quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Opinião: queimando a imagem

Brasília anda mesmo sem sorte.

Muitos anos atrás saiu em um jornal italiano uma reportagem bastante negativa sobre a Capital. Nas fotos que a ilustravam, uma das coisas que mais chamavam a atenção – e que o jornalista fez questão de frisar bem – era o aspecto de abandono dos amplos gramados da cidade.

A explicação: o autor da matéria havia visitado a Capital em pleno mês de agosto e não atentara para o detalhe de que, nessa época, o Planalto Central enfrenta uma seca brava que deixa toda sua vegetação esturricada e marrom.

Lembrei deste fato ao saber que por estes dias um carro do Google Street View está fotografando em 3D as ruas de Brasília e de outras cidades do Centro Oeste para utilização em seus mapas interativos na internet.

Lamentavelmente o Google escolheu a pior época do ano para fazer isto e as imagens que o mundo inteiro verá de nossa Capital serão bem parecidas com aquelas que chocaram o jornalista italiano de que falei lá em cima.

Isto será péssimo para a imagem da cidade. Os mapas e as fotos do Google são hoje um importantíssima fonte de consulta para quem gosta de viajar ou simplesmente se informar sobre qualquer parte do planeta.

Ainda que não dê resultados, seria o caso de os brasilienses, com o apoio da Secretaria de Turismo do GDF, apelarem ao Google para que adie a operação para o mês de novembro, quando o verde de Brasília apresenta-se em todo o seu esplendor.


Nenhum comentário: