As obras de ampliação conferiram maior fluidez ao trânsito para quem circula pela Estrada Parque Taguatinga (EPTG). Entretanto, na entrada de Taguatinga, o congestionamento beira o caos. Para quem tem de passar pelo centro da cidade ou mora na região, só há uma alternativa: encarar horas de engarrafamento. A expectativa é que a construção do túnel, em Taguatinga – a partir do viaduto central próximo à EPTG até as proximidades do Córrego do Cortado – resolva a situação. Mas o projeto não saiu do papel desde 2008, quando foi apresentado ao Ministério das Cidades e ao então governador.
O empreendimento está orçado em cerca de R$ 180 milhões e contará com recursos da União, por meio do PAC da Mobilidade, que prevê a ampliação da capacidade de locomoção e melhoria da infraestrutura do transporte público coletivo. O projeto prevê a construção de um túnel de 820 metros de extensão com três pistas em cada sentido.
Para a população local, a obra é sinônimo de qualidade de vida. “Enfrento engarrafamento todos os dias, sempre na entrada e saída de Taguatinga. Quem precisa passar por aqui sofre”, afirma Gilson Freire Morais, motorista de transporte público. Ele diz que no fim do dia a situação é ainda pior. Para quem está no ônibus, é mais tempo em pé, e pra quem dirige, o cansaço do dia dobra. “Se o túnel virar realidade, o trânsito vai ficar mais rápido e as pessoas vão gastar menos tempo. Com certeza, menos estresse”, ressalta Gilson.
Moradores de Taguatinga, Samambaia, Ceilândia e imediações serão beneficiados. “Vai ajudar a desafogar o trânsito, com certeza”, disse o taxista Alencar Filgueiras.
Pelo projeto, os carros que estão na Avenida Elmo Serejo, mais conhecida como Via Estádio, mergulharão pelo túnel e sairão na EPTG. Do outro lado, quem chega a Taguatinga pela EPTG também mergulha no túnel até o início da Via Estádio, logo após o viaduto da Avenida Samdú. Com isso, será evitada a retenção de veículos nos semáforos do centro de Taguatinga. Vias marginais darão acesso às avenidas Comerciais e Samdú Sul e Norte. O projeto de construção do túnel prevê, ainda, a revitalização do centro de Taguatinga, que vai ganhar obras de paisagismo.
Segundo Carlos Alberto Jales, administrador de Taguatinga, a obra será um marco para a cidade. “Taguatinga é o centro do Distrito Federal, uma das maiores RAs. Por aqui se encontra de tudo: emprego, lazer, comércio, educação e tantos outros serviços.” Segundo Jales, pelo centro de Taguatinga circulam diariamente cerca de cem mil pessoas. “A população merece ter mais esse benefício”, ressalta o administrador.
A construção do Túnel de Taguatinga está sob a responsabilidade da Secretaria de Obras/Novacap e haverá licitação para escolha da empresa que fará a obra. De acordo com a Secretaria, o projeto foi concluído em 2009 e é uma das prioridades para melhoria do sistema de transporte em Taguatinga, mas ainda aguarda liberação de recursos. As obras terão início assim que os recursos forem disponibilizados e a previsão para conclusão é de 18 meses, a partir da assinatura do contrato com a empresa a ser escolhida por licitação.
A seleção de projetos e obras em mobilidade urbana, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2, está a cargo da Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana (SeMOB), do Ministério das Cidades. As propostas serão apoiadas por meio de financiamento ou repasse. De acordo com o ministério, a etapa de apreciação das cartas-consultas pelo Ministério e as reuniões presenciais para as entrevistas e análise de projetos técnicos do PAC começou dia 4 de abril e está em fase final de análise. A divulgação da seleção está prevista para o dia 30 de novembro de 2011.
Para o secretário de Obras, Oto Guimarães, o túnel de Taguatinga é mais uma importante obra do Corredor Oeste que vai melhorar significativamente o trânsito e a vida de moradores de algumas das cidades mais populosas do DF.
“A intenção é acabar com os congestionamentos que se formam diariamente no início da manhã e no final do dia, melhorando não só a qualidade de vida dos motoristas, como também dos usuários do sistema de transporte do DF”, afirma o secretário de Obras.
Fonte: ClicaBrasília
O empreendimento está orçado em cerca de R$ 180 milhões e contará com recursos da União, por meio do PAC da Mobilidade, que prevê a ampliação da capacidade de locomoção e melhoria da infraestrutura do transporte público coletivo. O projeto prevê a construção de um túnel de 820 metros de extensão com três pistas em cada sentido.
Para a população local, a obra é sinônimo de qualidade de vida. “Enfrento engarrafamento todos os dias, sempre na entrada e saída de Taguatinga. Quem precisa passar por aqui sofre”, afirma Gilson Freire Morais, motorista de transporte público. Ele diz que no fim do dia a situação é ainda pior. Para quem está no ônibus, é mais tempo em pé, e pra quem dirige, o cansaço do dia dobra. “Se o túnel virar realidade, o trânsito vai ficar mais rápido e as pessoas vão gastar menos tempo. Com certeza, menos estresse”, ressalta Gilson.
Moradores de Taguatinga, Samambaia, Ceilândia e imediações serão beneficiados. “Vai ajudar a desafogar o trânsito, com certeza”, disse o taxista Alencar Filgueiras.
Pelo projeto, os carros que estão na Avenida Elmo Serejo, mais conhecida como Via Estádio, mergulharão pelo túnel e sairão na EPTG. Do outro lado, quem chega a Taguatinga pela EPTG também mergulha no túnel até o início da Via Estádio, logo após o viaduto da Avenida Samdú. Com isso, será evitada a retenção de veículos nos semáforos do centro de Taguatinga. Vias marginais darão acesso às avenidas Comerciais e Samdú Sul e Norte. O projeto de construção do túnel prevê, ainda, a revitalização do centro de Taguatinga, que vai ganhar obras de paisagismo.
Segundo Carlos Alberto Jales, administrador de Taguatinga, a obra será um marco para a cidade. “Taguatinga é o centro do Distrito Federal, uma das maiores RAs. Por aqui se encontra de tudo: emprego, lazer, comércio, educação e tantos outros serviços.” Segundo Jales, pelo centro de Taguatinga circulam diariamente cerca de cem mil pessoas. “A população merece ter mais esse benefício”, ressalta o administrador.
A construção do Túnel de Taguatinga está sob a responsabilidade da Secretaria de Obras/Novacap e haverá licitação para escolha da empresa que fará a obra. De acordo com a Secretaria, o projeto foi concluído em 2009 e é uma das prioridades para melhoria do sistema de transporte em Taguatinga, mas ainda aguarda liberação de recursos. As obras terão início assim que os recursos forem disponibilizados e a previsão para conclusão é de 18 meses, a partir da assinatura do contrato com a empresa a ser escolhida por licitação.
A seleção de projetos e obras em mobilidade urbana, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2, está a cargo da Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana (SeMOB), do Ministério das Cidades. As propostas serão apoiadas por meio de financiamento ou repasse. De acordo com o ministério, a etapa de apreciação das cartas-consultas pelo Ministério e as reuniões presenciais para as entrevistas e análise de projetos técnicos do PAC começou dia 4 de abril e está em fase final de análise. A divulgação da seleção está prevista para o dia 30 de novembro de 2011.
Para o secretário de Obras, Oto Guimarães, o túnel de Taguatinga é mais uma importante obra do Corredor Oeste que vai melhorar significativamente o trânsito e a vida de moradores de algumas das cidades mais populosas do DF.
“A intenção é acabar com os congestionamentos que se formam diariamente no início da manhã e no final do dia, melhorando não só a qualidade de vida dos motoristas, como também dos usuários do sistema de transporte do DF”, afirma o secretário de Obras.
Fonte: ClicaBrasília
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