domingo, 31 de julho de 2011

Agnelo confia em Brasília para a abertura da copa 2014

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, participou neste sábado (30/7) do sorteio das chaves para as eliminatórias da Copa do Mundo de 2014, junto com a presidenta da República, Dilma Rousseff; o presidente da FIFA, Joseph Blatter; o presidente do Comitê Organizador Local (COL), Ricardo Teixeira; o ministro do Esporte, Orlando Silva; o embaixador honorário do Brasil na Copa do Mundo, Pelé; além de outros governadores e prefeitos das 12 cidades-sede. O evento, transmitido para mais de 200 países, é considerado o primeiro do Mundial.

Agnelo Queiroz foi cumprimentado calorosamente pelo ex-presidente da FIFA, João Havelange, e se confraternizou com outros políticos, como os governadores Eduardo Campos (PE) e Jaques Wagner (BA). O estande de Brasília no evento foi bastante visitado, inclusive por autoridades. No local havia material de divulgação da capital federal e foram distribuídos kits com bolas de futebol com o símbolo de Brasília.O governador reafirmou que Brasília apresenta todas as condições que a credenciam a sediar a abertura do Mundial. “Brasília é a capital dos brasileiros e o país merece isso”, destacou Agnelo Queiroz. Como tem a obra de estádio mais adiantada para a Copa dentre as 12 cidades, Brasília é forte candidata a sediar a Copa das Confederações de 2013, que servirá como teste para a Copa do Mundo. Por isso, torna-se também forte candidata a receber a abertura do mundial de futebol.

“A Copa deixará um legado para Brasília e para as futuras gerações. O investimento que fazemos agora não é apenas para o mundial, mas para a cidade, para o povo do Distrito Federal. Estamos nos preparando para os próximos 50 anos”, ressaltou o governador. De acordo com ele, a presença no evento “demonstra compromisso, vontade de esclarecer e explicar tudo que esta sendo feito no Distrito Federal, e sobretudo reforça os compromissos e dá tranquilidade à FIFA e ao comitê organizador que Brasília entregará no prazo esses equipamentos importantes para a realização da Copa. Não apenas o estádio, como também a infraestrutura relacionada à mobilidade, ao aeroporto e ao setor de hotelaria”.

O governador ficou muito entusiasmado com o discurso da presidenta Dilma Rousseff na abertura da solenidade. Dilma saudou os heróis do esporte brasileiro, cumprimentando Pelé, e lembrou que somos um país que ama o futebol e a única nação a conquistar cinco vezes a Copa do Mundo. Em seu discurso, a presidenta comentou as conquistas sociais dos últimos anos e concluiu: “Quem vier nos conhecer em 2014 perceberá o quanto somos um povo que ama o futebol e também a liberdade, a justiça social e a paz”.

Ao todo, 203 países disputarão 31 vagas nas eliminatórias. Uma vaga já é brasileira, porque o Brasil é o país sede. Os sorteios foram realizados por personalidades do futebol brasileiro de projeção internacional, como Ronaldo, Neymar, Cafu, Zagallo e Bebeto.


Fonte: Agência Brasília, por e-mail

2 comentários:

antonio disse...

Fala sério, nós vamos é passar vergonha com o caos que está o trânsito de Brasilia. Sem falar na falta de investimentos em transporte público.

antonio disse...

outra coisa que julgo importante. É a falta de subsídios para as empresas de ônibus. Afinal em todo os lugares que o transporte público funciona existe uma forte parceria entre governo e empresas.