terça-feira, 26 de março de 2013

Ceilândia faz 42 anos

Ceilândia: A asa branca do cerrado completa 42 anos e alça novos voos

Berço de tradições nordestinas no coração do Brasil, Ceilândia completa 42 anos no próximo dia 27 de março de 2012. Fundada em 1971, ocupa uma área 230,30 km² do cerrado brasileiro no planalto central, tem uma população de mais de 400 mil habitantes o que a torna a cidade mais populosa do Distrito Federal.
 
Do ponto de vista da força econômica, Ceilândia já representa mais de 25% da arrecadação do ICMS no Distrito Federal. Tem mais de 8200 empresas com atividades comerciais focadas na venda de materiais de construção, eletrodomésticos, calçados, armarinhos, supermercados, peças para automóveis e agregado a tudo isso uma forte e diversificada rede de prestação de serviço que abarca toda a força de trabalho da cadeia produtiva da construção civil (pedreiros, marceneiros, serralheiros, ladrilheiros, pintores, eletricistas, etc.) e prossegue com outros ramos como reparação de automóveis, salões de beleza e estética, restaurantes e lanchonetes etc.
 
No ramo industrial Ceilândia tem uma gama extensa de produtos, a cidade já fabrica e fornece tintas e materiais de acabamento, produtos de limpeza, panelas de alumínio, calçados, vidros temperados, vassouras, móveis e tem uma forte atuação no ramo de artefatos pré-moldados de cimento que já atende as demandas da construção civil no Distrito Federal e região centro oeste. Outro produto da indústria local é o empacotamento de alimentos, que articula e gera um significativo número de empregos, que compreende o açúcar, arroz, farinha e uma diversidade de enlatados como ervilha, café solúvel, milho, produtos que são consumidos pela população da região metropolitana do Distrito Federal e cidades do centro-oeste brasileiro.
 



A via de ligação Ceilândia e Samambaia, DF-459, obra concluída em 2012, além de tirar a cidade do isolamento viário tornou-se uma artéria de importância estratégica e impulsionou um ciclo virtuoso a que vem atraindo concessionárias de veículos, alavancando a indústria da construção civil ao longo da via da fundação Bradesco, de norte a sul da cidade, permitindo a construção de mais de 10 mil apartamentos residenciais. Toda esta ascensão econômica na região vem atraindo lojas de fast food, escolas particulares permitindo a ampliação dos negócios fruto da expectativa de ocupação dos apartamentos por mais 50 mil novos consumidores que vão vir para a cidade.
 
 

A Administração Regional de Ceilândia vai oferecer o tradicional bolo na data do aniversário, nesta quarta-feira (27/03/13), as 11h30 ao lado da Feira Central de Ceilândia.
 
Todos estão convidados!!!
 
 
Fonte: Associação Comercial de Ceilândia - ACIC-DF e Administração Regional de Ceilândia, por e-mail.
 
 
 

Nenhum comentário: