sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Doação nipônica

Por meio de uma seleção, a Embaixada do Japão no Brasil escolheu a Escola Classe 27 de Ceilândia como beneficiária de uma doação de US$ 85 mil dólares à instituição educacional. O convênio entre a representação japonesa e a Secretaria de Educação foi assinado na manhã desta quinta-feira (11), na escola, que funciona na EQNN 07/09, Ceilândia Norte.

A parceria possibilitará a construção de biblioteca, brinquedoteca e ampliação da área de lazer. A escola, que atende 560 alunos entre quatro e 12 anos de idade, se inscreveu no Programa de Assistência a Projetos Comunitários da Embaixada do Japão.

O projeto enviado pela direção da escola foi fundamentado na necessidade de melhorias indispensáveis para o aprendizado das crianças em idade de alfabetização. Após fazer algumas adequações no projeto, a pedido da embaixada, a escola foi selecionada.

“As crianças em fase de alfabetização não tinham uma biblioteca na escola, o que é fundamental nesta fase de aprendizagem. Em função do tamanho da escola também era necessário uma área de lazer. Como ensinar de forma lúdica se a escola não tem espaço para trabalhar nessa perspectiva?”, argumentou a diretora da escola, Cláudia Bastos da Cruz, durante a assinatura do convênio.

Para o secretário de Educação, Sinval Lucas, que assinou o termo de cooperação, a parceria proporcionará um grande ganho para os alunos da instituição. “É de fundamental importância o dinheiro que a escola vai receber, porque isso vai contribuir culturalmente na vida de mais de 500 crianças e de toda a comunidade”, enfatizou.

Segundo a diretora Cláudia Cruz, essa é a primeira vez que uma escola pública do DF foi agraciada pelo projeto. A equipe de direção, que assumiu a escola este ano, percebeu a necessidade de investimentos para melhorar o índice de aprendizagem dos alunos, que era muito baixo. “Esses investimentos abrangem a parte pedagógica, de forma lúdica, nada como você aprender tendo prazer naquilo que está fazendo”, disse a diretora. Ela acredita que as melhorias combatem a evasão escolar. “Após essas mudanças creio que vamos conseguir atrair mais crianças para dentro da escola”, completou.

A partir desta terça-feira (16), começa o processo de licitação para a escolha da empresa que ficará responsável por realizar a obra. Segundo a diretora da escola, a intenção é inaugurar as benfeitorias até o final de abril de 2011.

A Secretaria de Educação vai repassar mil livros para que as crianças da Escola Classe 27 comecem a usufruir da leitura antes mesmo da biblioteca ficar pronta. “A leitura abre horizontes, isso é muito importante para os alunos. Dentro de 15 dias esses livros serão encaminhados à escola”, anunciou o secretário Sinval Lucas.



Fonte: ClicaBrasília e Correio Braziliense

Nenhum comentário: