segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Marilson dos Santos foi ouro no Pan e pensa no futuro

Marílson Gomes dos Santos, 34 anos, vê sua carreira como fundista chegando ao fim. Vencedor da prova dos 10.000 m nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, o brasileiro anunciou que não disputará mais provas de pista. Em vez disso, dará ainda mais importância às provas de rua - e em especial, à maratona.

A meta de Marílson é, em primeiro lugar, conquistar uma vaga para a Olimpíada de Londres, em 2012. Para isso, ele será um dos maratonistas que tentarão o pódio no Pan de Guadalajara a partir das 8h30 (de Brasília) deste domingo, quando será realizada a prova.

O brasileiro, porém, admite que a briga por medalhas não é sua prioridade. "A maratona vai ser isso. Vou correr com cautela para garantir o tempo da Olimpíada, que ainda não consegui - não vou correr pela colocação", explicou o fundista, justificando o "descanso" no fim da desgastante temporada: "o ano foi muito corrido".

Após a vitória sobre o mexicano Juan Carlos Romero na final dos 10.000 m, Marílson foi questionado - em espanhol - se poderia igualar as marcas de Vanderlei Cordeiro de Lima, que venceu duas vezes a maratona em Jogos Pan-Americanos (1999 e 2003) e foi terceiro colocado na Olimpíada de Atenas em prova polêmica, na qual foi agarrado pelo padre irlandês Neil Horan, que estava entre os torcedores, quando ocupava a primeira posição. "Posso falar em português?", perguntou Marílson, sorrindo, antes de prosseguir.

"A maratona está muito difícil agora. A gente vê que cada vez mais está ficando complicada, as marcas estão sendo melhoradas drasticamente, os africanos têm dominado as provas em Olimpíadas. São provas duras, são três por País. Existe a possibilidade de luta por medalha (em 2012) para qualquer um que estiver bem treinado. É uma das provas em que existe essa possibilidade. Vou tentar confirmar minha vaga olímpica e tentar minha última vaga na maratona", explicou Marílson.



Fonte: Terra.com

As inscrições para cursos técnicos já começaram

O Processo Classificatório Simplificado de que trata o Edital compreenderá 03 (três) etapas: 1ª etapa – Inscrições; 2ª etapa – Palestra e a 3ª etapa – Sorteio.


1ª ETAPA: INSCRIÇÃO

As inscrições para o Processo Classificatório Simplificado para os cursos: Técnico em Administração e Técnico em Informática presenciais e Técnico em Administração – PROEJA e Técnico em Informática – PROEJA na modalidade a distância estarão abertas de 24 de outubro à 11 de novembro de 2011.

No ato da Inscrição, o candidato deverá apresentar documento pessoal oficial original com foto (RG, CNH, Carteira de trabalho, Passaporte, Certificado de Reservista).

Ao inscrever-se para o Processo Classificatório Simplificado, o candidato deverá optar por um único curso e apenas um dos turnos do curso pretendido: Matutino (M), Vespertino (V) ou Noturno (N). A não observância da norma acarretará na eliminação do candidato.


2ª ETAPA: PALESTRA

Para os candidatos dos cursos, na modalidade presencial, de Técnico de Nível Médio em Administração ou em Informática, é OPTATIVA a presença na palestra a ser realizada no dia 17 de novembro de 2011 às 19h30min, no auditório do CEP-Ceilândia.

Para os candidatos dos cursos, na modalidade a distância, de Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio na modalidade Jovens e Adultos – PROEJA em Administração ou em Informática, é OBRIGATÓRIA a presença na palestra a ser realizada no dia 19 de novembro de 2011 às 18h30min, no auditório do CEP-Ceilândia.


3ª ETAPA: SORTEIO

Caso o número de candidatos inscritos exceda a quantidade de vagas ofertadas, haverá a classificação dos candidatos por ordem de sorteio a ser realizado logo após a palestra no Auditório do CEP-Ceilândia.


O horário de atendimento será de segunda a quinta, das 8h às 11h, das 14h às 17h e das 19h às 21h.

Local: QNN 14 ÁREA ESPECIAL – GUARIROBA (ao lado do Estádio ABADIÃO)
Telefones: 3901-7545 – 3901-6927


Fonte: Escola Técnica de Ceilândia

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Estádio de Brasília continua de olho

Quando anuncia que o Itaquerão ficará pronto em setembro de 2013, o presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, está apenas agindo como torcedor. O prazo oficial para a conclusão da arena é dezembro de 2013. E olhe lá. De acordo com o Tribunal de Contas da União (TCU), a própria construtora admite que pode entregar a obra apenas em fevereiro de 2014 — prazo máximo dado pela Fifa.

Integrantes do Governo do Distrito Federal (GDF) imaginam que um atraso pode ser fatal para São Paulo e estão de olho no que — avaliam — pode sobrar para o Estádio Nacional. A arena de Brasília foi muito bem contemplada na partilha dos jogos. Fará a abertura da Copa das Confederações, em 15 de junho de 2013, e ainda receberá sete jogos da Copa do Mundo, incluindo um da Seleção Brasileira.

Qualquer imprevisto com as obras do Itaquerão — e uma eventual possibilidade de atraso além de fevereiro de 2014 — obrigatoriamente empurra o jogo inaugural para outra cidade. Nesse caso, Brasília ou Rio leva a partida. E essa possibilidade já foi cogitada. Se for no Distrito Federal, o mais provável é que o Rio fique com a última partida da primeira fase da Seleção, em vez de Brasília, que receberia o primeiro jogo. A mudança afetaria ainda o cabeça de chave do Grupo H, que perderia a oportunidade de jogar no Maracanã e faria o seu jogo, em 22 de junho, em Salvador, e não mais no Rio.

Segue a festa por aqui - Empolgados com a escolha do Estádio Nacional de Brasília como sede da abertura da Copa das Confederações e - mais que isso - com a confirmação de que a arena será a que mais jogos do Mundial vai receber, ao lado do Rio, operários que trabalham nas obras continuaram ontem a celebração de que o DF será um dos mais importantes polos da Copa do Mundo. O objetivo da turma é seguir com o ritmo forte para cumprir, com folga, a data marcada para a inauguração do estádio: 31 de dezembro do ano que vem.



Fonte: Correio Braziliense

Pista de skate do P Sul pede socorro

A única pista de skate do Setor P Sul, na Ceilândia, precisa de reforma. Por isso os skatistas chamaram os Parceiros do DF Ramon Duarte e Wiiliam Wilker para mostrar a situação.

O skatista João Marques pede um pouco mais de atenção por parte do governo. "A Skate Parque está abandonado. Não há nenhum incentivo do governo, mesmo com a prática do esporte em alta no DF", afirmou.

O piso da pista está cheio de buracos. O skatista mirim, David Oliveira, de 9 anos, diz que está difícil praticar o esporte no local. "A pista está com muito buraco, as rodinhas ficam presas e acaba provocando quedas".

A administração de Ceilândia informou que a pista de skate do P Sul vai ser reformada. A licitação deve ficar pronta até o fim do ano e que o projeto foi feito junto com os skatistas.



Fonte: Rede Globo

Apreensões na Feira do Setor "O"

Uma tonelada de carne foi apreendida na manhã deste domingo (23), na feira da QNO 10/12, no Setor O, em Ceilândia. O responsável pela carne não tinha nota fiscal e teve o produto apreendido pelos funcionários da Secretaria de Estado da Ordem Pública e Social (Seops), policiais militares e funcionários da Agência de Fiscalização (Agefis).

A operação foi realizada para recolher objetos piradas, mas o grupo se deparou com outras irregularidades. Além da carne, foram apreendidos sete pássaros silvestres, 155 garrafas de bebida destiladas, uma bicicleta, 391 CDs e DVDs de jogos piraratas, um capacete, um canivete e uma corrente de ferro que era vendida por um ex-policial mitar de Goiás. A pessoa que vendia pássaros silvestres no local, que ainda não teve a identifidade divulgada, está detida na 24ª Delegacia de Policia com outras três pessoas que também vendias produtos ilegais ou sem nota fiscal.

Participaram da operação, agentes da Agefis, da Seops, do Corpo de Bombeiros, Detran-DF, Polícia Militar e da Polícia Ambiental. Funcionários da Seops, que coordenaram a ação, vão divulgar o balanço com todas as apreensões no fim da tarde.

Essa foi a primeira ação do ano na feira conhecida também como "Feira do Rolo" e Feira do Periquito, que fica ao lado da 24ª DP. A carne vai ser periciada e se estiver própria para o consumo será doada.



Fonte: Correio Braziliense

10º Festival Internacional de Bonecos de Brasília

Local: ao lado da Administração Regional de Ceilândia


24 de outubro (segunda-feira)


TENDA CASSIMIRO COCO


15h – Circo a Nova Turnê/Cia Circo de Bonecos-SP.

20h – Tears By The River/Krystal Puppeteers – Quênia


CIRCO MAMULENGO


15h – Mamulengada/Universo São Saruê – DF



TENDA JOÃO REDONDO


15h – Dom Chicote/Roupa de Ensaio- DF



25 de outubro (terça-feira)


TENDA CASSIMIRO COCO

10h – O casamento de Chiquinha muito prazer com o filho do Coronel João Redondo com Tião sem sorte / Mamulengo alegria – DF

15h – As aventuras de Cassimiro Coco / Cia Calunga – PI

20h – Bonecos de Kalunga / Gilberto Kalungueiro – CE


CIRCO MAMULENGO

10h ­- Mamulengo Riso do Povo / Zé Divina – PE

15h – Salada de Palhaços / Circo Boneco e Riso-GO.



TENDA JOÃO REDONDO

10h- Dom Chicote/Roupa de Ensaio – DF

15h- Criações/Cia Teatro Nazareno-RS



26 de outubro (quarta-feira)

TENDA CASSIMIRO COCO

10h – Curupira e a Maldição da Cobra das Sete Luas /Grupo Inventor de Sonhos – SP

15h – Babau / Mamulengo Mulungu – DF

20h – Mamulengo Cagaita – Cia Artcum – DF


CIRCO MAMULENGO

10h ­– Salada de Palhaços / Circo Boneco e Riso – GO

15h – Reciclar é o Caminho / Cia Teatral de Fantoches Riane Buson – DF


TENDA JOÃO REDONDO

10h- A História do Balão Vermelho / Celeiro das Antas – DF

15h- As Aventuras de Cassimiro Coco / Cia Calunga – PI



27 de outubro (quinta-feira)


TENDA CASSIMIRO COCO

10h – Exemplos de Bastião / Mamulengos Sem Fronteiras – DF

15h – Exemplos de Bastião / Mamulengos Sem Fronteiras – DF

20h – João Redondo / Josivan de Chico de Daniel – RN


CIRCO MAMULENGO

10h ­–Mamulengo Cagaita/Cia Artcum-DF.

15h – Circo a Nova Turnê/Cia Circo de Bonecos-SP.



TENDA JOÃO REDONDO

10h- Criações / Cia de Teatro Nazareno – RS

15h- A História do Balão Vermelho / Celeiro das Antas – DF



28 de outubro (sexta-feira)


TENDA CASSIMIRO COCO

10h – A História do Balão Vermelho – Celeiro das Antas – DF

15h – Criações / Cia de Teatro Nazareno – RS

20h – Bonecas de Kalunga / Gilberto Kalungueiro – CE


CIRCO MAMULENGO

10h ­- Brincadeiras de Cassimiro Coco / Toni Bonequeiro – CE

15h – Casamento de Chiquinha muito prazer filha do Coronel João Redondo com Tião Sem sorte / Mamulengo Alegria – DF


TENDA JOÃO REDONDO

10h- As Aventuras de Cassimiro Coco / Cia. Calunga – PI

15h – Circo a Nova Turnê/Cia Circo de Bonecos-SP.


ÁREA EXTERNA

18h – As Caixeiras-DF.



Fonte: Festival de Bonecos de Brasília

sábado, 15 de outubro de 2011

GDF repassará obras do campus à UnB

O Governo do Distrito Federal pretende passar para a UnB a obra do prédio de laboratórios do Campus Ceilândia até o começo da próxima semana. A informação foi confirmada em encontro entre a Reitoria, representantes do Conselho Universitário e o governador do DF, Agnelo Queiroz, na tarde desta terça-feira (11), no Palácio do Buriti.

A reunião foi solicitada pelo reitor José Geraldo de Sousa Junior para pedir ao GDF agilidade na conclusão da obra da UnB Ceilândia a tempo de entregá-la até o início do próximo semestre. Assim que o repasse do prédio for formalizado pelo governo, a Universidade de Brasília fará contrato emergencial para encerrar os 15% restantes da construção.

A obra do prédio de laboratórios, a Unidade de Ensino e Docência, foi interrompida em 26 de junho depois que o GDF rescindiu o contrato com empresa UniEngenharia, após sucessivos atrasos no cronograma de inauguração. O Governo do Distrito Federal é o responsável legal pela construção de dois dos três prédios do novo campus.

“Até aqui fui seu para-raio, chamei para mim todos os problemas, todas as subidas de rampa dos estudantes”, brincou o professor José Geraldo para Agnelo. “Agora é um questão de compromisso com cidade de Ceilândia. Não podemos atrasar mais, sob o risco de rompermos uma enorme expectativa da comunidade ceilandense”.

O governador ouviu, convocou o secretário de Obras, Oto Silvério Guimarães Junior, para a reunião e prometeu empenho. Disse que vai garantir trabalho em turno dobrado no canteiro de obras do segundo prédio, a Unidade Acadêmica, e determinou que sua área jurídica estude a possibilidade de fazer um contrato emergencial para encerrar o trabalho. “Seria muito importante para nós. O segundo prédio é o que concentra as salas de aula”, explicou a decana de Ensino de Graduação, Márcia Abrahão.

“Meu temor com o contrato emergencial é abrir uma flanco para questionamentos que atrasem ainda mais”, disse o secretário de Obras. “Me comprometo a usar todos os recursos dentro da legalidade para agilizar o campus de Ceilândia. Podem contar mil por cento comigo”, encerrou o governador.




Fonte: UnB Agência e ClicaBrasília

Dia do Consumidor Consciente

Hoje, (15)de outubro de 2011, é comemorado o Dia do Consumidor Consciente. Com vistas a despertar a sociedade para a questão oMinistério do Meio Ambiente (MMA) vem desenvolvendo uma série decampanhas intituladas “Mês do Consumo Sustentável” que englobaa promoção de diversas ações de mobilização e conscientizaçãode consumidores de diversos setores da sociedade.

As comemorações do consumo sustentável visam, dentre outrosobjetivos, levar a população brasileira a refletir sobre anecessidade desenvolver um politica de descartes do lixo e seuimpacto na vida diária de cada cidadão. Para isso, chegar amensagem à população, a estação galeria do metrô de Brasília eoutros metrôs do Brasil receberão, neste sábado, material doevento como cartilhas explicativa que trazem informações ecuriosidades sobre o consumo sustentável e informam ao leitor sobreuso de determinados produtos e suas vantagens e desvantagens para omeio ambiente e, por consequência, para a sociedade.

Por exemplo, o uso das sacolas plásticas de cada dia virou um hábito,daqueles que a gente não discute ou pensa a respeito – como jogar,na rua, pontas de cigarros, chicletes mascados, embalagens de doce.Tão “inofensivo” que não percebemos. Não é?

Pensando em contribuir para o desenvolvimento do consumo sustentável aAssociação Comercial de Ceilândia(ACIC), irá lançar ainda esteano o “reciclaCEI”, projeto que tem por objetivo estimular econscientizar o empresariado e o consumidor de Ceilândia a irsubstituindo gradativamente as sacolinhas plásticas por outrasrecursos sustentáveis(carinhos de compras, caixas de papelão,sacolas de pano(as chamadas ecobags), etc).

Para o presidente da ACIC, Clemilton Saraiva, embora as sacolinhas sejamconfortáveis, estão longe de serem inofensivas, no final tudo acabanos lixões, entupindo bueiros ou jogadas nas áreas públicas dacidade.

Para o dia 20 de outubro de 2011, o MMA, está programado uma açãoeducativa focada na redução do uso de sacolas plásticas emsupermercados, padarias e no comércio em geral, com o título "Vamostirar o planeta do sufoco", a campanha busca incentivar o uso deecobags, embalagens de papelão, carrinhos de feira ou de mão,dentre outras alternativas ao sacolas plásticas.

Para maiores esclarecimentos, o MMA disponibiliza um hotsite sobre atemática, com informações sobre as campanhas pelo órgão einstituições parceiras, além de trazer dicas de consumo.



Ministério do Meio Ambiente


Fonte: ACIC-DF, por e-mail

Horário de verão 2011/2012

Sono, cansaço ou mais tempo para aproveitar o dia. O horário de verão começa amanhã e divide opiniões. Favoráveis ou não, os brasilienses, assim como os moradores de várias outras parte do país, terão de adiantar os relógios em uma hora a partir da meia-noite e se adaptar a uma nova rotina. O sistema vale para o Distrito Federal, para a Bahia e para os demais estados do Centro-Oeste, do Sul e do Sudeste. A mudança nos ponteiros deve se entender até a meia-noite de 26 de fevereiro do próximo ano.

Todos os anos, boa parte dos brasileiros enfrenta dificuldades quando o novo horário entra em vigor. O sofrimento é maior para aqueles que têm de chegar cedo ao trabalho e levantam da cama quando o sol ainda está longe de aparecer. A professora de educação física Keila Fontana, doutora em fisiologia do exercício pela Universidade de Brasília (UnB), explica que a mudança afeta, em especial, o sono. “O organismo é regido por vários relógios biológicos e um deles é o ciclo do claro e do escuro. Os efeitos são sentidos com mais intensidade durante a primeira semana. Acordar uma hora antes do normal traz uma série de alterações, principalmente as hormonais”, detalha.

O corpo humano, segundo Keila, tem grande potencial de adaptação. No entanto, destaca a professora, é preciso adotar algumas medidas, como dormir antes do habitual. “O problema é que a pessoa não está acostumada e, mesmo que tente, não consegue. Acaba tendo mais dificuldades até ser vencida pelo cansaço, com o passar dos dias. Há vários tipos de pessoas. Umas rendem melhor pela manhã, outras são mais vespertinas. Mas todas sentem a diferença com o início do horário de verão.” Outra questão citada pela especialista é a mudança na alimentação. “Dá a hora do almoço, mas a fome não chegou ainda. Tem organismo que rejeita e a pessoa nem consegue comer.”

Já no primeiro dia, o horário de verão vai exigir mais esforço do bombeiro militar Fabrício Monteiro, 41 anos. Atleta profissional, ela vai participar de uma corrida amanhã, com largada marcada para 8h, no estacionamento do ParkShopping. Para não ser pego pelo sono e pelo cansaço no primeiro dia do horário de verão, Fabrício planeja se deitar cedo. “É difícil dormir. Até conseguir me adaptar, demora semanas”, afirma. “O horário de verão altera o relógio biológico. Mas acredito que não haja perda de desempenho na corrida”, torce o competidor.






A justificativa para a implementação do horário de verão é a contenção de gastos com eletricidade nos períodos de pico. No Distrito Federal, a Companhia Energética de Brasília (CEB) estima uma redução de 0,5% no consumo de energia elétrica nos quatro meses em que estiver em vigor, o que equivale a 2.935 MW/h. O índice é suficiente para alimentar 25% de uma cidade como Brazlândia durante todo o período de mudança nos ponteiros.

Quanto à demanda no horário de pico, entre as 18h e as 21h, a companhia prevê uma redução de 4%. O percentual corresponde à energia exigida por uma região administrativa inteira como o Guará no momento de maior consumo do dia. A redução proporciona uma margem de folga para a rede de abastecimento elétrico. “As distribuidoras ganham com a redução do pico de demanda. Isso diminui os riscos de desligamento pelo carregamento dos sistema, que está sendo menos exigido”, explica o engenheiro eletricista Nelson Miranda, da Gerência de Engenharia do Sistema da CEB.

Entre 2010 e 2011, no DF, a redução média na demanda no horário de pico foi de 3,4% e o consumo total caiu em 0,5%. “Para as pessoas, a diminuição no consumo é irrisória e não vai ser tão sentida. Mas no que se refere a indústrias e a iluminação pública, por exemplo, a mudança é bastante significativa”, destaca Miranda.



Fonte: Correio Braziliense

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

O viaduto problema

As obras do viaduto que liga as cidades de Taguatinga, Samambaia e Ceilândia foram entregues, mas a população reclama que a sinalização é deficiente, mostra a dupla do Parceiro do DF Camila Canabarro e Hoana Gonçalves.

A falta de placas de sinalização é o principal problema, segundo os moradores. Pelo local passam cerca de 130 mil pessoas por dia. Quem mora na região conta que a situação se agrava durante a madrugada. Nos cruzamentos sem placas ou faixas, os acidentes são constantes.

Quem precisa utilizar os ônibus diz que não existem paradas no sentido Taguatinga, o que dificulta o deslocamento. Outro problema encontrado pela dupla do Parceiro do DF foi a falta de arborização e de áreas verdes ao longo das pistas. Em alguns pontos, a terra já apresenta sinais de erosão, o que pode piorar com o início da temporada de chuva.

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) informou que não existe prazo para colocação da sinalização no local.




Em alguns locais não existe guardrail ou mureta, para proteger de choques com postes, e parte da pista já está danificada.


Fonte: Rede Globo

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Digaê: O que vc acha da construção do shopping em Taguatinga levar o nome de "Ceilândia"?

Vários não só consideram que a localização real do empreendimento seja Taguatinga. É em Taguatinga de fato. Eu, como muitos que já comentaram aqui e em outros sites e blogs sobre este assunto, sei da importância do empreendimento para Ceilândia, assim como para Taguatinga e outras cidades do DF. A questão principal é que o shopping está sendo construído em Taguatinga, mas a PauloOctavio não só o batizará de “Ceilândia plaza Shopping & Tower”, como também afirma que o shopping ficará em Ceilândia, e a imprensa compra a idéia e divulga que é em Ceilândia, como se a referida empresa estivesse “dando de presente” para a cidade seu primeiro shopping center. O que não é verdade. O ideal é é simplesmente que o futuro empreendimento tenha seu nome alterado, e que notícias e afirmações que dêem a entender que o shopping estará localizado em Ceilândia não sejam mais publicadas. Basta dizer a verdade, o shopping ficará em Taguatinga. É positivo o fato de a empresa ter se manifestado sobre o assunto, mas a desculpa esfarrapada dada pela PauloOctavio em relação ao nome do empreendimento nem de longe convence. Ceilândia tem potencial para abrigar um shopping center, um shopping center dentro da cidade de Ceilândia, verdadeiramente em Ceilândia.

Nathanael Barbosa



Balela, se tivesse interesse de investir em Ceilandia, construia dentro da Cidade, não venha querer nos enganar, melhor seria retirar esse nome para não irritar nossa comunidade.

Valmir



Se o shopping é em Taguatinga acho errado ser chamado de Ceilândia Plaza Shopping & Tower. É a mesma coisa de colocar um shopping no Sudoeste chamado de Taguatinga shopping.

Willian Gomes



Na verdade não vai beneficar em quase nada a cidade de Ceilândia, pois será apenas mais um comércio em Taguatinga como tantos outros que será utilizado pela população da cidade vizinha… Não enriquece em nada, nem valoriza a cidade que realmente precisa de um centro comercial de verdade!

Rafael Powter



Palhaçada a localização desse shopping… Ceilândia é a maior cidade Satélite do Brasil! Há muito espaço e terreno pra ser construído dentro de Ceilândia, só que o Governo não sabe aproveitar bem esses espaços! O Ceilandia Plaza Shopping ficaria muito melhor entre o Extra e o Fórum! Pois é perto pra todos do P sul, P Norte, Ceilândia Sul e Ceilândia Norte e seria bem localizado!

Diney Viana



Pela amor de Deus, Sr. “PO”, ponha um shopping na área de Ceilândia, de preferência perto do metrô.

Adailton



Ceilândia só bem vista em época de eleição. até a samambaia tem mais q é bem mais nova que Ceilândia as autoridades enxergam mas tudo chega lá primeiro. Isso é revoltante, nasci em Ceilândia, tenho 30 anos e nunca sai de Ceilândia e ela não muda em nada. Mudou muito pouco em vista das outras cidades mais novas.

Roberta



O shopping de Ceilândia fica em Taguatinga???? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!

Sergio Souza


Fonte: Blog do Max aqui, aqui e aqui