terça-feira, 3 de março de 2009

Problemas com transporte escolar continuam

O ônibus busca 52 alunos que estudam na região do Córrego da Coruja. Os problemas da viagem começam no Condomínio Gênesis, onde o asfalto está destruído.

“Aqui é preciso bastante atenção. Quando chove fica pior. Tem que ter mais atenção, porque todo mundo quer desviar dos buracos e acaba atrapalhando a gente”, conta o motorista de ônibus Leandro Damasceno.

Mais adiante acaba o asfalto e mesmo quando não chove, a rua fica alagada por causa de obras e valas que estão abertas. O ônibus atola com frequência.

Hoje de manhã, o motorista contou com a ajuda de moradores da região. Eles empurraram e ainda pegaram pás e enxadas para tirar a lama. Foram mais de 15 minutos e, com a ajuda de nove homens, as crianças puderam ir à escola.

Por causa da situação da estradas, desde o início das aulas, em fevereiro, pelo menos em três dias o ônibus não conseguiu completar a viagem. Os alunos perderam aula. Por causa disso, alguns pais nem mandam mais os estudantes.

“Tivemos menos crianças rodando com a gente devido às condições da pista. Os pais resolveram não mandar com medo de que voltem novamente. Eles anotam o telefone no caderno das crianças e a gente entra em contato quando não dá para passar, para avisar que estamos voltando. Aí eles esperam na parada de ônibus onde a gente deixa os alunos”, relata a monitora Marilene Silva.

Em dia de chuva, o ônibus nem passa em alguns trechos. Resultado: os alunos seguem a pé. A direção da escola já pediu ajuda para tentar resolver o problema. A preocupação é com o rendimento dos alunos.

“Não tem um segmento pedagógico. O professor dá aula hoje, mas se amanhã não tem aula já quebra o assunto que ele começou. Atrapalha e muito”, diz a diretora da escola, Suélia Lopes.

A Administração de Ceilândia promete, ainda para esta semana, uma solução. “Eu fiz um acerto com a Secretaria de Agricultura, que é quem tem mais experiência em estradas rurais. Nós vamos entrar com uma patrulha grande para tentar fazer a manutenção”, garante o administrador da cidade, Leonardo Moraes.



Fonte: Rede Globo

Nenhum comentário: