segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Túnel em Taguatinga vai beneficiar muitas pessoas

As obras de ampliação conferiram maior fluidez ao trânsito para quem circula pela Estrada Parque Taguatinga (EPTG). Entretanto, na entrada de Taguatinga, o congestionamento beira o caos. Para quem tem de passar pelo centro da cidade ou mora na região, só há uma alternativa: encarar horas de engarrafamento. A expectativa é que a construção do túnel, em Taguatinga – a partir do viaduto central próximo à EPTG até as proximidades do Córrego do Cortado – resolva a situação. Mas o projeto não saiu do papel desde 2008, quando foi apresentado ao Ministério das Cidades e ao então governador.

O empreendimento está orçado em cerca de R$ 180 milhões e contará com recursos da União, por meio do PAC da Mobilidade, que prevê a ampliação da capacidade de locomoção e melhoria da infraestrutura do transporte público coletivo. O projeto prevê a construção de um túnel de 820 metros de extensão com três pistas em cada sentido.

Para a população local, a obra é sinônimo de qualidade de vida. “Enfrento engarrafamento todos os dias, sempre na entrada e saída de Taguatinga. Quem precisa passar por aqui sofre”, afirma Gilson Freire Morais, motorista de transporte público. Ele diz que no fim do dia a situação é ainda pior. Para quem está no ônibus, é mais tempo em pé, e pra quem dirige, o cansaço do dia dobra. “Se o túnel virar realidade, o trânsito vai ficar mais rápido e as pessoas vão gastar menos tempo. Com certeza, menos estresse”, ressalta Gilson.

Moradores de Taguatinga, Samambaia, Ceilândia e imediações serão beneficiados. “Vai ajudar a desafogar o trânsito, com certeza”, disse o taxista Alencar Filgueiras.

Pelo projeto, os carros que estão na Avenida Elmo Serejo, mais conhecida como Via Estádio, mergulharão pelo túnel e sairão na EPTG. Do outro lado, quem chega a Taguatinga pela EPTG também mergulha no túnel até o início da Via Estádio, logo após o viaduto da Avenida Samdú. Com isso, será evitada a retenção de veículos nos semáforos do centro de Taguatinga. Vias marginais darão acesso às avenidas Comerciais e Samdú Sul e Norte. O projeto de construção do túnel prevê, ainda, a revitalização do centro de Taguatinga, que vai ganhar obras de paisagismo.

Segundo Carlos Alberto Jales, administrador de Taguatinga, a obra será um marco para a cidade. “Taguatinga é o centro do Distrito Federal, uma das maiores RAs. Por aqui se encontra de tudo: emprego, lazer, comércio, educação e tantos outros serviços.” Segundo Jales, pelo centro de Taguatinga circulam diariamente cerca de cem mil pessoas. “A população merece ter mais esse benefício”, ressalta o administrador.





A construção do Túnel de Taguatinga está sob a responsabilidade da Secretaria de Obras/Novacap e haverá licitação para escolha da empresa que fará a obra. De acordo com a Secretaria, o projeto foi concluído em 2009 e é uma das prioridades para melhoria do sistema de transporte em Taguatinga, mas ainda aguarda liberação de recursos. As obras terão início assim que os recursos forem disponibilizados e a previsão para conclusão é de 18 meses, a partir da assinatura do contrato com a empresa a ser escolhida por licitação.

A seleção de projetos e obras em mobilidade urbana, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2, está a cargo da Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana (SeMOB), do Ministério das Cidades. As propostas serão apoiadas por meio de financiamento ou repasse. De acordo com o ministério, a etapa de apreciação das cartas-consultas pelo Ministério e as reuniões presenciais para as entrevistas e análise de projetos técnicos do PAC começou dia 4 de abril e está em fase final de análise. A divulgação da seleção está prevista para o dia 30 de novembro de 2011.

Para o secretário de Obras, Oto Guimarães, o túnel de Taguatinga é mais uma importante obra do Corredor Oeste que vai melhorar significativamente o trânsito e a vida de moradores de algumas das cidades mais populosas do DF.

“A intenção é acabar com os congestionamentos que se formam diariamente no início da manhã e no final do dia, melhorando não só a qualidade de vida dos motoristas, como também dos usuários do sistema de transporte do DF”, afirma o secretário de Obras.



Fonte: ClicaBrasília

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