quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Opinião: Da Tailândia

Muito provavelmente para botar um ponto final nas controvérsias sobre a incongruência entre o nome do empreendimento e a sua localização, a empresa responsável pela construção do Ceilândia Plaza Shopping & Tower (eitcha nóis!) anunciou que o centro comercial vai se chamar simplesmente JK Shopping.

Menos mal. A alteração bota por terra uma mistificação – a de que o centro comercial ficava em Ceilândia, quando na verdade ele está localizado no Setor M Norte de Taguatinga.

Mas, como em nosso país as mistificações são quase um vício, os marqueteiros da construtora apelaram para mais uma delas ao tentar justificar a mudança no nome do shopping.

Segundo a turma, o novo nome - uma óbvia homenagem ao ex-presidente Juscelino Kubitschek – deve-se ao fato de que, ”por volta dos anos 70, em plena ditadura, a quadra ‘J’ foi sucedida, inexpicavelmente, pela quadra ‘L’. Segundo historiadores, teria sido uma manobra do governo militar para evitar a lembrança do nome de JK, que estava no exílio.”

Essa conversa fiada faz referência, obviamente, aos Setores QNJ e QNL, relativamente próximos ao shopping, e que foram construídos pela antiga Sociedade de Habitações de Interesse Social (SHIS), em um tempo em que o governo entregava à população casas simples, porém decentes, em vez de cubículos vergonhosos como esses que estão sendo construídos atualmente na Estrutural e no Condomínio Sol Nascente.

A construtora não diz quem são os tais historiadores que beberam demais e inventaram essa história da carochinha. Aliás, nem precisa.

Acontece que os setores iam sendo criados e nomeados seguindo a ordem alfabética. E nenhum deles recebeu o nome de QNK pela simples e suficiente razão de que, naquela época, a letra K não fazia parte do nosso alfabeto (assim como o W e o Y).

Estas três letras eram utilizadas apenas em algumas palavras estrangeiras não-aportuguesadas, símbolos e abreviaturas (kg e KLM, por exemplo) e em adjetivos e substantivos derivados de nomes próprios e palavras estrangeiras.

Elas foram incorporadas ao alfabeto somente a partir do Acordo Ortográfico de 1990.

Mas… isto tem alguma importância? Nenhuma mesmo.

O problema é que já há demasiadas mistificações em torno da figura de Juscelino Kubitschek.

É pura tolice tentarem agregar mais uma.




Segundo informações da própria Administração Regional de Ceilândia, um shopping center está previsto para ser construído entre o Shopping Popular e um Hipermercado em Ceilândia Sul.

A ÁREA INCLUSIVE ESTÁ SENDO CERCADA!!!



Fonte: Ceilândia.com

Um comentário:

Anônimo disse...

Aguardemos o dia em que Ceilandia terá o seu ansiado shopping