sábado, 15 de outubro de 2011

Dia do Consumidor Consciente

Hoje, (15)de outubro de 2011, é comemorado o Dia do Consumidor Consciente. Com vistas a despertar a sociedade para a questão oMinistério do Meio Ambiente (MMA) vem desenvolvendo uma série decampanhas intituladas “Mês do Consumo Sustentável” que englobaa promoção de diversas ações de mobilização e conscientizaçãode consumidores de diversos setores da sociedade.

As comemorações do consumo sustentável visam, dentre outrosobjetivos, levar a população brasileira a refletir sobre anecessidade desenvolver um politica de descartes do lixo e seuimpacto na vida diária de cada cidadão. Para isso, chegar amensagem à população, a estação galeria do metrô de Brasília eoutros metrôs do Brasil receberão, neste sábado, material doevento como cartilhas explicativa que trazem informações ecuriosidades sobre o consumo sustentável e informam ao leitor sobreuso de determinados produtos e suas vantagens e desvantagens para omeio ambiente e, por consequência, para a sociedade.

Por exemplo, o uso das sacolas plásticas de cada dia virou um hábito,daqueles que a gente não discute ou pensa a respeito – como jogar,na rua, pontas de cigarros, chicletes mascados, embalagens de doce.Tão “inofensivo” que não percebemos. Não é?

Pensando em contribuir para o desenvolvimento do consumo sustentável aAssociação Comercial de Ceilândia(ACIC), irá lançar ainda esteano o “reciclaCEI”, projeto que tem por objetivo estimular econscientizar o empresariado e o consumidor de Ceilândia a irsubstituindo gradativamente as sacolinhas plásticas por outrasrecursos sustentáveis(carinhos de compras, caixas de papelão,sacolas de pano(as chamadas ecobags), etc).

Para o presidente da ACIC, Clemilton Saraiva, embora as sacolinhas sejamconfortáveis, estão longe de serem inofensivas, no final tudo acabanos lixões, entupindo bueiros ou jogadas nas áreas públicas dacidade.

Para o dia 20 de outubro de 2011, o MMA, está programado uma açãoeducativa focada na redução do uso de sacolas plásticas emsupermercados, padarias e no comércio em geral, com o título "Vamostirar o planeta do sufoco", a campanha busca incentivar o uso deecobags, embalagens de papelão, carrinhos de feira ou de mão,dentre outras alternativas ao sacolas plásticas.

Para maiores esclarecimentos, o MMA disponibiliza um hotsite sobre atemática, com informações sobre as campanhas pelo órgão einstituições parceiras, além de trazer dicas de consumo.



Ministério do Meio Ambiente


Fonte: ACIC-DF, por e-mail

Nenhum comentário: