terça-feira, 29 de março de 2011

Estudantes da Unb fazem protesto

Mais de 400 alunos da Universidade de Brasília (UnB) em Ceilândia definiram em assembleia na tarde desta terça-feira (29/3) que não vão aderir à greve em apoio aos estudantes da UnB Gama. Na última segunda-feira, a paralisação foi aprovada no Gama em manifesto contra o atraso da construção e entrega do câmpus definitivo da universidade. Desde 2008, a UnB Gama e Ceilândia têm suas aulas ministradas em unidades improvisadas.

Os alunos que estavam presentes na assembleia de Ceilândia, encerrada às 16h, decidiram continuar os protestos, mesmo sem a greve. Amanhã, às 10h, vão fazer uma manifestação em frente ao centro administrativo do GDF, o Buriti, junto com os estudantes do câmpus do Gama. Eles também se reúniram hoje em frente ao Centro de Ensino Médio 4 de Ceilândia (onde as aulas são ministradas hoje), de onde sairam em passeata.

A manifestação seguiu pelas ruas até a rodoviária de Taguatinga. A pista de acesso ao novo câmpus foi fechada pelos estudantes com uma faixa: “O prazo foi dado mas não foi cumprido. Queremos nosso prazo construído.” A Polícia Militar tentou impedir o acesso dos estudantes, que seguiam pelas vias de acesso em direção a Taguatinga.

“Mesmo com a greve tendo sido desconsiderada, ainda nos sentimos desrespeitados com as consecutivas demoras e desculpas que recebemos para justificar a não entrega de nosso prédio definitivo”, afirma Pâmela Veloso, aluna do curso de enfermagem e integrante do Diretório Central de Estudantes (DCE) da UnB.

Os estudantes reclamam da falta de espaço onde as turmas estão inseridas e temem por mais atrasos. “Um novo semestre, com a recepção de novos calouros, será impossível”, diz a estudante. Entre as reivindicações, os alunos dos cursos de saúde ofertados pela UnB Ceilândia destacam a falta de laboratórios e espaço para oferta de matérias obrigatórias e optativas.

As obras dos prédios definitivos da UnB no Gama e em Ceilândia estão previstas para terminarem só na segunda quinzena de abril. A previsão de entrega já foi adiada várias vezes e soma um atraso de quase dois anos.


Fonte: Correio Braziliense e ClicaBrasília

Nenhum comentário: