sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Ministro muda de opinião a respeito de Brasília

O Governador eleito Agnelo Queiroz mudou o posicionamento do Ministro do Esporte, Orlando Silva, a respeito da possibilidade de fazer em Brasília a abertura da Copa de 2014. O ministro, que há duas semanas havia qualificado como "elefante branco" a ideia de erguer um estádio de 70 mil lugares na capital, adotou outro discurso desde o mais recente encontro com Agnelo, na quarta-feira, quando o próximo ocupante do Buriti voltou a defender a candidatura da cidade para o jogo inaugural.

"Em todas as copas, desde 1930 até hoje, a capital do país que recebeu o evento desempenhou um papel chave, e Brasília não pode ficar atrás disso", comentou Orlando Silva. "A cidade tem a sede do corpo diplomático de vários países, um estádio praticamente dentro da zona hoteleira, um belo Centro de Convenções, uma operação de segurança facilitada, pelas vias de acesso ao estádio e à zona hoteleira. Todos esses são pontos favoráveis para que Brasília receba a abertura", emendou o ministro.

Duas semanas atrás, em entrevista à Folha de S. Paulo, Orlando Silva expressou outra opinião: "(A cidade) não tem ainda hoje tradição no futebol para produzir essa demanda. A chance de ser um grande elefante branco de 70 mil lugares era enorme".

Agnelo apresentou ao ministro garantias de que Brasília pode promover o evento e tem alternativas para garantir a reforma do Estádio Nacional de Brasília (o atual Mané Garrincha). O governador eleito argumentou que recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) podem financiar as obras necessárias ao Mundial e afirmou haver projetos e previsões de investimentos diversos, incluindo um eventual aeroporto para cargas - o que, para o ministro, é um ponto favorável.

"Brasília reacendeu a chama pela abertura da Copa do Mundo a partir dessa conversa. Vou transmitir a posição do governador eleito à Fifa e vou tentar organizar um encontro dele com o Comitê Local ainda este ano", concluiu Orlando Silva, que é filiado ao PCdoB, partido no qual Agnelo militou antes de aderir ao PT para se viabilizar como candidato a governador.





Visita ao Morumbi

Interessado na abertura do Mundial de 2014 em Brasília, o governador do Distrito Federal, Rogério Rosso, visitou ontem o Estádio do Morumbi, em São Paulo, onde foi recebido pelo presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio, o vice-presidente de Marketing, Júlio Casares, e o diretor de Marketing, Adalberto Baptista. Rosso conheceu as instalações do estádio, ouviu explicações sobre o modelo de gestão do clube e conversou sobre a Copa. "Além de o Morumbi ser um dos estádio mais modernos do Brasil, o São Paulo tem uma gestão exemplar", observou Rosso. "Contudo, vamos continuar batalhando para sediar a abertura da Copa. Porém, o que vai prevalecer na hora da decisão são os critérios técnicos, exigidos pela Federação Internacional de Futebol (Fifa)", emendou.



Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário: