segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Feira Legal


A 24ª Delegacia de Polícia da Ceilândia realizou a operação Feira Legal, na Feira Permanente do Setor O. O local é popularmente conhecido por abrigar a Feira do Rolo, onde são vendidos produtos roubados e armas.

O coordenador da operação, delegado Fernando Batista Fernandes, afirmou que 19 pessoas foram presas, entre elas um menor de idade. “Aprendemos sete celulares, relógios, carteira, óculos, R$1,9 mil e notas, além de munições e uma pistola calibre .380, encontrada com o menor”, afirmou o delegado.

A operação começou na última quarta-feira e teve o apoio de, aproximadamente, 400 agentes. Membros do Detran, da Agência de Fiscalização (Agefis) e da Polícia Militar também participaram da ação, que foi realizada nas áreas do Setor O, da Expansão do Setor O, do Condomínio Privê e do Setor de Indústria da Ceilândia. Os agentes da Agefis apreenderam móveis, eletrodomésticos, roupas e outras mercadorias que estavam sendo vendidas na área externa da feira, de maneira irregular.

“Nosso objetivo é reprimir o tráfico de entorpecentes e a venda de produtos roubados. Também aproveitamos a operação para apreender drogas e armas de fogo e procurar por pessoas foragidas da polícia”, afirmou Fernandes.

Dos 19 presos, todos com passagem pela polícia, oito ficaram detidos porque cometeram crimes inafiançáveis. Desses, três foram presos por corrupção de menores, porte de arma e roubo. Outros quatro foram presos por assalto a mão armada. Eles haviam abordado um carro na ultima madrugada, na Rua 10 de Vicente Pires e levaram R$ 1,2 mil em dinheiro. “As vítimas pararam para trocar o pneu, que havia estourado por causa dos buracos na pista, e acabaram sendo assaltadas”, relatou o delegado. O último preso ficou detido por tráfico de entorpecentes e pode pegar de 5 a 15 anos de prisão.

Os presos serão encaminhados para a carceragem do Departamento de Polícia Especializada (DPE) e amanhã serão encaminhados para a Papuda. O restante, que cometeu crimes de menor potencial ofensivo, foi liberado com o compromisso de se apresentar em juízo.

Valdo Janio Pereira, vigia de carro, de 48 anos, discutia com um colega quando foi abordado por um dos policiais da operação. Ele já tem várias passagens pela polícia e é especialista em furto de veículos. Ao revistar Pereira, os agentes encontraram uma “chave mixa”, material confeccionado manualmente com partes de uma tesoura. “O instrumento é utilizado como chave falsa para abrir carros. Em veículos antigos é possível ligar a ignição. Os modelos mais novos possuem chave codificada, que impedem que o carro seja ligado e levado do local. Nesse caso, ele abre o veículo e subtrai os objetos do interior”, afirma o delegado.

Um dos presos é menor de idade, tem apenas 17 anos. A mãe foi chamada à delegacia e acompanhou a prisão. “Sei que meu filho está envolvido, mas não posso entregá-lo para a polícia. Tenho vontade de tirá-lo daqui. A gente sofre muito com isso, tenho medo de que ele apanhe”, afirmou a mãe, que preferiu não se identificar.

Segundo o delegado, o infrator é reincidente, já teve 12 passagens pela polícia. Ele, em conjunto com mais dois adultos, roubou um carro por volta das 13h, na QNN 39 do Setor O. O menor foi preso em flagrante e enquadrado por roubo e porte ilegal de arma. Os outros dois comparsas foram detidos por roubo e corrupção de menores. Podem receber pena de sete a 12 anos de reclusão.



Fonte: Tribuna do Brasil e Rede Globo

Nenhum comentário: