sábado, 24 de março de 2012

A via agora vai?

Pelo ritmo da obra, parece que, finalmente, a via de ligação entre Samambaia e Ceilândia, a DF-459, vai deixar de ser um sonho para os moradores da região que precisam trafegar entre as duas cidades. O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), responsável pela obra, disse que a via será entregue em, no máximo, 60 dias.

O valor da obra está estimado em R$ 6,9 milhões. O diretor-geral do DER, Fauzi Nacfur Junior, disse que a via é de extrema importância para melhorar o trânsito das cidades, principalmente na altura da QNL. “É também uma nova saída para Goiânia”, explica. As obras foram retomadas há um mês. “Próximo a Samambaia, a pavimentação está quase toda concluída, assim como a drenagem. Creio que, se as chuvas não atrapalharem, vai dar para concluir dentro do prazo”, explica Nacfur. A iluminação da via ficará a cargo da Companhia Energética de Brasília (CEB).

Mesmo com as obras, os motoristas continuam a trafegar pela rodovia, tamanha a urgência de liberação da via. “Sou da época em que a travessia do Córrego Taguatinga era feita aqui sobre tábuas improvisadas no lugar da ponte. São muitos anos e não vejo esta obra finalizar”, diz o motociclista Wanderson Modesto, um vendedor, de 33 anos. “Faço esta travessia de segunda a sexta-feira. São 32 quilômetros economizados. Estou cortando caminho novamente por essa via há duas semanas”, conta Wanderson, que mora no P Sul e trabalha em Samambaia.


O comerciante Fábio Santos, 30 anos da estrada ficar pronta. “Mesmo em construção já conseguimos atravessar as duas cidades bem mais rápido, imagina com a obra concluída?”, destaca. Ele diz que o percurso vai diminuir porque a via será uma válvula de escape de engarrafamentos nos horários de pico.

Soraya Sobreira


Fonte: ClicaBrasília

Nenhum comentário: