sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Apoio pela abertura da Copa 2014

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, esteve, no início da tarde desta quinta (15), com o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, no Rio de Janeiro. Ele foi apresentar todas as garantias de que Brasília estará preparada para, não somente receber os jogos da Copa, mas para sediar a abertura do mundial.

O governador aproveitou o encontro para convidar Ricardo Teixeira a visitar as obras do Estádio Nacional de Brasília – que estão com 38% de sua execução concluída – e a participar da inauguração em 31 de dezembro de 2012.

“Brasília é a capital de todos os brasileiros, onde todos os estados do país estão representados. Viemos trazer nossa reivindicação para a abertura da Copa do Mundo. Nós apresentamos oficialmente nossa candidatura”, disse Agnelo.




A capital federal ganhou mais um apoio na candidatura para receber a abertura da Copa do Mundo de 2014. O governador do DF recebeu uma carta informando que o Fórum Nacional de Representantes dos Estados em Brasília (FONARE), por meio do presidente e secretário do estado do governo do Maranhão, Marco Antonio Toccolini, defende que o jogo inaugural do mundial seja realizado em Brasília. Recentemente, Brasília conseguiu outros importantes aliados. Em 2 de setembro, 43 senadores oficializaram e tornaram público um manifesto, que será entregue à Fifa, apoiando a abertura da Copa na cidade.

O deputado federal Romário também manifestou apoio à abertura da Copa em Brasília. O governador Agnelo Queiroz, em recente viagem ao Rio de Janeiro, se encontrou com o arquiteto Oscar Niemeyer e com o presidente de Honra da Federação Internacional de Futebol (FIFA), João Havelange. Recebeu de ambos, apoio para o trabalho executado à frente do Governo do Distrito Federal e pelo esforço de trazer a abertura da Copa do Mundo de 2014 para Brasília. “É muito justo que Brasília tenha esse desejo. Brasília pertence a todos os brasileiros”, disse o arquiteto à época.



Confira abaixo o manifesto dos senadores defendendo Brasília para a abertura da Copa de 2014.


“Brasília 51 anos, a Copa começa aqui”


O Brasil se prepara para sediar a Copa do Mundo de Futebol de 2014, a mais monumental competição esportiva do universo.

Nós, os Senadores abaixo consignados, assinamos este MANIFESTO em apoio ao nome da Capital da República como candidata natural para acolher a abertura da Copa durante o célebre torneio de futebol.

Acreditamos que a escolha de Brasília, pela Federação Internacional de Futebol (FIFA), como sede da abertura da Copa do Mundo de 2014 servirá de projeção à belíssima capital brasileira, cuja modernidade deve nos inspirar nos projetos de inserção do Brasil na economia mundial.

Entendemos que a capital brasileira merece ser ainda mais bem conhecida do público mundial, já que a Copa do Mundo é vista e acompanhada por bilhões de pessoas em todo o planeta.

Brasília foi criada a partir do sonho de um visionário com o objetivo de construir um futuro radioso para o Brasil.

Integrou o imenso território brasileiro, expandiu as fronteiras de desenvolvimento e redesenhou a nossa ocupação territorial e econômica.

Marco da modernidade e símbolo concreto do país pujante, acolhedor e democrático, Brasília é a face mais visível da nossa modernidade.

Portanto, nada mais natural que abrir as amplas linhas arquitetônicas de Niemeyer, recortadas contra o mais belo céu azul e o horizonte que parece não terminar nunca, aos olhos do mundo.

Abrir a Copa em Brasília é escancarar ao planeta o Brasil moderno, o gigante que despertou e caminha a passos largos em direção ao destino grandioso que nos espera.

Irmanados neste nobre ideal, unimo-nos ao governador Agnelo Queiroz e aos brasilienses para aguardar que o anúncio da FIFA, em outubro próximo, formalize a bela capital brasileira como sede oficial da abertura dos jogos, numa homenagem grandiosa, como a saga da construção da nova capital à epopéia heróica de consolidação do País, à força de sua gente e ao singularismo do seu povo ordeiro e trabalhador."

Fonte: Agência Brasília e ClicaBrasília

Nenhum comentário: