domingo, 17 de julho de 2011

Moradores embaixo de lonas

Cerca de 200 pessoas invadiram uma área do governo do Distrito Federal na altura do Setor O, em Ceilândia, às margens da BR-070. Os ocupantes, que pertencem ao Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) reivindicam moradia. Um grande efetivo da Polícia Militar chegou a se deslocar até ao acampamento que se formou. Houve uma negociação para marcar uma reunião, neste domingo (17, com o secretário de Habitação, Geraldo Magela.

Na tarde deste sábado (16), várias famílias se mobilizaram e ergueram barracas de bambu e lonas. Uma cozinha comunitária e um banheiro improvisado também foram montados. As famílias questionam que todos estão, há anos, inscritos no programa habitacional da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab), mas jamais foram contemplados.

Um dos líderes do movimento, Edson Francisco da Silva afirmou que a ocupação é pacífica e que essa foi a única maneira encontrada pelas família para conseguirem um local para morar. “Muitas pessoas estão há 30 anos inscritos na Codhab e com mais de 12 mil pontos. No entanto, toda a situação foi zerada e as chances de conseguir um lote se perderam. Queremos que a situação seja resolvida pelo governo”, disse.

Edson explicou que o perfil das famílias que fazem parte do movimento envolve pessoas de baixa renda e com os chefes das famílias desempregados. “Aqui só estão pessoas que não possuem onde morar, pois não existe a condição necessária para pagar aluguel. A maioria estava morando de favor em cubículos. As propostas do governo atual sempre garantiam a moradia como prioridade para a população do DF. Não é isso que está ocorrendo e estamos lutando pelo nosso direito”, reclamou o líder do movimento.



Fonte: ClicaBrasília e Jornal de Brasília

Nenhum comentário: