quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Imagem: Obras começam a modificar o Mané Garrinha

Veja como está o andamento da obra de construção do novo Mané Garrincha.




Fonte: Douglas Haunss no Terra

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

SBT fará último debate antes do 1º turno

O canal SBT Brasília realizará o último debate anterior ao primeiro turno das eleições 2010. O encontro está marcado para as 11h30 desta quinta-feira (30/09/10) pelo canal 12. Agnelo Queiroz (PT-DF), Eduardo Brandão (PV-DF), Toninho (PSol-DF) e Weslian Roriz (PSC-DF) foram convidados a comparecer ao debate.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Debate político na Globo

A TV Globo Brasília realiza nesta terça-feira (28) do último debate televisivo com os candidatos ao GDF. Foram convidados os concorrentes de partidos com representação na Câmara Federal: Agnelo Queiroz (PT), Eduardo Brandão (PV), Toninho do PSOL e Weslian Roriz (PSC). Todos já confirmaram presença.

O debate será conduzido pela repórter Cristina Serra. No primeiro e no terceiro blocos, os concorrentes farão perguntas entre si sobre oito temas pré-determinados que serão sorteados ao vivo. No segundo e no quarto blocos, eles farão perguntas entre si sobre tema livre. O quinto e último bloco será destinado às considerações finais.

Não deixe de acompanhar mais essa etapa decisiva para as eleições e assista ao debate amanhã logo após a novela Passione.

Você também poderá acompanhar a cobertura do debate ao vivo no G1.



Fonte: Rede Globo

Aulas sobre HQs

Os Professores Mauro César e Manoel Sampaio ensinarão várias técnicas de HQs, como roteiro, diagramação, desenho, argumento, estrutura, letramento, entre outras. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas na secretaria do Casa Brasil (campus Ceilândia). Há duas turmas:

As aulas são realizadas no nucleo de extensão (campus Ceilândia) - na CNN 01 próximo ao supermercado Tatico.
Todas terças e quintas
Horário: 9 as 11



Fonte: Gibiteca.com

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Opinião: Os bueiros de Grayskull

“Pelos poderes de Grayskull!”, gritava o jovem Adam antes de se transformar no He-Man. “Eu tenho a força!.” E surgia o super-herói para enfrentar o inimigo Esqueleto em um dos desenhos animados mais populares nos anos 1980. Por triste ironia do destino, foi apelidada de Castelo de Grayskull a obra inacabada do ginásio de esportes que integraria o centro cultural de Ceilândia, que se tornou um dos lugares mais inseguros da cidade por causa do consumo ostensivo de crack. Ou seja: sem cultura nem esporte, a droga tomou conta do pedaço. E o apelido infantil, como revelou a reportagem “Bueiros do crack”, publicada pelo Correio no domingo, mascara cenário aterrador: colchões encardidos e muita sujeira, além de resquícios da utilização da droga. Eis a nossa Cracolândia.

Ainda pior é a realidade dos que se esgueiram e entram em bocas de lobo na QNN1 e QNN 3 para usar a droga. “Dos bueiros, surgem pessoas. Viciados em crack, homens, mulheres e crianças deixam o local como se fossem ratos em busca de alimento”, descreve a repórter Noelle Oliveira, utilizando palavras tão fortes quanto as imagens de Antonio Cunha. Na terça-feira, outra dupla de jornalistas, o repórter Saulo Araújo e o fotógrafo Ronaldo de Oliveira, voltou ao local para registrar o fechamento provisório das entradas das bocas de lobo e acabou sendo atacada com pedras após flagrar a sujeira depositada no local usado pelos viciados. Pelas fotos e pelos textos, surge a constatação: na Brasília cinquentenária, em pleno século 21, há seres humanos vivendo (?) em condições menos dignas do que muitos bichinhos de estimação. E essas pessoas, para se defender dos “inimigos”, atacam com paus e outros objetos. Voltamos à pré-história. Ou melhor: estamos na idade da pedra do crack.

“Nosso trabalho aqui é enxugar gelo”, reconheceu o cabo Moacir Rocha, um dos responsáveis pelo policiamento em Ceilândia. Ele lembrou que não adianta prender os usuários, considerados viciados e não traficantes. “Isso aqui não se resolve apenas com polícia”. O oficial tem toda razão. Apenas com ações intensivas de diferentes instituições será possível vislumbrar alguma luz na trilha sombria traçada pelo crack no país. Não estamos no planeta Etérnia; aqui não há He-Man para solucionar os problemas com golpes de espada e lições de moral. O que aumenta a cada dia, e bem do nosso lado, são as cenas de um filme de terror. De dia, pessoas rastejam como formigas. À noite, viram zumbis; com os cérebros irremediavelmente devastados, os mortos-vivos vagam pela escuridão. Dispostos a tudo pois não há mais nada a perder. Ou o Brasil acaba com o crack. Ou o crack acaba com o Brasil.


Carlos Marcelo


Fonte: Correio Braziliense

Sesc Sinfonia HOJE!!!

Concerto de música erudita com Camareta Sesc, regida pelo maestro Laércio Sinhorelli Diniz.

Data: 24/09/10 as 20h30
Teatro Newton Rossi (Sesc Ceilândia, QNN 27, Lt. B; 3379-9500)
Entrada franca.
Classificação indicativa livre.



Fonte: Correio Braziliense

Weslian Roriz assume candidatura no lugar de Roriz

O ex-governador, Joaquim Roriz, decidiu na manhã desta sexta-feira (24) renunciar a candidatura ao Distrito Federal. Durante toda a manhã, o ex-candidato esteve reunido com aliados para conversar sobre a decisão. Apenas a nove dias das eleições e com o risco de ser barrado pela Lei da Ficha Limpa, ele decidiu retirar sua candidatura e lançar sua mulher, Weslian Roriz, na disputa ao governo.

O canditado a vice, Jofran Frejat, declarou que a chapa não fica fraca com a renuncia de Roriz. "Foi uma decisão unilateral", disse ele. Ainda segundo ele, Weslian Roriz é carismática e já tem experiência. A reação da mulher foi chorar muito, quando escolhida para substituir o ex-candidato.

Agora a tarde, o partido vai se reunir para analisar a mudança. A assessoria também deve se encontrar para debater sobre o destino da campanha. A informação foi divulgada há pouco no site da filha de Roriz, Liliane, que é candidata a deputada distrital.


Fonte: ClicaBrasília e Correio Braziliense

Parecer favorável ao novo Mané Garrincha

O Conselho de Planejamento Urbano do Distrito Federal (Conplan) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) enviaram, nesta quinta-feira (23/9), parecer favorável ao projeto de ampliação e construção do novo Mané Garrincha. O projeto já seguiu para a Administração de Brasília que fez algumas exigências normativas. De acordo com a assessoria de imprensa da Administração, assim que as exigências forem cumpridas no projeto, o órgão poderá conceder o alvará de construção.

Durante a encontro realizado ontem, os conselheiros fizeram algumas sugestões, como a ampliação do corredor que ligará o estádio ao Centro de Convenções Ulysses Guimarães e, ainda, a criação de um espaço neste corredor para lojas no local. De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Seduma), o objetivo é criar uma vivência no local, mesmo depois da Copa das Confederações, em 2013, e da Copa do Mundo, em 2014.

Com as sugestões, o projeto ainda não está fechado. Mas a previsão é de que R$ 696 milhões sejam gastos na construção dos 342 mil metros quadrados e 57 metros de altura do Mané Garrincha. Além disto, estão previstos no projeto: 70 mil lugares, estacionamento para ônibus fretados e carros, dois helipontos, área para patrocinadores, um museu do esporte, tribuna para imprensa, o corredor que ligará o estádio ao Centro de Convenções, ao Parque da Cidade e ao futuro Parque Burle Marx, que será criado na Asa Norte, entre outras coisas.

De acordo com a Seduma, o projeto será todo sustentável, com reaproveitamento de água da chuva e placas de uso racional de energia solar. O órgão explica ainda que o projeto do estádio não irá ferir o tombamento da cidade. O projetista arquitetou de forma que o novo Mané Garrincha respeite as obras de Oscar Niemeyer e não fiquem destoantes bem no centro da cidade, já que o estádio fica no Eixo Monumental.

Além das sugestões, a reunião de quinta-feira, segundo a secretaria, foi baseada, principalmente, sobre as críticas da imprensa em relação a viabilidade dos estádios que serão construídos no Brasil após a Copa do Mundo.



Os conselheiros também discutiram a possibilidade de Brasília se tornar cidade sede da abertura da Copa do Mundo. A Seduma explica que os conselheiros acreditam na chance de Brasília, porque o Mané Garrincha está localizado no centro da cidade e terá um amplo espaço de estacionamento, em relação as outra concorrentes, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Outro aspecto apontado é o fato do estádio estar localizado próximo do Setor Hoteleiro da cidade e também nas proximidades de lojas, shoppings e áreas de lazer.


Fonte: Correio Braziliense

II Encontro dos Campeões do Repente em Brasília


Dia 25 de setembro
20h Orquestra Popular MARAFREBOI
20h30 Lançamento do Portal DE REPENTE O CORDEL
20h45 Apresentações de Repentistas Concorrentes
Chico Ivo (Santa Maria/DF) e João Neto (Santa Maria/DF)
Francisco de Assis de Brazlândia (Brazlândia/DF) e Zé de Lima (Brazlândia/DF)
Hipólito Moura (Caruaru/PE) e João Lourenço (Caruaru/PE)
João Paraibano (Afogados de Ingazeira/PE) e Ismael Pereira (Lavras da Mangabeira/CE)
Jonas Bezera (Iguatu/CE) e Raulino Silva (Caruaru/PE)
Participação Especial: Poeta Declamador Raudênio Lima de Caruaru/PE

Dia 26 de setembro
19h30 Participação Especial da dupla de Emboladores: Roque José e Terezinha
20h Apresentação de Repentistas Concorrentes: Antonio Lisboa (Recife/PE) e Edmilson Ferreira (Recife/PE)
Geraldo Queiroga (Ceilândia/DF) e Messias de Oliveira (Santa Maria/DF)
João Santana (Brasília/DF) e Valdenor de Almeida (Gama/DF)
Jonas Andrade (Conceição do Piancó/PB) e Raimundo Lira (Mossoró/RN)
José Cardoso (Limoeiro do Norte/CE) e Raimundo Borges (Cajazeiras/PB)

Local: Casa do Cantador - QNN 32 - Área Especial G - Ceilândia - 376-2626
Preço inteira: Entrada franca
De: 25/09/2010
Até: 26/09/2010


Fonte: Correio Braziliense

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

E surge a Urbe...

Os jovens do Distrito Federal ganharam o direito a mais uma oportunidade gratuita de ingressar no curso superior com a criação da Universidade Regional de Brasília e Entorno (Urbe). O governador Rogério Rosso assinou ontem o decreto que dá início ao processo de implantação da instituição. O documento determina a criação de um grupo de gestores públicos que vão elaborar o processo de credenciamento da entidade. Segundo integrantes da cúpula do Buriti, a regulamentação da entidade passará pelo crivo do Legislativo local e do Conselho de Educação do DF.

A nova universidade ainda não tem data certa para começar a funcionar, nem previsão dos gastos necessários. De acordo com o governador, as aulas serão ministradas em colégios públicos e outros em espaços governamentais distribuídos em vários pontos do DF. “Em todas as cidades, a ideia é que tenham pelo menos um ou dois câmpus da Urbe aproveitando as escolas já construídas. Muitas delas não funcionam à noite. A gente quer aproveitar isso. Não gastar dinheiro com construção e não perder tempo”, explicou Rosso.

O projeto engloba também instituições educacionais já existentes no DF. Com a assinatura do decreto, a Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs) passa a fazer parte da nova universidade. A Urbe inclui ainda as academias de formação de bombeiros e de policiais civis e militares. A estimativa é que as novas unidades espalhadas pelo DF comecem a funcionar no ano que vem.

Para o secretário de Educação, Marcelo Aguiar, a nova universidade é fundamental para os jovens da capital federal e do Entorno e também para a área educacional. “É importante também criarmos condições para os professores da rede pública. Assim, eles poderão se especializar”, comentou o secretário.

A secretária de Saúde, Fabíola Aguiar, prevê que a Urbe representará uma avanço para a Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), que oferece gratuitamente cursos superiores de medicina e de enfermagem, que passará a pertencer a uma universidade.

Uma comissão executiva, coordenada pelo diretor-geral da ESCS, professor Mourad Ibrahim Belaciano, pelos secretários de governo, por um representante da Procuradoria-Geral do DF e por diretores das academias, terá 90 dias para organizar e implantar a Urbe. “Ter como coordenador o professor Mourad é muito bom, pois ele terá a preocupação de manter o vínculo entre o ensino, serviço e a comunidade”, comentou Fabíola Aguiar

Entre as que ainda não saíram do papel, Samambaia será a primeira cidade a abrigar a nova entidade de ensino superior do DF. Na região administrativa, está em andamento a criação de um programa governamental que também poderá sediar a universidade. “Lá, já existe uma lei aprovada da criação de uma Cidade do Conhecimento”, contou Rosso. “Vamos aproveitar essa área existente para que a gente não perca tempo.”

Saúde, biotecnologia, engenharia e outras áreas estarão entre os campos de atuação da Urbe. Os cursos que serão oferecidos ainda não foram definidos. O GDF pretende designar professores que já fazem parte da rede pública para conduzir as aulas da universidade.



Campos de atuação

- Saúde, biotecnologia e meio ambiente
- Educação e magistério
- Letras, línguas estrangeiras modernas
- Ciências e matemática
- Música, dança, artes cênicas e plásticas
- Educação física e esportes
- Segurança pública, defesa social, direitos humanos e cidadania
- Engenharias e áreas tecnológicas de setores produtivos
- Arquitetura e urbanismo
- Gestão governamental de políticas públicas e de serviços


Fonte: Correio Braziliense

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Falta de espaço faz com que unidade de saúde seja desativada

O Hospital Regional de Ceilândia (HRC) será reforçado com o Centro de Saúde 1 (CS 1), localizado na Área Especial nº1, ao lado do hospital. A medida, aprovada pela secretaria de Saúde do DF (SES-DF) e pelo Conselho Regional de Saúde de Celândia, vale a partir da próxima segunda-feira (27/9).

Conforme informou a assessoria de imprensa da SES-DF, o objetivo é desafogar o espaço do HRC e ampliar o número de leitos. O CS 1 funcionará como ambulatório e atenderá com algumas das especialidades mais demandadas, como ortopedia, fisioterapia e urologia.

Os pacientes que procuravam atendimento básico no Centro de Saúde 1, residentes de Ceilândia Sul, deverão encaminhar-se para o Centro de Saúde 3, na QNM 15, lote D. Quem mora na parte norte da cidade e procurava atendimento no CS 1, deverá procurar o CS 5, na QNM 16, lote F. Nas duas unidades, o horário será estendido até às 22h.


A pergunta que não quer calar:

POR QUE AO INVÉS DE DESATIVAR A UNIDADE DE SAÚDE UM NOVO HOSPITAL NÃO É CONSTRUÍDO?
A ÁREA JÁ TEM.


Fonte: Correio Braziliense

Jovens da bagunça já procuram novas áreas

Para fugir dos cercos constantes da Polícia Civil, traficantes que organizam festas regadas a drogas e sexo, que muitas vezes contam com a presença de adolescentes, mudam de endereço na tentativa de afastar do centro da capital e também deixar de ser o foco policial. Uma nova festa foi descoberta depois que duas casas e um posto de gasolina, em Ceilândia, foram alvos de operações. Desta vez, os eventos estão sendo marcados em Brazlândia.

No último fim de semana, policiais da 24ª Delegacia de Polícia (Setor O) identificaram que traficantes realizaram uma festa batizada com um nome no mínimo sugestivo. Faixas fixadas às margens da rodovia BR-070. "Quero te da" é o nome da festa que ocorreu no sábado último, em Brazlândia. Todas as pessoas detidas no posto de gasolina, na madrugada de domingo, estavam no evento, realizado em uma casa chamada Casa Blanca, que fica dentro da circunscrição da 18ª Delegacia de Polícia (Brazlândia).

Antes de deflagrar a operação que deteve 26 pessoas por porte de drogas e resistência à prisão, os policiais percorreram a estrada e identificaram as faixas que faziam menção à festa. Os encontros para o consumo de drogas e prática de sexo foram noticiados com exclusividade pelo Jornal de Brasília, na edição do último dia 14 e mostrou vários homens que colocavam fileiras de cocaína sobre o capô dos veículos. Após consumir drogas, jovens participavam de uma espécie de teste sexual.


Fonte: ClicaBrasília/Correio Braziliense, Rede Record e Rede Globo

Rosso verifica obras na cidade

O governador Rogério Rosso passou o dia de ontem fazendo visitas a diversas obras de Ceilândia e cobrando o cumprimento dos prazos estipulados. A agenda faz parte da corrida que Rosso enfrenta para concluir as mais de 550 construções inacabadas no DF antes do término de seu mandato. Entre as obras visitadas ontem, estão o Ginásio de Esportes de Ceilândia, a estrada que irá ligar a cidade a Samambaia e o novo câmpus da Universidade de Brasília (UnB). “As obras da UnB não me agradaram muito, estão praticamente paralisadas. A empresa prometeu a obra para o dia 20 de dezembro, mas eu pedi que ao menos o prédio dos laboratórios ficasse pronto no dia 1º”, informou Rosso. Segundo o governador, diferentes obras são entregues todos os dias, e a conclusão de todas elas deve custar cerca de R$ 975 milhões. Acompanhado do presidente da Novacap, Celso Roberto Machado Pinto, e do administrador de Ceilândia, Renato Santana, o governador ainda visitou o terreno escolhido para a construção da primeira sede própria da Defensoria pública do DF, próximo à administração da cidade.


Fonte: Correio Braziliense e Jornal de Brasília

domingo, 19 de setembro de 2010

Record realizará debate

A Rede Record DF realizará o debate dos candidatos a governador do Distrito federal nesta segunda-feira (20/09/10) a noite, após telenovela (Ribeirão do Tempo).


Fonte: Rede Record

Ceilândia ganhará centro de atendimento ao idoso

A partir de outubro, o Hospital Regional da Ceilândia atenderá pacientes idosos em um centro de referência médica. No local diversos profissionais multidisciplinares farão o acompanhamento desses pacientes, procurando atender melhor e implementar políticas de saúde voltadas para a terceira idade. Este será o 4º Centro de tratamento específicos à idosos implantados em hospitais da rede pública do DF.

Em comemoração ao dia nacional do Idoso, celebrado no 1º de outubro, vários mutirões serão organizados por entidades ligadas às políticas de saúde da pessoa idosa. Nos centros de referência e nos ambulatórios do DF, serão realizadas atividades voltadas ao público e exames específicos como o ultrassom de calcâneo, que investiga o desenvolvimento da osteoropose, doença comum nos idosos.

Ceilândia tem uma população com aproximadamente 27 mil idosos. No centro, profissionais multidisciplinares, como geriatras, ortopedistas e fisioterapeutas, terapeutas e psicologos voltados ao atendimento do público da terceira idade. Além de profissionais específicos, o centro de referência também realizará a capacitação de profissionais da saúde, palestras educativas e outros serviços de socialização dos idosos.

A necessidade da criação de uma área específica para atendimento desse público é percebida por uma série de estatísticas que comprovam que os idosos precisam de um atendimento especial Segundo o médico ortopedista especializado em politraumatizados, José Humberto, o segundo maior índice de atendimento nos hospitais da rede pública hoje de acidentes domésticos envolvendo pessoas de idade, perdendo apenas para números de acidentes com motociclistas.

"Os acidentes que acontecem com pessoas idosas são muito sérios, grande parte das vítimas quebram o fêmur, podendo até falecer em decorrência do trauma" afirma José Humberto. Atualmente, o número de pessoas neixa faixa etária vem aumentando no Distrito Federal, como consequência do aumento da expectativa de vida. Segundo o médico, grande parte dos idosos não tem assistência da família e ainda sofrem de doenças que causam enfraquecimento dos ossos, como a osteoporose. "Esses dois motivos explicam o grande número de acidentes domésticos que resultam em traumatismos", salienta José Humberto.

Os outros três centros de atendimento específico aos idosos estão localizados no Hospital Regional da Asa Norte, no Guará e em Taguatinga. Para a coordenadora do núcleo de saúde de idoso da 10ª Feira de Saúde de Brasília, Adriene Vieira, a implantação desses segmentos de prestação de auxílio médico dentro dos hospitais é de suma importância para a melhor qualidade de vida da população mais velha. "A sociedade como um todo tem que pensar em implementar políticas para atender aos idosos nas áreas de saúde, justiça e assistênncia social", ressalta Adrienne.

Moradora da Asa Sul, região do DF com o maior número de idosos, a aposentada Maria Aparecida Stein, 76 anos, comemora a implementação de políticas para a terceira idade, mas critica os baixos números de projetos voltados a esse público em específico. "Ainda é insuficiente e falta muita coisa a ser concretizado quando falamos dos idosos no Brasil. Existem várias leis que visam melhorar a qualidade de vida para quem já está chegando ao fim da vida, mas falta vontade política para atender melhor dos velhinhos", critica Stein.



Fonte: ClicaBrasília

sábado, 11 de setembro de 2010

4º Encontro Motociclístico de Ceilândia: AMANHÃ (12/09/10)!!!

Clique na propaganda:





Fonte: blog Viva O Hoje

Cinema alemão no Sesc

No próximo dia 3 de outubro, os alemães celebram uma importante data de sua história: 20 anos da reunificação oficial dos lados leste e oeste do país.

Para comemorar este grande passo da vida política alemã, o Goethe-Zentrum Brasília e a Embaixada da Alemanha, em parceria com o SESC, apresentam uma mostra fotográfica, uma programação especial de filmes e um bate-papo sobre a realidade antes e após a reunificação.

A ideia é aproveitar a data para explicar um pouco mais sobre este importante capítulo da história europeia, que começou a ser desenhado um ano antes, com a queda do muro de Berlim em 1989.

Serviço:

Bate-papo “Antes e Depois da Reunificação”

Dia 21 de setembro, às 14 h, no SESC Ceilândia

Programação de filmes “A Reunificação Alemã”

De 16 a 24 de setembro, às 14h e 19h
Local: SESC Ceilândia
Filmes da mostra: Território Liberto, Adeus, Lenin!, A fronteira, O caminho irracional, O último a saber, O muro, Meu irmão – we’ll meet again



Fonte: Ceilândia.com

Debate na Tv Brasília

Na próxima terça-feira (14/09/10), a partir das 22h, quatro candidatos ao Governo do Distrito Federal vão participar de um debate promovido pelos Diários Associados. A discussão será transmitida ao vivo pela TV Brasília (canal 06), logo após o programa Rede TV News, e também pela internet, no site do Correio (http://www.correiobraziliense.com.br/). Agnelo Queiroz (PT), Joaquim Roriz (PSC), Eduardo Brandão (PV) e Toninho do PSol confirmaram presença. Os nomes foram selecionados seguindo a legislação eleitoral, que determina que sejam convidados a participar desse tipo de programa todos os políticos que fazem parte de partidos políticos com representação na Câmara dos Deputados.



Ao acessar o site do jornal às 22h, o internauta deverá clicar na manchete, o que o redirecionará a uma página de videochat. Será possível fazer comentários durante as discussões. Mas até lá, a população também poderá enviar pergunta a um dos candidatos. Para isso, basta entrar na seção Eleições 2010 do site e clicar na chamada à direita da tela. Em seguida, a pessoa deve preencher um formulário com dados pessoais e escrever a questão. A organização selecionará uma pergunta, que será feita pelo próprio leitor-internauta na terça-feira.

O programa será dividido em cinco blocos, cada um deles com duração média de 15 minutos. As rádios Clube AM e Clube FM vão trazer flashes ao vivo. No dia seguinte, o Correio Braziliense e o Aqui publicarão reportagens especiais sobre o encontro. Segundo os organizadores, a cobertura em plataforma multimídia visa reforçar a democracia do processo eleitoral.



Fonte: Correio Braziliense

Unidade do Senac

Os moradores da Ceilândia já podem contar com uma unidade do Senac-DF próxima de casa. A nova sede do Senac Ceilândia está em funcionamento desde 2 de setembro. A instituição está com as inscrições abertas e oferece cursos nas áreas de imagem pessoal; saúde; informática; infraestrutura; gestão e negócios.


A unidade está localizada na QNN 1, conjunto D, lotes 4/6 – Av. JK.
Informações: (61) 3313-8877.


Fonte: Jornal Coletivo e Tribuna do Brasil

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Meio ambiente em estado de emergência

Após 102 dias sem chuva e registro de muitos focos de incêndio, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) declarou estado de emergência ambiental no Distrito Federal. Com essa medida, os órgãos responsáveis por combater a seca e as queimadas estão autorizados a reforçar as equipes de brigadistas sem a burocracia de praxe, ou seja, poderão dispensar licitações e concursos públicos para contratação de profissionais por tempo determinado. No entanto, de acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), órgão que fez o pedido de alerta ao MMA, ainda não há necessidade de aumentar o número de homens nos grupos combatentes de fogo.

O chefe do centro especializado Prevfogo, José Carlos Mendes, afirma que a medida foi tomada somente por precaução. “O procedimento é somente para facilitar as contratações em caso de necessidade. Por enquanto não vemos urgência e não vamos chamar ninguém. O Corpo de Bombeiros é bem preparado e até agora está dando conta do serviço”, explica.

Durante todo esse período sem chuva, o DF registrou mais incêndios que em todo o ano passado. Os bombeiros reclamam que, com tantas chamadas, não há condições de atender a todos. A corporação alega que faltam caminhonetes para os militares se dividirem melhor e chegarem mais rápido aos locais em chamas. Há também carência de aeronaves e caminhões que levem água às regiões mais distantes e acidentadas. O coronel Wilton Melo, da Central de Atendimento da Polícia do Distrito Federal (Ciad), conta que tudo depende da quantidade de incidentes por dia. “De qualquer forma, quanto mais gente, melhor. A nossa frota poderia aumentar, e assim não ficaríamos prejudicados quando algum carro quebrasse.”

Com uma média de 24 chamados por dia em agosto, mês considerado mais crítico pelos especialistas, o fogo já consumiu 67,5% de cerrado desde que a seca começou. Ao contrário do que o responsável pelo Ibama disse, o volume de ocorrências e de território atingido obrigou o Corpo de Bombeiros a aumentar o número de equipes especializadas em combate a incêndios florestais. Atualmente, Brasília conta com quatro batalhões especializados em queimadas e 21 companhias regionais de incêndio, espalhadas pelo centro e por regiões administrativas ao seu redor.

Segundo José Carlos Mendes, a cada contratação é preciso logística e material disponível, como carros e caminhões de água, o que dificultaria o aumento no quadro de funcionários. O técnico argumenta que o DF apresenta vantagem em relação aos estados na mesma situação climática. Para ele, além de a área territorial da capital ser menor, as áreas de conservação têm boa estrutura para controlar focos de fogo. Ele não descarta, porém, a possibilidade de ocorrer um incêndio de maior dimensão. De acordo com o Ibama, qualquer pessoa que tenha curso profissionalizante(1) na área pode ser convocada.

Os estudos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostram que, entre hoje e amanhã, as condições do tempo favoráveis à ocorrência de baixa umidade relativa do ar são de 20%. Segundo as previsões, a secura deve continuar até pelo menos a segunda quinzena deste mês. Enquanto isso, os focos de incêndio se multiplicam na capital. Além do DF, 14 estados estão em alerta por conta do tempo quente e seco: Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins.



Fonte: Correio Braziliense e Rede Globo

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

De Ceicine para "Ceiwood"

O cineasta Adirley Queirós acaba de concluir as filmagens de A cidade é uma só, o quarto filme da carreira. Na obra, ele tece experimentos cinematográficos baseados nos ensinamentos dos franceses Edgard Morin e Jean Rouch (pioneiros do cinema verdade durante os anos 1960). Misturando documentário e ficção, a fita cruza histórias reais e fictícias de habitantes de Ceilândia e de Águas Lindas. "Não existe contemplação. Os personagens enxergam o Plano Piloto entre cochilos dentro do ônibus ou pelo movimento de motos na correria do dia a dia", explica. A premissa é o depoimento real de Nancy Araujo.

Em 1970, Nancy era uma criança, moradora da área que mais tarde ficaria conhecida como Ceilândia, escolhida para fazer parte do coral que cantaria o jingle da cínica campanha A cidade é uma só, encabeçada por uma socialite da época e pelo governador Hélio Prates. "Nancy andou de avião e pela primeira vez conheceu o Plano Piloto. Ela e outras 15 crianças cantavam a música da campanha feita para expulsá-los do DF", resumiu o diretor, com indignação.

Queirós dispara palavras com velocidade, articulando discurso honesto sobre as tensões entre centro e periferia. "Eu não me considero um cineasta de periferia. Engraçado, quando a gente exibe nossos filmes fora de Brasília, ninguém vê a gente assim. Não existe paternalismo ou condescendência", declara.

No que pode soar como uma contradição para alguns, o cineasta é defensor ferrenho do patrocínio do Estado por meio de editais, como chance de amadurecimento de coletivos de cinema. "Eu ouço, em depoimentos, o pessoal dizendo que fez filmes sem custo. Isso é um desserviço. Historicamente, a periferia não teve acesso as tecnologias necessárias para a realização de um filme como a classe média brasiliense já tem. Não estou dizendo que isso é um problema. O que me preocupa muito é o jeito que se articula essa hierarquia de poder. A gente luta por mercado, por maior apoio do Estado. O FAC (Fundo de Apoio à Cultura/GDF) e o MinC são importantes sim. Ninguém faz filme de graça. O dinheiro tem sempre de sair de algum lugar", dispara.




Uma breve biografia do cineasta Adirley Queirós, 40 anos, inclui uma trajetória como jogador de futebol profissional do Ceilândia. Uma contusão no tornozelo o tiraria do esporte para sempre. Fez o curso de cinema da Universidade de Brasília (UnB) somente para poder exibir uma carteirinha de estudante universitário e evitar os baculejos da polícia. "Nunca tinha visto um documentário na vida. No primeiro dia de aula, me deu vontade de sair correndo. Minha cultura audiovisual era Rambo e Sessão da Tarde", relembra.

O projeto de conclusão de curso, o documentário Rap, o canto da Ceilândia, foi ovacionado no 38º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, em 2005, levando os prêmios de melhor curta-metragem em 35mm eleito pelos júris popular e oficial.

O Rap seria a semente do Coletivo de Cinema em Ceilândia (CeiCine), que também produziu o documentário sobre os bastidores da segunda divisão do futebol candango Fora de campo, baseado na história pessoal do realizador. Exibido no festival É tudo verdade deste ano, arrancou elogios da crítica e foi o único brasileiro selecionado no Festival Docs, do México. O curta-metragem Dias de greve recebeu o troféu Câmara Legislativa no Festival Brasília do Cinema Brasileiro do ano passado.



Para ler na íntegra, visite o site da fonte.


Fonte: Correio Braziliense

Estão vendendo lotes irregulares

Nas ruas do P Norte, em Ceilândia, um anúncio indica a venda de lotes em área irregular. O loteamento que está sendo chamado de expansão do condomínio Sol Nascente já pode ser visto de longe. A área é pública, mas foi parcelada por grileiros e vendida.

Sem medo da fiscalização, novas casas surgem a cada dia no local. Em uma semana mais de 30 já foram levantadas, algumas até têm placas com endereço. A maioria dos novos moradores sabe que está ocupando uma área ilegal.

Atrás da Escola Classe 66, também no sol nascente, outra invasão começa a surgir. 70 terrenos estão demarcados na área que antigamente era um campo de futebol. As casas ainda são de madeira, mas disposição e a pressa para construir são grandes. “Aqui era um campinho há uns cinco, seis anos. Foi construindo do lado de lá, do lado de cá e só ficou esse pedaço do meio”, relata um morador.

A administração de Ceilândia já pediu providências à Agência de Fiscalização e a Subsecretaria de Defesa do Dolo e da Água. Os invasores serão notificados para deixar a área publica. Caso eles não saiam, haverá derrubada dos imóveis. A Agefis informa que faz operações na área constantemente.



Fonte: Rede Globo

Governo de Rosso em alta

Rogério Rosso comanda um governo regular, na avaliação da maior parte dos brasilienses (31%) que participaram do levantamento do Instituto CB Data. Rosso assumiu o cargo no momento político mais difícil da história da capital do país. Ao fim do mandato, terá permanecido menos de nove meses à frente do Buriti. Classificam o governo dele como bom ou ótimo 29% do eleitorado. Ruim e péssimo, 22%. O restante não respondeu ou não soube responder ao questionamento.

Entre os que avaliaram como regular, a pesquisa perguntou se era “regular-positivo”, “regular-negativo” ou “regular-regular, nem positivo nem negativo”. Com o resultado, chegou-se ao índice de aprovação de 35%, que representa a soma das respostas “bom”, “ótimo” e “regular-positivo”. O índice de desaprovação atingiu 29%. Os pesquisadores apontam empate técnico entre as duas avaliações. Os que nem aprovam nem desaprovam o governo Rosso somaram 19%. Rosso tomou posse em 19 de abril, após vencer eleição indireta na Câmara Legislativa, com votos de 13 dos 24 deputados distritais.

No DF, também de acordo com a pesquisa, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é avaliado como bom ou ótimo por 71% do eleitorado. A soma de ruim ou péssimo não passa de 5%. O índice de aprovação salta para 78%, contra 8% de desaprovação. O PT, legenda do presidente, é o escolhido entre os brasilienses que dizem ter preferência partidária. Bem atrás, aparecem o PMDB e o PSDB. Seis em cada 10 eleitores, porém, afirmaram desconsiderar partidos.



Fonte: Correio Braziliense

domingo, 5 de setembro de 2010

Parque da Lagoinha é utilizado por marginais

Apesar de quase ninguém conhecê-lo pelo nome, o Parque Lagoinha, com 61 hectares de extensão e está localizado em Ceilândia, próximo ao Condomínio Sol Nascente. O parque é, na realidade, uma reserva ecológica sem infraestrutura para lazer ou entretenimento, mas os moradores da vizinhança costumam visitar a área para tomar banho nas cachoeiras que se formam ao longo do Rio Descoberto. O problema é que o espaço também é utilizado por alguns para consumo de drogas e como esconderijo de objetos roubados.

A dona de casa Taciana Fernandes, 47 anos, mora no Setor de Chácaras Cachoeirinha, local bem próximo ao parque, há um ano. "Moro aqui com meu marido, mas acho perigoso. Muito vagabundo entra nessa mata aí com arma para se esconder. Eles roubam carros e trazem para cá, tanto de noite quanto de dia, e inclusive tem um carro que foi queimado e abandonado ali (aponta para o local onde tem um Wolksvagen Gol parcialmente queimado e abandonado). Já roubaram minha casa quatro vezes", conta a moradora.

Taciana comentou ainda que gostaria que fosse construída uma área de lazer para os moradores no local. "Acho que melhoraria bastante se construíssem um parque de verdade aqui", diz.

Segundo a administração de Ceilândia, o parque não é conhecido pelos moradores da cidade, apesar de ter muitas paisagens bonitas. Boa parte dos frequentadores é composta por moradores vizinhos da região, que descobriram as cachoeiras. O acesso às atrações se dá por meio de trilhas improvisadas, que não são fáceis de seguir porque a vegetação do parque é fechada. Nos fins de semana, as atrações chegam a receber até 50 visitantes.



Fonte: ClicaBrasília

sábado, 4 de setembro de 2010

O ar poluído nosso de cada dia

No horizonte da capital é possível ver claramente uma névoa seca carregada de poluição. A baixa umidade - média de 20% -, a poeira e as queimadas dão ao DF um título nada agradável. O Distrito Federal registrou a maior quantidade de partículas em suspensão no ar entre as regiões metropolitanas pesquisadas pelo IBGE.

Em 2008, o número ultrapassou os 1.200 miligramas por metro cúbico, quando o máximo recomendado pelo Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) é de 240 miligramas por metro cúbico. A maior concentração está na Fercal, onde estão localizadas várias fábricas de cimento.

“Temos também é uma contribuição considerável da ressupensão de poeiras proveniente das vias não pavimentadas daquela região. Quando os veículos trafegam por essas vias eles acabam ressuspendendo esses particulados e contribuindo para essa concentração de poluentes”, explica o técnico do Ibram (Instituto Brasília Ambiental) Felipe Garcia.



Fonte: Rede Globo

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Abadia é barrada

O Tribunal Superior Eleitoral barrou nesta quinta-feira (2), por 5 votos a 2, a candidatura de Maria de Lourdes Abadia (PSDB) ao cargo de senadora pelo Distrito Federal. A decisão acatou recurso do Ministério Público Eleitoral contra decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal que havia liberado a candidatura da tucana. Ainda cabe recurso contra a decisão do TSE.

Abadia é a representante tucana na chapa do candidato ao governo Joaquim Roriz (PSC), que teve seu registro de candidatura cassado pelo TSE na última terça-feira (31), mas ainda pode recorrer ao Supremo Tribunal Federal. A construção da chapa definiu o palanque do presidenciável José Serra no DF, que pode ficar prejudicado pelas decisões desfavoráveis aos candidatos na Justiça Eleitoral.

O MPE recorreu ao TSE por achar que a candidata não atendia às exigências de elegibilidade previstas na Lei da Ficha Limpa, por ter sido condenada por órgão colegiado.

Abadia foi condenada em 2006 pelo TRE-DF por compra de votos e abuso de poder político. Ela teria usado a máquina administrativa do DF para realizar uma reunião eleitoral. A punição foi uma multa de R$ 2 mil.

À época, Abadia havia assumido o governo do DF, com a saída de Roriz - então no PMDB - para concorrer ao Senado. Ela disputou o governo em 2006, mas foi derrotada por José Roberto Arruda.

Para a defesa da candidata, se a punição com multa não seria suficiente, a decisão deveria ter sido pela inelegibilidade. À época da condenação pelo TRE-DF, Abadia não foi cassada por não ter sido reeleita para o cargo de governadora.

Mas o relator, ministro Arnaldo Versiani, alegou que a compra de votos "gera sempre a cassação do mandato, pouco importa que ela tenha obtido um voto, dez ou mil votos. Basta apenas um para configurar a sanção".



Fonte: Terra.com