quinta-feira, 22 de março de 2012

Histórias que se complementam

Ceilândia41 anos, Associação Comercial de Ceilândia (ACIC) 35 anos. Histórias que se complementam e que surgem da Campanha de Erradicação de Invasões (CEI), processo que teve início  em 27 de março de 1971 promovido pelo governo local. Ceilândia nasce subdividida em diversos bairros como: Ceilândia Centro, Ceilândia Sul, Ceilândia Norte (esses três primeiros, juntamente com parte da Guariroba, formavam o setor tradicional, cujo projeto original é em formato de barril).

Nasce uma cidade e com ela começa a brotar as primeiras eferverscências de organização social local com vistas a acelerar o processo de consolidação de Ceilândia em pleno regime militar. Seis anos após a criação de Ceilândia em 22 de abril de 1977 um grupo de empresários organizam e fundam a Associação Comercial de Ceilândia (ACIC) com o objetivo de lutar pela afirmação econômica, social e politica da cidade em construção.

O caldeirão de necessidades era tão grande, que em paralelo a todas essas movimentações outras organizações da sociedade emergem, nasce os incansáveis, a pró gente e muitos outros, articulações sociais que tinham como objetivo a luta pela escrituração definitivas dos lotes recebidos pelos ceilandenses e por cidadania da população que viera das invasões que brotaram as margens do Núcleo Bandeirante, antiga cidade livre.

Nos primeiros anos de existência a ACIC se juntou aos esforços da sociedade ceilandense na luta pela autonomia administrativa de Ceilândia, frente a dependência que existia por ser uma região administrativa pertencente a Taguatinga. Ceilândia precisava emergir e se fazer respeitar pela sua importância econômica e organização social. O que antes era somente uma vontade se transformou em fato concreto, em 1987 a ACIC ganha sua sede social no centro de Ceilândia, o edifico Palácio do Comercio, espaço que viria a se transformar em tribuna de grandes discussões na luta por democracia e autonomia politica do Distrito Federal.       

Ceilândia, cresce e recebe novos bairros e numa sequência cronológica nasce o bairro Guariroba, Setor O, setor P Sul, P Norte, Expansão do Setor O, QNQ, QNR, Setores de Indústria e de Materiais de Construção e parte do Incra (área rural da cidade), Setor Privê e outros bairros que se encontram em fase de legalização, como os condomínios Pôr-do-sol e o Sol Nascente. Durante todo este período de transformação de Ceilândia a ACIC se fez presente pautando as reivindicações do setor produtivo, exigindo melhoria nas condições de saneamento básico e infraestrutura dos bairros como forma de oferecer ao empreendedor os meios para que a cidade crescesse e oferecesse produtos e serviços a comunidade local.

Nos seus 35 anos de luta a ACIC pode oferecer uma extensa listas de projetos marcantes para o desenvolvimento da cidade como campanhas de natal para melhorar a  venda do comercio local; lançamento do jornal Correio Ceilandense, voz para a cidade; o Made in Ceilândia, projeto que lançou os produtos da indústria local para o mundo; o Ceilândia Lança Governador com 200 mil votos, movimento que colocou a cidade na agenda das discussões politicas no DF; a Expocei, feira de produtos e serviços, que visa apresentar o que a cidade produz; a Copa ACIC de Futsal, celebração dos valores locais; Projeto ALI, ação piloto no Brasil em conjunto com o SEBRAE-DF que visa trabalhar e melhorar a gestão de negócio do empresário ceilandense; Projeto Autoestima, ação que busca combater o preconceito para com Ceilandia e elevar a autoestima de sua gente; Projeto Descentralização do Atendimento SEBRAE-DF, ação em conjunto com a FACIDF (Federação das Associações Comerciais do DF)/SEBRAE-DF que busca ampliar e disponibilizar recursos de capacitação ao empreendedor local nas instalações da ACIC a baixo custo e customizados para a realidade local.

Nos últimos anos, a ACIC canalizou seus esforços para se colocar como caixa de ressonância dos problemas econômicos, sociais e políticos da cidade, levantando discussões e propondo encaminhamentos para os problemas que os cidadãos e empresários enfrentam diariamente.

Na celebração dos seus 35 anos a balzaquiana ACIC canaliza  suas forças para a experimentação da  inovação como forma de se preparar e enfrentar os desafios dos novos tempos, lançando um portal na rede mundial de computadores com o objetivo de reunir e colocar a disposição da sociedade informação e conhecimento sobre Ceilândia,  sua ascensão econômica e o impacto politico e social resultante. Para marcar essa nova etapa a ACIC lança produtos como a certificação digital de empresas, comercio eletrônico, assessoria ao empreendedor individual e principalmente a mobilização pela ampliação da capacitação empresarial, ferramentas que preparam o empreendedor local para o aprofundamento da competição no mundo dos negócios.


Fonte: Associação Comercial de Ceilândia

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