sábado, 3 de setembro de 2011

De olho nas obras

Em 20 de janeiro de 2011, a Associação Comercial de Ceilândia – ACIC, divulgou nota a imprensa, oportunidade em que destacava o estado de penúria em que se encontrava o governo do Distrito Federal face aos problemas não enfrentados pelas administrações anteriores. Naquele momento a associação destacava a necessidade de se dar um voto de confiança aos novos gestores de forma que eles tivessem tempo para implementar o programa de governo apresentado à população no transcorrer da campanha eleitoral.

Naquela nota a ACIC especificou os compromissos assumidos, com os movimentos empresarial, social e político da cidade de Ceilândia, dentre os quais destacou 13(treze), agora listados abaixo com o seu status atual:

1. Término imediato das obras da via de ligação Ceilândia – Samambaia( TCDF liberou andamento da obra)

2. Manutenção e continuação dos trabalhos de revitalização do centro de Ceilândia( a CEB já indicou que irá substituir e ampliar a iluminação pública do centro da cidade)

3. Conclusão das obras do campus da Unb em Ceilândia, instalado ao logo da via centro norte de Ceilândia( obra em andamento)

4. Implantação da infraestrutura de água, esgoto, asfalto, construção de escolas e UPAS no P Sul, condomínios Sol Nascente e Por do Sol(processos em fase de licitação)

5. Conclusão e colocação em operação das vilas olímpicas do parque da vaquejada e setor O (uma vila em operação e outra em fase de contratação de serviço de manutenção)

6. Ampliação da linha do metrô até o terminal de ônibus do setor O(não há indicativo)

7. Construção de creches públicas e ampliação do número de vagas nas creches existentes(áreas para abrigar cheches em processo de levantamento)

8. Construção de moradias populares para a população de baixa renda( processo com bom indicativo de andamento)

9. Implantação de escolas em tempo integral em toda a cidade

10. Término das obras inacabadas ( centro cultural de Ceilândia, ciclovias, parques infantis, etc)(ciclovias em fase de conclusão das obras)

11. Ampliação do efetivo de segurança pública e a construção de um quartel da PM na região do setor Industrial de Ceilândia(não há indicativo)

12. Construção do Ceilambodromo e investimentos em cultura( como a manutenção do carnaval em Ceilândia), lazer e esporte(carnaval de 2011 foi mantido em Ceilândia)

13. Construção de unidades de atendimentos e recuperação de dependentes químicos e com distúrbios emocionais.(não há indicativo)

Para além desses compromissos, uma questão que saltava aos olhos era a limpeza das áreas públicas e comerciais da cidade de Ceilândia e o conseqüente corte da grama e mato alto que se propagava por toda a cidade. Quanto a esta demanda, a mesma se encontra equacionada.

Quanto as questões estratégicas e estruturantes, destacada naquele momento do inicio de governo, que requer agilidade, e que se encontra no âmbito do empréstimo do banco mundial junto ao GDF, é o projeto Brasília Integrada, que trata da construção do corredor de ônibus na via Hélio Prates( Taguatinga à fundação Bradesco em Ceilândia) e o túnel que ligará a via estádio a linha verde( o chamado túnel de Taguatinga). No que tange a estas questões o governo precisa vir a público e informar qual o plano que será colocado em ação para que a qualidade de vida das populações de Taguatinga, Samambaia e Ceilândia seja melhorada.

Ademais, naquela nota, a ACIC destacava, também, a importância da construção do Centro Administrativo do GDF, por meio de PPP, junto a rodoviária de Taguatinga, espaço que diminuirá a dispersão do atendimento do GDF às demandas do cidadão do Distrito Federal, permitindo que os órgãos do governo fiquem ao lado de mais de 70% da população do DF. Nesta semana o GDF já deu indicativo de que irá tocar o projeto, pois a construção do centro administrativo contribuirá, também, para reduzir os gastos do governo com aluguel de imóveis.

Por fim, estamos diante de 08 meses do novo governo, o que se pode observar é que parte daquelas antevisões da Associação Comercial de Ceilândia já começam a se traduzir em perspectivas de realizações concretas, outras porém precisam de maior velocidade. Entende-se que os desafios são gigantescos, mas o momento é de acelerar o passo e preparar o cenário para recepção da abertura da copa de 2014 e propiciar aos brasileiros uma releitura do Distrito Federal, em especial de Brasília.



Fonte: Associação Comercial de Ceilândia - ACIC-DF, por e-mail

Nenhum comentário: