quinta-feira, 1 de abril de 2010

Encontro de basquete de rua

Não é só o basquete profissional do Universo que encanta os brasilienses. Começará, no próximo dia três, o Circuito Distrito Federal de Basquete de Rua 2010. Os jogos acontecerão na Praça do Cidadão em Ceilândia Norte. A Central Única de Favelas do Distrito Federal é a organizadora do evento.

As inscrições se encerraram no último dia 27 e a previsão era de que 42 equipes masculinas e quatro femininas se inscrevessem, mas devido à grande procura, foram 46 times masculinos e seis femininos inscritos. As etapas acontecerão durante os sábados de abril, ou seja, os dias 3, 10, 17 e 24. Na edição anterior, aproximadamente 15 mil pessoas passaram pela Praça do Cidadão a cada sábado. Para este ano, a organização do circuito espera superar o número de expectadores.

Será a quarta edição da etapa brasiliense. E assim como nas edições passadas, os vencedores do DF garantirão vaga no campeonato nacional, que acontece no Rio de Janeiro, em outubro.

A equipe de maior destaque da competição são as Meninas Super Poderosas. As três conquistas locais e o terceiro lugar nacional credenciam o time ao favoritismo na edição deste ano. A capitã Eleoana não se preocupa com a pressão por defender o título e promete que o time continuará com o mesmo nível. “O pessoal sempre espera que a gente demonstre o mesmo jogo de antes. Vamos tentar manter o padrão. Se nos classificarmos para o brasileiro, vamos superar as conquistas passadas”, contou. A jogadora, que também trabalha como segurança, torce para que o basquete feminino cresça cada vez mais. “Mais meninas jogando dá uma cara nova ao basquete. Esse ano são seis equipes, mas torcemos para que seja cada vez mais, por que hoje nem chega aos pés do número de times do masculino”, afirmou.

A Liga Internacional de Basquete de Rua (LIIBRA) vai eleger os melhores jogadores da etapa nacional para que integrem a seleção de basquete. Os ‘Reis da Rua’ brasileiros participam da primeira edição do circuito mundial, que está prevista para este ano.

O basquete vai ser a atração principal, mas para quem não for entrar em quadra, há outras opções. Será montada a feira Black, onde serão vendidos roupas e acessórios da cultura hip hop. Os projetos sociais da CUFA-DF serão expostos em uma tenda, para que o público conheça a entidade. A praça de alimentação será destinada aos comerciantes locais e prometem oferecer comida a preços acessíveis. Os dançarinos de break poderão mostrar habilidade em um espaço com muita música. Além da parte de utilidade pública onde serão dadas dicas de saúde e será feita a aferição de pressão.

Para encerrar a etapa brasiliense, no dia 24 acontecerá o festival Elemento e Movimento com o rapper Thaíde, o grupo GOG, Angel Duarte e artistas locais. No mesmo dia, estão previstas as semifinais e finais dos campeonatos masculinos e femininos.



Fonte: Tribuna do Brasil e Correio Braziliense

Nenhum comentário: