quinta-feira, 22 de setembro de 2011

44º Festival de Brasília de Cinema Brasileiro

Já está tudo pronto para começar um dos Festivais mais tradicionais e respeitados de Cinema do Brasil, o 44º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, que se inicia no dia 26 de setembro e termina no dia 3 de outubro de 2011 com produções de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia pela disputa do prêmio de melhor longa-metragem.

A novidade para esse ano é a exibição das mostras competitivas que acontecerão no Cine Brasília e simultaneamente, pela primeira vez, em três regiões administrativas do Distrito Federal, são elas: Sobradinho, Taguatinga e Ceilândia. “Queremos imprimir a marca da gestão que se inicia: descentralizar, aproximar a imagem que o país produz de si mesmo e oferecê-la aos olhos dos espectadores”, explica o Secretário de Cultura Hamilton Pereira.

O Festival de Brasília será marcado pela democratização do acesso à programação. Além de exibir as mostras competitivas nas regiões administrativas o evento ainda contará com projeções da mostra “Diretoras Premiadas”, em cinco cidades satélites e do “Festivalzinho Animado” em 13 diferentes locais do DF. “A programação de filmes, debates e seminários e a ampliação das projeções para as cidades satélites vão fazer a diferença nesta edição do Festival de Brasília”, afirma o coordenador geral do evento, Nilson Rodrigues.

A 44ª edição recebeu um número recorde de inscrições. Foram 624 filmes, sendo 110 filmes de longa-metragem (56 inéditos), 415 curtas e 99 filmes de animação. O festival contará ainda com cinco seminários, cinco oficinas, quatro mostras paralelas não-competitivas e a Mostra Brasília.

O mais tradicional evento dedicado ao cinema nacional exibirá, nas mostras competitivas, seis longas metragens, 12 curtas e 12 curtas-metragens de animação, que disputam R$ 425 mil em prêmios. A Câmara Legislativa também distribuirá prêmios a produções do Distrito Federal, num total de R$ 150 mil.

Veja a programação completa das mostras, oficinas, seminários no site oficial do Festival, acessando: www.festbrasilia.com.br


Nenhum comentário: