quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Possível truculência no Centro

Às vésperas de completar um ano como Governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT) vem enfrentando uma enxurrada de denúncias de corrupção relativas ao período em que chefiou o Ministério dos Esportes e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), durante o governo Lula.

Para piorar ainda mais a situação, movimentos grevistas em áreas sensíveis, como a da Segurança, têm contribuído para tornar ainda mais instável o ambiente político da Capital.

Era de se esperar que, diante de um quadro tão delicado, as forças de sustentação ao governador buscassem formas de melhorar sua imagem oferecendo à sociedade respostas convincentes e ações concretas e inovadoras para tirar o governo do estado de imobilidade em que se encontra.

Aparentemente, não é o que está acontecendo. Grupos da base de apoio ao governador vêm dando mostras de haver optado por trilhar o caminho mais perigoso e contraproducente: o do confronto e da truculência.

Na manhã do último sábado (26), 25 militantes do Partido da Solidariedade (PSOL) faziam panfletagem no centro de Ceilândia quando, segundo a direção do Partido, foram cercados por um grupo de cerca de cem militantes do Partido dos Trabalhadores (PT).

Os militantes do PT teriam, segundo a narrativa dos manifestantes presentes, reagido com gritos, empurrões, xingamentos e ameaças, na tentativa de impedir que o grupo entregasse à população panfletos em que se informava sobre as acusações que pesam sobre o chefe do Executivo, amplamente veiculadas pelas principais revistas e jornais do país.

Mesmo ante o constrangimento e a violência, os manifestantes do PSOL dizem haver cumprido sua missão. Apesar de numericamente estarem em desvantagem, teriam contado com apoio popular e, assim, puderam circular pelas lojas e ruas de Ceilândia, distribuindo o material de divulgação.

Segundo os organizadores da manifestação, populares, comerciários, comerciantes, ambulantes e feirantes manifestaram apoio ao evento e repulsa à demonstração de intolerância e violência de parte dos militantes do PT, que tentavam a todo custo impedir um direito constitucional e legal de livre manifestação.

A direção do PSO diz haver identificado entre os agressores, todos uniformizados com camisas vermelhas com a estrela do PT, sindicalistas e ocupantes de cargos comissionados na Administração Regional de Ceilândia.

Os agressores, segundo os manifestantes, obedeciam ordens diretas da cúpula petista na cidade. Incitados e orientados por esses dirigentes, os petistas avançavam sobre os militantes do PSOL, arrancando violentamente os panfletos de suas mãos.

Diante da gravidade dos acontecimentos, o PSOL-DF convocou reunião extraordinária da Executiva Regional do Partido para definir que medidas adotar.

Contactada por e-mail, a Assessoria de Comunicação Social da Administração de Ceilândia não se manifestou sobre o assunto.



Fonte: Ceilândia.com

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Túnel em Taguatinga vai beneficiar muitas pessoas

As obras de ampliação conferiram maior fluidez ao trânsito para quem circula pela Estrada Parque Taguatinga (EPTG). Entretanto, na entrada de Taguatinga, o congestionamento beira o caos. Para quem tem de passar pelo centro da cidade ou mora na região, só há uma alternativa: encarar horas de engarrafamento. A expectativa é que a construção do túnel, em Taguatinga – a partir do viaduto central próximo à EPTG até as proximidades do Córrego do Cortado – resolva a situação. Mas o projeto não saiu do papel desde 2008, quando foi apresentado ao Ministério das Cidades e ao então governador.

O empreendimento está orçado em cerca de R$ 180 milhões e contará com recursos da União, por meio do PAC da Mobilidade, que prevê a ampliação da capacidade de locomoção e melhoria da infraestrutura do transporte público coletivo. O projeto prevê a construção de um túnel de 820 metros de extensão com três pistas em cada sentido.

Para a população local, a obra é sinônimo de qualidade de vida. “Enfrento engarrafamento todos os dias, sempre na entrada e saída de Taguatinga. Quem precisa passar por aqui sofre”, afirma Gilson Freire Morais, motorista de transporte público. Ele diz que no fim do dia a situação é ainda pior. Para quem está no ônibus, é mais tempo em pé, e pra quem dirige, o cansaço do dia dobra. “Se o túnel virar realidade, o trânsito vai ficar mais rápido e as pessoas vão gastar menos tempo. Com certeza, menos estresse”, ressalta Gilson.

Moradores de Taguatinga, Samambaia, Ceilândia e imediações serão beneficiados. “Vai ajudar a desafogar o trânsito, com certeza”, disse o taxista Alencar Filgueiras.

Pelo projeto, os carros que estão na Avenida Elmo Serejo, mais conhecida como Via Estádio, mergulharão pelo túnel e sairão na EPTG. Do outro lado, quem chega a Taguatinga pela EPTG também mergulha no túnel até o início da Via Estádio, logo após o viaduto da Avenida Samdú. Com isso, será evitada a retenção de veículos nos semáforos do centro de Taguatinga. Vias marginais darão acesso às avenidas Comerciais e Samdú Sul e Norte. O projeto de construção do túnel prevê, ainda, a revitalização do centro de Taguatinga, que vai ganhar obras de paisagismo.

Segundo Carlos Alberto Jales, administrador de Taguatinga, a obra será um marco para a cidade. “Taguatinga é o centro do Distrito Federal, uma das maiores RAs. Por aqui se encontra de tudo: emprego, lazer, comércio, educação e tantos outros serviços.” Segundo Jales, pelo centro de Taguatinga circulam diariamente cerca de cem mil pessoas. “A população merece ter mais esse benefício”, ressalta o administrador.





A construção do Túnel de Taguatinga está sob a responsabilidade da Secretaria de Obras/Novacap e haverá licitação para escolha da empresa que fará a obra. De acordo com a Secretaria, o projeto foi concluído em 2009 e é uma das prioridades para melhoria do sistema de transporte em Taguatinga, mas ainda aguarda liberação de recursos. As obras terão início assim que os recursos forem disponibilizados e a previsão para conclusão é de 18 meses, a partir da assinatura do contrato com a empresa a ser escolhida por licitação.

A seleção de projetos e obras em mobilidade urbana, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2, está a cargo da Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana (SeMOB), do Ministério das Cidades. As propostas serão apoiadas por meio de financiamento ou repasse. De acordo com o ministério, a etapa de apreciação das cartas-consultas pelo Ministério e as reuniões presenciais para as entrevistas e análise de projetos técnicos do PAC começou dia 4 de abril e está em fase final de análise. A divulgação da seleção está prevista para o dia 30 de novembro de 2011.

Para o secretário de Obras, Oto Guimarães, o túnel de Taguatinga é mais uma importante obra do Corredor Oeste que vai melhorar significativamente o trânsito e a vida de moradores de algumas das cidades mais populosas do DF.

“A intenção é acabar com os congestionamentos que se formam diariamente no início da manhã e no final do dia, melhorando não só a qualidade de vida dos motoristas, como também dos usuários do sistema de transporte do DF”, afirma o secretário de Obras.



Fonte: ClicaBrasília

sábado, 19 de novembro de 2011

Parte da cidade ficará sem água na próxima terça (22)

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) comunicou que irá faltar água em Ceilândia na próxima na terça (22/11). O motivo é a manutenção do sistema de abastecimento de água.

Confira as quadras que ficarão sem água:

Ceilândia
QNN 1, 2, 3, 4 (Conj. A, C, E, G, I, K, M, O), 5, 7, 9, 13, 15, 23, 25, 31 e 33.
QNM 1 a 6, 8, 10 a 33.
CNM 01 e 02, parte do Hospital Regional da Ceilândia (HRC) e Corpo de Bombeiros.



Fonte: Correio Braziliense

Muitas atividades no aniversário do SESC Ceilândia

De 18 a 29 de novembro, o Centro de Atividades SESC Ceilândia vai comemorar seu quarto aniversário com uma extensa programação cheia de atividades culturais, recreativas e esportivas. Durante onze dias, das 8h às 17h, a população local, comerciários e servidores se divertirão com Festivais, Torneios, exposições, Oficinas e muito mais.

O Centro de Atividades SESC Ceilândia vai oferecer de 21 a 28 de novembro Exposição de Jogos, Torneio de Dominó com o Grupo dos Mais Vividos, Concurso de Redação, Montagem de Maquetes dos alunos do EDUSESC Ceilândia e Mural de Recado em Homenagem a unidade. Além disso, haverá stands com dicas de saúde, concurso de poesia, festival de filmes premiados.

Dia 20 a Orquestra Sinfonia da Vida fará uma grande apresentação, dia 22 brinquedos infláveis serão montados para um recreio animado, dia 23 o Grupo dos Mais Vividos colocarão em exposição seus artesanatos e fotos de suas atividades e farão uma performance poética. Para encerrar, dia 29 haverá um lindo show de flamenco.

Alunos de outras unidades do SESC-DF também poderão participar do Festival de Jump e Natação. Nesses dias, ao final serão sorteados brindes, distribuídos camisetas e oferecidas frutas, em uma farta mesa.

No Torneio Talento Olímpico, alunos das modalidades Futsal e Handebol do SESC Olímpico e Escolas convidadas competirão por troféus e medalhas. Além disso, ainda terá a Corrida de Aniversário do SESC Ceilândia, com um percurso de 5 Km para todos os alunos da unidade.

Confira as datas e o horários de todas as atividades em comemoração ao aniversário do SESC Ceilândia na unidade ou pelos telefones 3379-9531 ou 3379-9500.



Fonte: Ceilândia.com

O Gato recontrata Adelson

A diretoria do Ceilândia Esporte Clube recontratou o ex-técnico do time que foi campeão candango de 2009, que ainda comandou as divisões de base e por uma vez esteve à frente do time principal do Brasiliense, e ainda, esteve no Gama. Trata-se de Adelson de Almeida, que já marcou seu espaço no futebol candango. Só que ele não vem como treinador, e sim como gerente de futebol do Ceilandia. Marquinhos Bahia deverá ser confirmado como treinador.

Falando ao Jogo Aberto-DF, da TV Bandeirantes, Adelson declarou que: "Cansei deste negócio de treinador. Quero agora mostrar meu trabalho fora de campo. O Ceilândia vem forte. Temos em fase final o nosso Centro de Treinamento, com dois campos de futebol, academia, 28 suítes, sala de imprensa, que com certeza vai nos dar condição de ter uma boa preparação para o time. Ainda, temos 20 jogadores já apalavrados conosco. Ainda não posso adiantar os nomes, mas assim que for possível, divulgaremos esta lista de atletas", disse o agora gerente de futebol do Ceilândia, Adelson de Almeida.

O Gato Ceilândia vem com um projeto ambicioso para o futebol de Brasília, com um investimento de R$ 750 mil. Com relação aos jogadores Deda, Iranildo e Adriano Felício, todos que destacaram no futebol candango e pelo Brasil, Adelson afirmou que: "São atletas que pretendemos contar, assim como também, outros times do DF também querem. Caso eles se enquadrem dentro de nossa filosofia de salários, faremos o possível para contratá-los", concluiu o ex-treinador e agora gerente de futebol do Ceilândia.

A apresentação do elenco está prevista para o início do mês de dezembro. O time do Gato Ceilândia disputará o Candangão 2012 e buscará uma das vagas candangas para a série D do brasileiro do ano que vem.



Fonte: Futebol Interior

Novo Centro Administrativo é visto positivamente, mas gera dúvidas

A construção do novo Centro Administrativo do Governo do Distrito Federal em Taguatinga preocupa moradores e trabalhadores da região. Um dos temores é com o trânsito que deverá ficar mais intenso. Além disso, os mais antigos já sentem saudade da antiga Rodoviária, desativada para dar lugar à nova estrutura.

Quem mora na região diz até aprovar a ideia, mas confessa estar ansioso. “A vinda do governo para cá traz benefícios, e isso ninguém pode negar, mas será que estão pensando na infraestrutura? O trânsito vai piorar muito”, observa o comerciante Pedro Antônio.

Para aqueles que trabalhavam na Rodoviária a preocupação é outra. “A gente sente, porque tem muitos anos que trabalha aqui, mas acredito que com a nova, podemos melhorar as vendas”, opina o comerciante Natan Borges. Ele avalia, ainda, que o Centro Administrativo trará mais segurança para a região.

A localização da nova Rodoviária, que recebe diariamente cerca de 50 ônibus interestaduais e 200 coletivos urbanos, deve ser nas proximidades do Estádio Serejão. O problema é que a estrutura será provisória e não há previsão para a construção da instalação definitiva.

De acordo com o administrador de Taguatinga, Carlos Alberto Jales, as obras do Centro Administrativo podem começar no final deste mês. Com a construção, o GDF pretende reduzir gastos com aluguel e facilitar o trabalho da administração pública. Tapumes já estão sendo colocados em volta da Rodoviária de Taguatinga e os trabalhadores, aos poucos, começam a ser remanejados.

O projeto prevê a construção do novo Centro Administrativo do GDF em uma área de 198 mil metros quadrados, próxima à estação 22 do metrô, ao lado do Estádio Serejão, , próximo aos acessos a Ceilândia e Samamabia. “O governo deve estar perto do povo. Aqui, todos poderão ver de perto a nossa realidade. É muito mais justo”, afirma a operadora de fotocopiadora Fernanda Barbosa de Oliveira.

A decisão do GDF de construir a nova sede naquele local foi determinada para desafogar o centro de Brasília. Além disso, integra parte da linha verde e 60% dos servidores do governo reside naquela cidade, em Ceilândia e em Samambaia.



As obras serão realizadas por meio de uma Parceria Público Privada (PPP) onde a iniciativa privada arca com o custo da obra, que deve ser concluída em dois anos, após seu início. O consórcio responsável pelo novo Centro Administrativo é o Centrad, formado pela Via Engenharia e a Odebrecht. Deverão ser investidos R$ 480 milhões para construir 15 prédios. As empresas ainda serão responsáveis por toda a manutenção e operação dos edifícios.

A expectativa do governo é que cerca de R$ 12,7 milhões sejam economizados com aluguel. No primeiro ano – prazo de entrega de sete prédios – o GDF vai pagar R$ 4,4 milhões mensais. Doze meses depois, quando o complexo estiver concluído, o valor passa para R$ 14 milhões, a serem pagos durante 20 anos. No fim deste prazo o prédio será do governo.



Fonte: ClicaBrasília

domingo, 13 de novembro de 2011

Falta civilidade para alguns moradores da cidade

O acúmulo de lixo em espaços públicos de Ceilândia é o tema da reportagem da dupla da cidade, Ramon Duarte e Willian Wilker.

Em um descampado do P Norte, até a placa que avisa da proibição de jogar lixo no local foi queimada.

“Havia um contêiner, mas o pessoal jogava lixo no chão. Não sei por que tiraram. Agora, quando chove, fica terrível”, conta a secretária Cinara Guimarães.

Entre o lixo espalhado por Ceilândia há pneus com água acumulada, o que representa um risco de proliferação do mosquito da dengue.

Apesar da administração da cidade oferecer o serviço de cata-entulho, em Ceilândia Sul, moradores dizem que não sabem onde podem depositar o lixo. O serviço de Cata-Entulho funciona de segunda a sexta em horário comercial. O telefone é 3471-9853.



Não deixe de ver também a reportagem de Ramon Duarte sobre a Feira Central de Ceilândia clicando aqui.


Fonte: Rede Globo

Ceilândia pensando nos reforços de 2012

Visando a preparação para o Campeonato Candango de 2012, a diretoria do Ceilândia mira a contratação de três ex-jogadores do Brasiliense.

São eles, o zagueiro Deda e os meias Adriano Felício e Iranildo. Este último revelado pelo Flamengo é tido como o maior ídolo do clube de Taguatinga.

A pré-temporada do Ceilândia começa no dia 10 de dezembro. Este clube foi campeão distrital em 2010. Em 2011 ficou apenas na quinta colocação. Disputou a Copa do Brasil, este ano e foi eliminado no primeiro jogo perdendo em casa para o Caxias/RS por 5 a 0.


Fonte: FutNet

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Mídia insiste em dizer que empreendimento será em Ceilândia

Cidades como Ceilândia (Taguatinga), Águas Lindas, Luziânia e Alexânia, em Goiás, devem receber, até o final de 2013, novos shoppings centers. Os empreendimentos devem gerar 4,5 mil empregos diretos e outros três mil indiretos, além de movimentar mais de R$ 1 bilhão por mês, segundo estimativas das empresas que apostam nestas regiões.

Para especialistas, um dos motivos do êxodo de shoppings centers para as regiões afastadas dos centros de Brasília e Goiânia é o aumento do poder aquisitivo da classe C – formada por famílias que ganham de quatro a dez salários-mínimos mensais (R$ 2.040 e R$ 5.100) – e D – que inclui famílias com ganho mensal entre dois e quatro salários-mínimos (R$ 1.020 e R$ 2.040).

Já o professor de Economia da Faculdade Upis, Carlos Alberto Reis, acredita que a falta de espaços nos grandes centros estejam contribuindo para a busca de novos mercados. “A falta de lotes e o preço elevado contribuem para a migração dos empresários para outras regiões. Eles querem aumentar o lucro e sabem que isto é possível por meio dos estudos de viabilidade econômica”.

Especialista em Economia Regional, Reis revela ser a favor da abertura de novas praças em cidades que necessitam se desenvolver. “Elas contribuem para a dinâmica da economia, ou seja, geram emprego e renda para a população”, conta.

O Ceilândia Plaza Shopping&Tower (em Taguatinga), do grupo PaulOOctavio, é um exemplo de empreendimento que contribuirá para o desenvolvimento da economia local. “Esperamos um público de cerca de um milhão de pessoas ao mês, isso sem contar a criação de dois mil empregos diretos. Nossa previsão de consumo é de R$ 25 milhões por mês”, conta Edmar Barros, responsável pela Divisão de Shoppings Centers da empresa.




O empreendimento deverá beneficiar moradores de Taguatinga e Ceilândia, pois o shopping ficará em um ponto de convergência entre as cidades (em Taguatinga). Para a moradora e comerciante local Teresinha Marques, 56 anos, a obra é bem-vinda. “As casas da região estão mais valorizadas. Elas simplesmente dobraram o preço: o que antes custava R$ 140 mil, agora não sai por menos de R$ 280 mil. Espero que meu negócio cresça junto com o shopping”, diz.

De acordo com Barros, o projeto de construção do novo shopping estava engavetado há quatro anos. “Encomendamos um estudo de viabilidade financeira para novos negócios e identificamos a cidade de Ceilândia como a melhor região para a implementação de um novo centro comercial”, observa.



Fonte: ClicaBrasília