Em maio de 2011, mais de 400 pessoas lotaram o auditório do Centro de Ensino Médio 07, em Ceilândia Norte, para discutirem em Audiência Pública a implantação de uma Escola Técnica Federal, sob a coordenação do Instituto Federal de Educação , Ciência e Tecnologia(IFB). Na oportunidade foi apresentado aos presentes o mapeamento das expectativas da cidade quanto ás modalidades e os tipos de cursos a serem oferecidos. Como resultado final do levantamento se identificou uma vocação por cursos de formação , qualificação e requalificação na áreas de prestação de serviços.
Visando demonstrar o interesse na vinda do IFB para a cidade a Associação Comercial de Ceilândia(ACIC), à época, formalizou junto ao Ministério da Educação o firme proposito do setor produtivo e dos movimentos sociais de Ceilândia em ver implantado um campus de uma Escola Técnica Federal na Cidade.
As últimas informações colhidas junto ao Deputado Chico Vigilante é que os recursos para a construção do IFB Ceilândia já estão disponíveis e a área para a construção da escola já está sendo preparada ao lado da UnB Ceilândia.
Para o presidente da ACIC, Clemilton Saraiva, a instalação de uma Escola Técnica Federal em Ceilândia é urgente em função de que parte significativa da cidade necessita se qualificar para atender a demanda do mercado por mão de obra qualificada, em especial os jovens que em sua maioria vivem sob risco social.
Fonte: ACIC - Associação Comercial de Ceilândia, por e-mail.