quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Transmissão ideal somente em julho

Além do sinal digital, uma opção de lazer. Em uma das cúpulas será criado um espaço para exposições. Na outra, uma lanchonete. A torre projetada por Oscar Niemeyer terá 185 metros.

Para trabalhar a essa altura é preciso até aferir pressão. “É uma obra de muito risco. Por ter muito trabalho em altura temos que fazer as prevenções, tirar as pessoas do risco”, explica o engenheiro de segurança Waldevandis Tavares.

Para mostrar de perto a situação da obra, a equipe de reportagem do DFTV colocou os equipamentos usados por todos os funcionários: capacete, óculos, cinto de segurança e bota. A altura da estrutura erguida equivale a um prédio de 30 andares. Até o mirante serão mais dez, mas já é possível ter uma ideia da vista que os visitantes terão.

A previsão é a de que até o aniversário de Brasília a parte de concreto esteja pronta. Mas a transmissão do sinal pelas empresas de televisão, que vai permitir imagens mais limpas, com melhor qualidade, vai depender da torre metálica, que só deve ficar pronta em junho.

“Estamos trabalhando com o sentimento de que não vamos ter dificuldades. Então, não estamos medindo esforços para colocar recursos, trabalhar no fim de semana”, revela o engenheiro civil Luciano Schutz.

“Toda uma tecnologia foi investida para garantir o prazo, dentro do contrato, e ter uma qualidade final garantida também”, acrescenta o engenheiro civil Élcio Ferreira.

A proposta de Niemeyer é transformar a torre em um novo ponto turístico no Distrito Federal. O secretário de Cultura, que encomendou a obra, acredita que o local será o monumento mais visitado de Brasília.

“Acho que vai ser o novo point de Brasília. A Terracap já está construindo toda essa acessibilidade turística e as lojas já estão programadas. Também pode ter hotel, centro de convenções, vários cinemas e restaurantes de primeira linha”, destaca o secretário Silvestre Gorgulho.



Fonte: Rede Globo

Nenhum comentário: