sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Parecer favorável ao novo Mané Garrincha

O Conselho de Planejamento Urbano do Distrito Federal (Conplan) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) enviaram, nesta quinta-feira (23/9), parecer favorável ao projeto de ampliação e construção do novo Mané Garrincha. O projeto já seguiu para a Administração de Brasília que fez algumas exigências normativas. De acordo com a assessoria de imprensa da Administração, assim que as exigências forem cumpridas no projeto, o órgão poderá conceder o alvará de construção.

Durante a encontro realizado ontem, os conselheiros fizeram algumas sugestões, como a ampliação do corredor que ligará o estádio ao Centro de Convenções Ulysses Guimarães e, ainda, a criação de um espaço neste corredor para lojas no local. De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Seduma), o objetivo é criar uma vivência no local, mesmo depois da Copa das Confederações, em 2013, e da Copa do Mundo, em 2014.

Com as sugestões, o projeto ainda não está fechado. Mas a previsão é de que R$ 696 milhões sejam gastos na construção dos 342 mil metros quadrados e 57 metros de altura do Mané Garrincha. Além disto, estão previstos no projeto: 70 mil lugares, estacionamento para ônibus fretados e carros, dois helipontos, área para patrocinadores, um museu do esporte, tribuna para imprensa, o corredor que ligará o estádio ao Centro de Convenções, ao Parque da Cidade e ao futuro Parque Burle Marx, que será criado na Asa Norte, entre outras coisas.

De acordo com a Seduma, o projeto será todo sustentável, com reaproveitamento de água da chuva e placas de uso racional de energia solar. O órgão explica ainda que o projeto do estádio não irá ferir o tombamento da cidade. O projetista arquitetou de forma que o novo Mané Garrincha respeite as obras de Oscar Niemeyer e não fiquem destoantes bem no centro da cidade, já que o estádio fica no Eixo Monumental.

Além das sugestões, a reunião de quinta-feira, segundo a secretaria, foi baseada, principalmente, sobre as críticas da imprensa em relação a viabilidade dos estádios que serão construídos no Brasil após a Copa do Mundo.



Os conselheiros também discutiram a possibilidade de Brasília se tornar cidade sede da abertura da Copa do Mundo. A Seduma explica que os conselheiros acreditam na chance de Brasília, porque o Mané Garrincha está localizado no centro da cidade e terá um amplo espaço de estacionamento, em relação as outra concorrentes, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Outro aspecto apontado é o fato do estádio estar localizado próximo do Setor Hoteleiro da cidade e também nas proximidades de lojas, shoppings e áreas de lazer.


Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário: