sexta-feira, 27 de março de 2009

Ceilândia 38 anos - O que deu na mídia?

TELEVISÃO

Rede Globo - Apesar de ter sido a emissora que mais veiculou notícias sobre o aniversário da cidade, os telejornais acabaram destacando pontos negativos como, a violência; o transporte e a falta de infra-estrutura em condomínios; a falta de uma quadra de esportes no Setor "O"... Os pontos fortes destacados foram a Feira Central de Ceilândia e o forte comércio da Região Administrativa. O telejornal de meio-dia foi apresentado, ao vivo, de Ceilândia Centro. Veja as notícias apresentadas clicando nos links: 1, 2, 3, 4 e 5.

Rede Record - A emissora fez bonito e mostrou, ao vivo, o corte do bolo de aniversário da Administração Regional de Ceilândia, o que ainda está para ser construído na região e um pouco da história da cidade.

Tv Brasília - O telejornal mostrou depoimentos dos moradores da cidade e falou da popularidade da Caixa d'Água - o destaque ficou por conta também do forte comércio da cidade. Uma senhora que perdeu o filho pela violência disse que, mesmo com tal fatalidade, gostava muito da cidade. Veja o vídeo: CorreioWeb / Tv Brasília.

SBT - O jornal mostrou os pontos positivos e negativos de Ceilândia. Nos intervalos e início de cada bloco eram mostradas homenagens prestadas por moradores ceilandenses.

Band - No primeiro jornal não foi percebido notícias relacionadas ao aniversário da cidade.



JORNAIS

Jornal de Brasília - O periódico lembrou da cidade mostrando a sua história, cultura, costumes... Alguns entrevistados eram perguntados sobre qual seria uma qualidade e um defeito de Ceilândia.

Correio Braziliense - Fez matéria da cidade um dia antes, em 26/07/09. O aniversário da RA foi lembrado no "Crônicas da Cidade".

Jornal Coletivo - O "jornal da Rodoviária" destacou a quantidade de obras em execução pela cidade - site.

Tribuna do Brasil - Além de não falar nada a respeito do aniversário da cidade, o jornal trouxe duas matérias relativas a violência cometida na região

Aqui DF - Não houve matérias sobre o aniversário da cidade

Na Hora H - Não houve matérias sobre o aniversário da cidade



INTERNET

Ceilândia.com - Duas postagens foram feitas por colaboradores do site: Celebremos e Os 38 anos de Ceilândia. Ambas tratavam de histórias bem interessantes da cidade.

ACIC-DF - O diário eletrônico destacou a mudança de atitude tomada pela imprensa em geral. Segundo o site, a mídia tem demonstrado a cidade de uma forma motivadora. Link do site: aqui.

Correio Braziliense - O portal trouxe um vídeo que, além de relatar o histórico da cidade, trouxe um depoimento de um pioneiro da cidade que reluta pela troca do nome "Ceilândia" - disse ser um nome preconceituoso. Clique para ver o vídeo: aqui.

ClicaBrasília - A confraternização foi destacada pelo site. Veja!

Acontece Brasília - O site trouxe uma foto mostrando o bolo de aniversário da cidade. Veja aqui.

Tv Jovem News - o blog relatou mais um pouco da história da "Ceí" - aqui.

2 comentários:

Anônimo disse...

Amigo, te convido a ler as edições publicadas em 26 e 27 de março, do AQUI DF. Divulgamos matéria sobre o aniversário da nossa querida Cei.
Adorei as críticas sobre os jornais e acho que, se bem feitas, serve de termômetro para nós jornalistas. Continue.

+ Ceilândia disse...

Provavelmente foi publicado algo sobre o aniversário no dia anterior (26/03/09). No dia 27 apareceram duas reportagens, mas no caderno Violência.