segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Vandalismo e crime ambiental

A Estação de Tratamento de Esgotos (ETE Melchior - lê-se Melquior) da Caesb com o seu emissário de esgotos sofreu ataque de vândalos neste domingo (07/09/08). Parte da tubulação foi queimada por uma grande fogueira, o que causou o rompimento, na altura do P Sul e do Condomínio Pôr-do-sol, jogando cerca de mil litros de esgotos por segundo sem tratamento no ribeirão. O Melchior corta as cidades de Taguatinga, Ceilândia e Samambaia. Os prejuízos somam R$ 100 mil.

Técnicos da Estação de Tratamento de Esgotos verificaram neste domingo (7), por volta das 18h, que a quantidade de esgotos recebidos pela ETE reduziu em cerca de 90%. A ETE que recebe cerca de mil litros de esgotos por segundo passou a receber apenas 100 litros por segundo. Todo o esgoto produzido por Taguatinga e Ceilândia praticamente não foi tratado durante esse período.

Os reparos já estão sendo realizados e o prazo para normalizar a rede é de cerca de seis dias úteis. A Caesb já acionou os órgão de segurança pública para que as investigações sejam realizadas para apontar os responsáveis pelos atos.

Segundo a Caesb, o impacto ambiental pode não ser tão grande devido ao grande volume de água na barragem de Corumbá IV (Corumbá Sul), que tem como contribuinte o Ribeirão Melchior, o que fará o amortecimento da quantidade de esgoto extravasado.


Fonte: ClicaBrasília e Rede Record de 08/09/08

Nenhum comentário: