sábado, 26 de julho de 2008

Opinião: trotes

Os números são absurdos e provocam indignação em qualquer cidadão que zela pela cidade, pelo dinheiro gasto com impostos e pelo bem-estar de toda a população. De acordo com a Secretaria de Segurança, a Ciade – Central Integrada de Atendimento e Despacho – atende diariamente 15 mil chamadas de emergência. Infelizmente, mais da metade desses pedidos de ajuda são trotes.

E quem são os responsáveis pelos trotes? Ora, as mesmas pessoas que, em caso de emergência, serão atendidas pela polícia, bombeiros e ambulâncias, todo o aparato montado pelo Estado para garantir a segurança da população.

Todos perdem com essa “brincadeira”. O Estado gasta milhões para manter os serviços de emergência. Cada informação falsa de acidente que é chegada pelas equipes é desperdício de dinheiro público, proveniente dos impostos pagos por todos nós. Os trotes também congestionam as linhas de atendimento e mobilizam desnecessariamente equipes.

Conscientizar e educar as crianças e os jovens sobre os males dessa prática é dever de toda a sociedade. Punir os adultos que praticam esse tipo de crime é obrigação das autoridades.


Fonte: Jornal de Brasília de 23 e 24/07/08 e Band Cidade de 24/07/08

Nenhum comentário: