. O local já está sendo chamado de “Nova Cracolândia da Ceilândia”. Com medo, os moradores deixaram de frequentar o local.

“A segurança aqui é zero. Tem esse pessoal que fica aí e fuma o dia todo. A qualquer hora do dia que você passar está cheio. Eu tenho medo. Só passo quando vejo alguém”, confessa a professora Vanderlena da Silva.

A Administração da Ceilândia informou que 17 praças e quadras já foram reformadas. Onze foram construídas e outras três ficarão prontas até junho.



Fonte: Rede Globo

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Superclássico Feminino

O 14º Candangão Feminino vai começar neste domingo e os times da casa já fazem o grande clássico da cidade. Guarany e Apollo 4 medem forças, antes do jogo do Ceilândia/Brasiliense, para ver quem é a melhor equipe da cidade.

Os jogos entre os dois combinados constumam ser bem animados e com uma chuva de gols. Emoção até o último minuto.


Então não perca:

Guarany x Apollo 4 - 11/04/10 - domingo - 13h00 - estádio Abadião (Guariroba)


Fonte: Federação Brasiliense de Futebol

Ê vida difícil!

Mesmo em situação complicadíssima na tabela, a Ceilandense mantém um discurso, no mínimo, bastante otimista. Lanterna do quadrangular semifinal, a rubro-negra precisa vencer os dois jogos restantes — Botafogo-DF e Ceilândia —, e torcer para o time da estrela solitária não pontuar. No entanto, o ânimo da cúpula é de fazer inveja.

“Não estamos eliminados de forma nenhuma. Muito pelo contrário. Perder para o Brasiliense é normal. Eles farão os 18 pontos nesta fase. Nossa decisão é domingo, contra o Botafogo-DF, e vamos sair de campo vitoriosos”, dispara o dirigente Neymar Frota, braço direito do presidente do clube, Marcelo Cruz Alves.

Para piorar a situação do time, o meia Esquerdinha está fora do próximo jogo, e talvez até do restante do campeonato. “Fiquei me tratando e fui para o sacrifício ontem (quarta-feira). Mas a minha coxa direita voltou a doer na mesma região. Tanto que saí do campo aos 35 minutos do primeiro tempo. Só vou poder ajudar na parte emocional. Está complicado, mas não perdido”, declarou o experiente jogador. O time já mostrou ser totalmente dependente do camisa 10.



Ceilândia também crê em milagre

Com apenas dois pontos no quadrangular final, o Ceilândia ainda crê em classificação também. O time deverá vencer os seus dois jogos (Brasiliense e Ceilandense) e torcer por tropeços do Botafogo-DF e Ceilandense. Ô vida difícil...


Próximo jogos:

Ceilândia x Brasiliense - 11/04/10 - domingo - 16h00 - estádio Abadião (Guariroba)
Botafogo-DF x Ceilandense - 11/04/10 - domingo - 16h00 - estádio do Cave (Guará)


Fonte: Correio Brasiliense e Federação Brasiliense de Futebol

terça-feira, 6 de abril de 2010

Teste de fogo para o Ceilândia

O jogo desta quarta-feira a ser disputado por Botafogo-DF e Ceilândia, no Estádio do Cave, vai encaminhar o dono da segunda vaga na decisão do torneio local. Como está disparado na liderança, o Brasiliense já está praticamente classificado para a decisão, e uma derrota para o time da estrela solitária praticamente significa o adeus do Gato na competição.

Por isso, seria importante contar com todos os atletas. Mas, suspensos, Dimba, Allan Delon e Vieira não enfrentam o Botafogo-DF. "Sinceramente, eu estou bastante chateado por não participar dessa partida, cara. Agora que estou evoluindo. Queria muito ajudar o time dentro de campo. Mas como não tem jeito, pois tiraram a gente do confronto, vou dar um apoio de outras formas. Como moro no hotel que o time se concentra, vou conversar com os caras e dar uma força. Mas o Fabinho e o Cassius não vão sentir a pressão", acredita Allan Delon.

E é justamente nisso que aposta o técnico Adelson de Almeida. "Poderia até colocar alguns jogadores mais rápidos. Mas em um momento como esse, de definição, a experiência pesa e muito", determinou.



Além de escolher Fabinho e Cassius para substituir Allan Delon e Dimba, respectivamente, Adelson de Almeida vai lançar Diego Tezelli no meio de campo na vaga de Vieira. Assim, Daniel atuará como primeiro volante, recuando um pouco mais. Outra alteração testada pelo comandante do Ceilândia foi a entrada de Bruno na ala direita. Dessa forma, Diogo passou para o ataque, e Cafu deixou o time.



Ceilandense no sufoco...

A Ceilandense vai ter que suar para arrancar 3 pontos do Brasiliense, e ainda na casa do adversário. Uma vitória dá chances de classificação para o Dragão de Ceilândia.


Botafogo-DF x Ceilândia - 07/04/10 - quarta-feira - 20h30 - estádio do Cave (Guará)
Brasiliense x Ceilandense - 07/04/10 - quarta-feira - 20h30 - estádio Bezerrão (Taguatinga)


Fonte: Correio Braziliense e Federação Brasiliense de Futebol

domingo, 4 de abril de 2010

Ceilandense leva chocolate

Jogando em casa pela terceira rodada da 2ª fase, a Ceilandense apanhou de 4 x 2 do Brasiliense de Taguatinga. A cada dia que passa a situação dos times de Ceilândia complica, e nem se pode culpar o Abadião.


Final: Ceilandense 2 x 4 Brasiliense


Fonte: Esporte Candango

sábado, 3 de abril de 2010

XIV Campeonato de Futebol Feminino do DF - 2010

Vai começar o 14º Campeonato de Futebol Feminino do DF.
Veja quais serão as equipes que participarão desta competição:

Ajax - São Sebastião
Apollo 4 - Ceilândia
Ascoop - Núcleo Bandeirante
Bandeirante - Núcleo Bandeirante
Capital/Católica - Taguatinga
Cresspom - Plano Piloto
Guarany - Ceilândia
River Playt - Planaltina
Santa Maria - Santa Maria


Os times fazem apenas o um jogo entre cada equipe e os 4 primeiros avançam a 2ª fase. Nesta fase haverá jogos de ida e volta (deste modo: 1º colodado x 4º colocado // e 2º colodado x 3º colocado), os dois (2) melhores se classificam as finais.

Os primeiros jogos começam no próximo domingo, dia 11/04/10.


Fonte: Federação Brasiliense de Futebol

Ceilândia se distancia da vaga da final

Ceilândia e Botafogo-DF ficaram no empate neste sábado pela terceira rodada do quadrangular semifinal do Campeonato Candango. Jogando no Estádio Abadião, a filial brasiliense do time carioca abriu o placar aos 34 minutos da primeira etapa com o atacante Zé Carlos, artilheiro da competição. O time da casa chegou ao empate no primeiro minuto do segundo tempo, com o meia Allan Delon. Com o resultado, o Botafogo-DF chega a 4 pontos e dorme o sábado na segunda colocação. Neste domingo, Ceilandense e Brasiliense se enfrentam no mesmo estádio, às 16h. O Jacaré é o líder, com seis pontos. Já o Ceilandense dorme na lanterna esta noite.


Final: Ceilândia 1 x 1 Botafogo-DF.


Fonte: Correio Braziliense e Futebol Interior

Suposta morte por cirurgia plástica

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e a 23ª Delegacia de Polícia (P Sul) investigam a morte de Kelma Macedo Ferreira Gomes, 33 anos, que era assessora do ministro das Cidades, Márcio Fortes. Ela estava internada desde terça-feira no Hospital São Francisco, em Ceilândia, e morreu por volta do meio-dia de ontem. Segundo pessoas próximas à família dela, a causa teria sido uma pneumonia. Sete dias antes, Kelma havia passado por uma lipoescultura no Hospital Goiânia Leste, no Setor Universitário da capital goiana. Familiares negam qualquer relação entre a operação e a morte da assessora. O promotor de Defesa dos Usuários dos Serviços de Saúde (Pró-Vida), Diaulas Ribeiro, encaminhou o corpo de Kelma ao Instituto de Medicina Legal (IML) para necrópsia.

Kelma acompanhava o ministro Márcio Fortes havia oito anos. Segundo a amiga Adriana Cavalcante, 35 anos, que também trabalha no ministério, a assessora não tinha problemas de saúde. “Trabalho com ela há quatro anos. Ela estava sempre saudável, feliz e de bem com a vida. Eu a considerava como uma irmã”, disse, emocionada, no Hospital São Francisco.

Ainda de acordo com Adriana, Kelma começou a procurar este ano um lugar para realizar a cirurgia plástica nos braços, nas pernas, nas costas, na barriga, além de colocar implantes de silicone. Ela escolheu o hospital de Goiânia, que teria cobrado R$ 9 mil pelo procedimento. Em Brasília, a operação custava cerca de R$ 11 mil. Com a cirurgia marcada para o último dia 26, Kelma teve de retornar mais cedo do Rio de Janeiro, onde acompanhou o ministro Márcio Fortes no Fórum Urbano Mundial. A assessora chegou a Brasília dois dias antes da operação (veja cronologia).

Kelma deu entrada no hospital goiano com o marido, Fredson Silva, por volta das 19h do último dia 25. A cirurgia começou às 6h30 do dia seguinte. Durou 3h. A paciente teria sido liberada pelo médico e voltou a Brasília de carro na manhã de sábado, às 8h. Na terça-feira, deu entrada no Hospital São Francisco. O primeiro diagnóstico dos médicos foi embolia pulmonar, que culminou em uma pneumonia, conforme o hospital informou aos parentes e amigos.

Segundo um médico consultado pelo Correio, a maioria dos pacientes recebe alta 24h após a operação. Mas cabe ao cirurgião e à pessoa operada o “bom senso” e cuidados no pós-operatório. O atestado médico para quem se submete a uma lipoescultura é de 15 a 30 dias. O médico que operou Kelma, em Goiânia, trabalha numa clínica particular no Guará.



Para maiores informações visite o site da fonte.


Fonte: Correio Braziliense

sexta-feira, 2 de abril de 2010

A Ceilandense parte para o tudo ou nada

Entre uma conversa e outra com a comissão técnica e a imprensa, Mozair Barbosa fez uma promessa em seu primeiro dia de trabalho como novo técnico da Ceilandense. "Eu fui contratado para ser campeão, se isso não acontecer vou ficar muito triste", disparou.

Contratado para substituir João Carlos Cavalo, que pediu demissão na tarde da última segunda-feira, o novo comandante fez questão de elogiar o trabalho anterior. "Tenho boas recomendações do Cavalo, ele é um estrategista também gosto de estratégia",revelou.

Do atual elenco do rubro negro, Mozair já trabalhou com doze jogadores. E aposta no grupo para chegar a final. " Eu gosto de desafios."

O primeiro desafio de Mozair será diante do líder, Brasiliense, no domingo às 16h, no Abadião. O confronto diante do favorito ao título não intimida o treinador. "Se nós ganharmos foi do líder, se perdermos será para o Brasiliense", filosofou.



Ceilandense x Brasiliense - 04/04/10 - domingo - 16h00 - estádio Abadião (Guariroba)


Curiosidade: O blog História dos Clubes Nacionais traz toda a história da Ceilandense. Vale uma visita neste link.


Fonte: Esporte Candango

Bueiros escancarados

Em Ceilândia, os bueiros abertos estão por todos os lados e preocupam motoristas e pedestres. Um morador, cansado de esperar uma resposta da administração, nos mandou fotos do carro dele que caiu dentro de um bueiro destampado. Em um passeio pela cidade, é fácil ver bueiros destampados, uma armadilha. Os pedestres também precisam ter cuidado redobrados.

“Visibilidade zero, má sinalização, está meio complicado”, afirmou um motorista. “Você pode cair em um buraco e estragara as rodas do carro ou pode desviar do buraco e acertar alguém. É difícil”, relatou outro condutor. Os pedestres têm que ter cuidado redobrado. “Logo perto de uma parada, a pessoa desce do ônibus e pode cair e machucar”, afirmou uma moradora.

O carro de do comerciante Fábio Leal caiu em um bueiro na NM3 em agosto do ano passado. Uma foto feita na época mostra como o carro ficou preso no buraco. O comerciante gastou mais de R$800 no conserto e, sete meses depois o bueiro continua destampado. “Até hoje não foi solucionado nada, o buraco continua do mesmo jeito e o que a gente quer e que as autoridades venham tomar uma providência com esse descaso que há aqui no Setor P Norte”, contou.

A administração prometeu fechar o bueiro, mas ele continua dando prejuízos. “Todo dia eu passo aqui e faço foto para deixar registrado que não houve ação da administração”, afirmou um morador. Pouco mais de cem metros depois de um bueiro, a reportagem do DFTV encontrou outro bueiro aberto, com tampas quebradas e o localizado no meio de um balão onde há grande circulação de carros.

“Toda a região da Ceilândia está esburacada, com bueiros abertos. Não tem escapatória para a chuva. Esse bueiro no meio do balão é muito perigoso, principalmente à noite. Se você levar uma fechada, é perigoso ocorrer um acidente ou uma coisa maior”, disse o comerciante Thiago Moreira.

Desde quarta-feira, a reportagem do DFTV tenta falar com o administrador da Ceilândia, Renato Santana, mas ele não retorna as ligações.



Fonte: Rede Globo

Miss DF 2010 é do Cruzeiro


A bela morena estudante do curso de Direito é a nova Miss Distrito Federal. Lidiane Matos foi eleita na madrugada do último domingo (28/ 03). Depois de duas horas e vinte minutos de evento no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. “Quando falou meu nome eu não acreditei”, disse a Miss DF 2010.

Lidiane disse que em alguns momentos pensou até em desistir do concurso, mas o apoio da família e amigos foi fundamental para dar mais ânimo à candidata para encarar o desafio. Segundo ela, a maior dificuldade foi a timidez, mas a partir do relacionamento com outras candidatas e profissionais foi possível ficar mais a vontade. “Fui bastante calma, respirei fundo e consegui”, detalhou a candidata. Passada a fase na etapa do Distrito Federal, é a hora de se preparar para o Miss Brasil que será realizado dia 08 de maio em São Paulo.


Veja as dez primeiras:

1º lugar – Miss Distrito Federal 2010 – Lidiane Matos
2° Lugar – Caroline Lasneaux (Miss Taguatinga)
3° Lugar – Narahyane Rocha (Miss Jardim Botânico)
4° Lugar – Vanessa Passos (Miss Lago Norte)
5° Lugar – Graziela de Souza (Miss Guará)
6º Lugar - Mariane Macaio (Miss Brasília)
7º Lugar - Mayara (Miss Sobradinho II)
8º Lugar - Paula Cristina (Miss Ceilândia)
9º Lugar - Thainá Magalhães (Miss Riacho Fundo II)
10º Lugar - Thays Ariani (Miss Riacho Fundo I)



Fonte: blogs Notícias de Fato, Mais Um Café, Por Favor!, Corrente Juventude e jornal Tribuna do Brasil

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Ceilândia tem que vencer para pensar em final

Dois jogos, um empate e uma derrota. Com apenas um ponto no campeonato, e na última colocação do quadrangular semi final, o Ceilândia ainda acredita na classificação. " Nada está perdido, o Ceilândia ainda está vivo na competição", pregou o atacante Dimba.

O discurso do capitão do Gato é o mesmo do técnico Adelson Almeida. Porém, o comandante acredita que só com uma vitória mantém o time na briga. "A vitória sobre o Botafogo vai nos colocar na briga, mas se perdermos ficará complicado", pregou Adelson.

Para o confronto de vida ou morte, o técnico Adelson Almeida poderá ter o desfalque do meia Allan Dellon. Com dores musculares, o meio campista não treinou nesta terça.



Ceilândia x Botafogo-DF - 03/04/10 - sábado - 16h00 - estádio Abadião (Guariroba)


Fonte: Esporte Candango

Encontro de basquete de rua

Não é só o basquete profissional do Universo que encanta os brasilienses. Começará, no próximo dia três, o Circuito Distrito Federal de Basquete de Rua 2010. Os jogos acontecerão na Praça do Cidadão em Ceilândia Norte. A Central Única de Favelas do Distrito Federal é a organizadora do evento.

As inscrições se encerraram no último dia 27 e a previsão era de que 42 equipes masculinas e quatro femininas se inscrevessem, mas devido à grande procura, foram 46 times masculinos e seis femininos inscritos. As etapas acontecerão durante os sábados de abril, ou seja, os dias 3, 10, 17 e 24. Na edição anterior, aproximadamente 15 mil pessoas passaram pela Praça do Cidadão a cada sábado. Para este ano, a organização do circuito espera superar o número de expectadores.

Será a quarta edição da etapa brasiliense. E assim como nas edições passadas, os vencedores do DF garantirão vaga no campeonato nacional, que acontece no Rio de Janeiro, em outubro.

A equipe de maior destaque da competição são as Meninas Super Poderosas. As três conquistas locais e o terceiro lugar nacional credenciam o time ao favoritismo na edição deste ano. A capitã Eleoana não se preocupa com a pressão por defender o título e promete que o time continuará com o mesmo nível. “O pessoal sempre espera que a gente demonstre o mesmo jogo de antes. Vamos tentar manter o padrão. Se nos classificarmos para o brasileiro, vamos superar as conquistas passadas”, contou. A jogadora, que também trabalha como segurança, torce para que o basquete feminino cresça cada vez mais. “Mais meninas jogando dá uma cara nova ao basquete. Esse ano são seis equipes, mas torcemos para que seja cada vez mais, por que hoje nem chega aos pés do número de times do masculino”, afirmou.

A Liga Internacional de Basquete de Rua (LIIBRA) vai eleger os melhores jogadores da etapa nacional para que integrem a seleção de basquete. Os ‘Reis da Rua’ brasileiros participam da primeira edição do circuito mundial, que está prevista para este ano.

O basquete vai ser a atração principal, mas para quem não for entrar em quadra, há outras opções. Será montada a feira Black, onde serão vendidos roupas e acessórios da cultura hip hop. Os projetos sociais da CUFA-DF serão expostos em uma tenda, para que o público conheça a entidade. A praça de alimentação será destinada aos comerciantes locais e prometem oferecer comida a preços acessíveis. Os dançarinos de break poderão mostrar habilidade em um espaço com muita música. Além da parte de utilidade pública onde serão dadas dicas de saúde e será feita a aferição de pressão.

Para encerrar a etapa brasiliense, no dia 24 acontecerá o festival Elemento e Movimento com o rapper Thaíde, o grupo GOG, Angel Duarte e artistas locais. No mesmo dia, estão previstas as semifinais e finais dos campeonatos masculinos e femininos.



Fonte: Tribuna do Brasil e Correio Braziliense

Imagem: Tá parado!

As imagens a seguir são do blog Alvo Público, um site que tras notícias de diversas cidades do DF. Na primeira imagem temos a pista de ligação Ceilândia/Samambaia que se encontra parada. A segunda mostra um bueiro cheio de lixo no centro da cidade.





Fonte: Thiago Interaminense do blog Alvo Público aqui e aqui

Histórias de Ceilândia

A cidade de Ceilândia comemorou, neste último fim de semana, 39 anos de existência, aparentemente sem se lembrar de seus criadores. Seu idealizador, por sinal, Otomar Lopes Cardoso, faleceu há dois meses, em Natal, aos 74 anos de idade, sem que sobre ele aparecesse uma linha sequer nos jornais de Brasília.

Otomar veio do Rio Grande do Norte para Brasília, a convite do governador Hélio Prates da Silveira, para ocupar o cargo de Secretário de Serviços Sociais. Foi no exercício desse cargo que ele procurou solução para o então mais grave problema social da cidade: as favelas, chamadas de “invasões”, nas quais viviam mais de 70 mil pessoas. A “Invasão do IAPI” era a maior delas e tinha esse nome por situar-se nas proximidades do antigo hospital do IAPI (extinto Instituto de Aposentadoria e Pensão dos Industriários), em frente da entrada da Candangolândia.

A solução encontrada e aprovada pelo governador consistiu em urbanizar uma área, próxima de Taguatinga, dividi-la em lotes e para eles transferir os ocupantes das “invasões”. Os barracos seriam remontados nos fundos dos lotes, para permitir que, com o tempo, pudessem ser construídas, na frente, casas de alvenaria.

Otomar lançou a Campanha de Erradicação das Invasões, cuja sigla era CEI. Daí o nome Ceilândia. Era um trabalho gigantesco, visto até com certa reserva, por exemplo, por outro potiguar, o diretor-presidente do Correio Braziliense, Edilson Cid Varela, um dos primeiros a tomar conhecimento da Campanha. Ele deu, no jornal, porém, toda cobertura e apoio à iniciativa.

O que parecia quase impossível, tornou-se realidade pelas mãos competentes da assistente social da Fundação do Serviço Social Maria de Lourdes Abadia, a quem coube comandar a equipe encarregada de fazer o levantamento das famílias que tinham direito aos lotes e de promover a transferência dos barracos. O destaque por ela conseguido, com o bom trabalho realizado, abriu-lhe caminho para uma carreira política que a levou à Câmara dos Deputados e até ao Governo do Distrito Federal.

Otomar tinha a idéia de montar, nas entradas do Distrito Federal, postos de orientação para famílias de imigrantes, as quais seriam informadas sobre inexistência de local para morar e sobre as dificuldades de obter trabalho. Se quisessem, teriam ajuda para voltar ou para dirigir-se a outros destinos. Seria a forma de ao menos inibir a formação de novas favelas. A idéia, porém, não chegou a ser posta em prática. O governo de Hélio Prates estava se encerrando. E aí vieram governantes que até estimularam a vinda de imigrantes, acenando com a possibilidade de ganharem lotes aqui. O inchaço demográfico – que ocorreu em todos os grandes centros urbanos – foi aqui incentivado também graças à autonomia política e administrativa que alguns políticos conseguiram para o Distrito Federal, pois esses “assentados” poderiam ser convertidos em eleitores quase cativos. E deu no que deu.

A história de Ceilândia foi aqui lembrada não apenas pelo seu aniversário, mas também em homenagem póstuma a Otomar Lopes Cardoso.


José Ricardo da Costa
* O autor é jornalista.


Fonte: Blog do Zé Ricardo

Acusado de crimes sexuais é preso

Pelo menos 32 mulheres podem ter sido estupradas por um homem preso em Ceilândia. Reconhecido ontem por 10 mulheres como autor de violência sexual, R.V.M., 28 anos, está detido provisoriamente na 24ª Delegacia de Polícia (Setor O). A maior parte dos ataques ocorreu na cidade e teve vítimas com aparência semelhante.

Agentes da 24ª DP prenderam o suspeito em uma rua de Ceilândia, por volta das 6h30 de ontem, cumprindo mandado de prisão temporária. Na delegacia, as mulheres o identificaram por fotos e com a presença do acusado. As vítimas reconheceram a aparência e a voz.

Apenas na 24ª DP, R. é acusado de seis estupros. Somadas, as ocorrências nas outras três delegacias da cidade — 15ª, 19ª e 23ª — chegam a 17, totalizando 23 suspeitas somente em Ceilândia. Quando considerados os registros em delegacias especializadas, as acusações que se encaixam no perfil do preso sobem para 32. Os crimes começaram em agosto de 2008. Segundo o delegado-chefe da 24ª DP, Fernando Batista Fernandes, todas as ocorrências registram a mesma maneira de agir e a descrição física do criminoso.

Em Ceilândia, a maioria dos ataques se centrou no P Sul: cerca de 70%. Para os investigadores, o acusado, apesar de não ter endereço fixo, devia possuir local para ficar na região. Os horários dos ataques eram variados, sem concentração em um período do dia. Na maioria das investidas, o agressor se aproximava em um bicicleta ou em um carro, de modelo Fiat Uno. “Algumas vítimas foram ameaçadas com arma de fogo e uma relatou disparo”, detalhou o delegado.

Para Fernandes, R. buscava maneiras de minimizar as provas. Nos ataques registrados, não houve penetração. Segundo ele, as mulheres foram obrigadas a tocar e serem tocadas pelo agressor. Ele as forçava a fazer sexo oral. Segundo Fernandes, ao se adiantar e dizer, quando foi preso, que os policiais não encontrariam provas para incriminá-lo, o acusado reforçou as suspeitas. Os investigadores, porém, buscarão vestígios do material genético do acusado também nas roupas da vítimas.

Além da localização e do modo de agir, a polícia identificou semelhanças entre as mulheres abordadas. “Normamente, elas tinham o mesmo perfil, nenhuma aparência destoava muito. Pareciam até parentes”, frisa o delegado. Segundo Fernandes, elas eram morenas claras, magras e possuíam cabelos lisos. As idades das vítimas variaram entre 11 e 19 anos.

Orientado por advogado, R. se negou a depor. O acusado estava em regime semiaberto por um latrocínio cometido em 2004 e foi indiciado pelo crime de estupro. Se condenado, pode receber de 6 e 10 anos por cada crime. Agora, serão cumpridos mandados de busca e apreensão para recolher a bicicleta, o carro e roupas do acusado. Por enquanto, R. está detido em ala separada na 24ªDP. A prisão temporária dura 30 dias e pode ser renovada uma vez pelo mesmo tempo, para apuração do caso. Depois, deve ser pedida a prisão preventiva.



Fonte: Correio Braziliense e Rede Record